O líbero joga atrás da linha de defesa, sendo considerado praticamente um zagueiro, tendo uma postura ainda mais recuada, ficando como último homem se encarregando das coberturas, quando a equipe está sem a posse da bola. Ele pode desempenhar funções mais defensivas ou ofensivas, dependendo das exigências do treinador.
O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
O líbero joga atrás da linha de defesa, sendo considerado praticamente um zagueiro, tendo uma postura ainda mais recuada, ficando como último homem se encarregando das coberturas, quando a equipe está sem a posse da bola. Ele pode desempenhar funções mais defensivas ou ofensivas, dependendo das exigências do treinador.
Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.
Devido às suas restrições específicas, é essencial que os árbitros, técnicos e jogadores possam identificar rapidamente o líbero em quadra. Um uniforme de cor diferente proporciona essa identificação imediata, evitando confusões sobre quem pode ou não realizar certas ações (como sacar ou atacar).
Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; O líbero volta no rally seguinte, novamente no ...
Um líbero deve concentrar-se em exercícios que melhorem a agilidade, o trabalho de pés rápido e a velocidade de reação. Isto inclui escadas de agilidade, mudanças rápidas de direção e exercícios de salto. Os exercícios de passe contra uma parede também são importantes para a precisão e consistência.
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.
Essa função é caracterizada por ter atletas de baixa estatura. No feminino, as líberos apresentam no mínimo 1,65 m, como é o caso da ex-jogadora brasileira, Fabi, eleita diversas vezes a melhor do mundo na sua função. No masculino, outro caso de atleta reconhecido como líbero, o também ex-jogador Serginho, com 1,84 m.
Líbero: defende os ataques e passa a bola, na maioria das vezes, para o levantador. Pontas direita e esquerda: geralmente, são os jogadores que mais pulam – para atacar pelas laterais da quadra. Meio de rede ou central: costuma ser o jogador mais alto e atua bastante no bloqueio.
A líbero Nyeme Victória Alexandre Costa Nunes, mais conhecida como Nyeme Victória, ou simplesmente Nyeme, tem sido um dos destaques do Brasil na Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2024. Após as duas primeiras semanas na competição, o Brasil segue invicto após oito jogos.
Poderão estar em quadra até dois Líberos de cada vez. 2. Os jogadores Líberos devem usar um uniforme que possua uma cor dominante diferente de qualquer outra cor do uniforme do resto da equipe.
A manchete é um recurso em que o jogador recebe a bola com os antebraços esticados e as duas mãos unidas pelos polegares. Serve para recepcionar saques, bem como para defender ataques e para não deixar uma bola que está abaixo da cintura do jogador cair no chão.
O posicionamento do líbero em uma das posições “de rede” é proibido. E também devido a restrição de só atuar nas posições da zona de defesa, o jogador que estiver cumprindo a função não pode participar de bloqueios ou tentativas de bloqueio.
Ponteiros são os jogadores que atacam das posições 2 e 4 costumam atacar bolas mais altas e tem uma importância dupla tanto no ataque, quanto na defesa especialmente no passe. O oposto é o jogador que joga na posição diretamente oposta ao levantador, ele é o mais especializado em ataque no time.
Como se chama o movimento usado para recepcionar a bola vinda do saque do time adversário?
A manchete é utilizada em situações de recepção de saque, levantamento e defesa, sendo mais comum nas recepções. Jogadora realiza movimento de manchete do vôlei.