Qual o mal que a morfina pode causar?
Os principais efeitos colaterais da morfina são: tontura; vertigem; sedação; náusea; vômito e transpiração excessiva. Em casos mais graves, a morfina pode causar: depressão respiratória; depressão circulatória; confusão mental; parada respiratória; choque e parada cardíaca.O que a morfina causa no coração?
Devido aos efeitos moduladores da anestesia sobre o coração, administração de injeções de morfina induz o aparecimento de onda P positiva através de uma ação inibitória sobre a reentrância do nodo atrioventricular. Tudo sugere a presença de duas vias atrioventriculares, anatômica e funcionalmente distintas.Porque a morfina acelera a morte?
Outro mito comum é sobre o uso da morfina, de que esse medicamento aceleraria o óbito. “São mitos, infelizmente, muito perigosos. A morfina controla dor, falta de ar.Quem tem problema de coração pode tomar morfina?
Resumo. Introdução: O uso de morfina é amplamente aceito para o alívio da dor torácica em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM), em concomitância antiplaquetários. Porém, existem estudos que questionam a segurança do uso de morfina, por diminuir a ação dos antiplaquetários.MORFINA | Como tratar os efeitos colaterais?
Porque se usa morfina no infarto?
A morfina é altamente indicada no paciente com IAM devido ao seu efeito vasodilatador, reduzindo a resistência vascular periférica, pré e pós-carga do ventrículo esquerdo. Além disso, apresenta potente efeito analgésico sobre o SNC, reduzindo a dor e ansiedade do paciente.Quando o paciente começa a tomar morfina, quanto tempo de vida tem?
Não se deve utilizar somente “conforme necessário”. A morfina tem meia-vida curta, com início do efeito em 30 minutos, pico de ação em aproximadamente 1h e duração média de efeito analgésico de 4 horas (3 a 5 horas). Há formulações de liberação prolongada com ação de 12 horas, mas nem sempre disponíveis.Quando a morfina mata?
Morfina pode matar ou acelerar a morte: Iniciada em doses baixas, sendo titulada de modo progressivo de acordo com a resposta do paciente de preferência iniciando com a apresentação de morfina oral de ação rápida não mata ou acelera o processo de morte, mas controla bem sintomas como dor, dispneia.Como saber se o paciente terminal está morrendo?
Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.Quais são os sinais que a morte se aproxima nos pacientes paliativos?
Quando se espera uma sobrevida curta, o tratamento é orientado com frequência pela gravidade dos sintomas.
- Dor. Cerca de metade dos pacientes que morrem de câncer apresenta dores intensas. ...
- Dispneia. ...
- Anorexia. ...
- Náuseas e vômitos. ...
- Constipação. ...
- Lesões de pressão. ...
- Delirium e confusão. ...
- Depressão e suicídio.
Quais são as sequelas da morfina?
O mais sério efeito colateral associado à Morfina, bem como a outros analgésicos narcóticos, é a depressão respiratória e em menor grau a depressão circulatória. Além disso pode aparecer ainda:- fraqueza, cefaléia, insônia, palpitações, constipação, anorexia, boca seca, retenção urinária, prurido.Quem toma morfina dorme muito?
Tomar muita morfina pode ser perigoso. Ao tomar uma dose maior do que a recomendada, é comum sentir muito sono, enjoo ou tontura. Também pode ser difícil respirar. Em casos graves, o paciente pode até ficar inconsciente e precisar de tratamento emergencial no hospital.O que a morfina faz no sistema nervoso?
A morfina liga-se aos receptores do tipo Mu opióides no sistema nervoso central (SNC), causando inibição das vias ascendentes da dor, alterando a percepção e a resposta à dor; produz depressão generalizada do SNC.Como é a overdose de morfina?
A superdosagem de opioides ocorre quando uma pessoa toma opioides em quantidades maiores do que as fisicamente toleradas. Os sinais incluem depressão respiratória e do sistema nervoso central, miose e apneia. A história do paciente contada por colegas/amigos/familiares pode auxiliar no diagnóstico.Qual o efeito da morfina em pacientes terminais?
O uso da morfina acelera a morte: quando usada adequadamente, não acelera a morte, muito pelo contrário. Seu uso pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes em sofrimento por dor ou dispneia.Quando a morfina não faz mais efeito?
O fenômeno de tolerância ao medicamento se refere à perda gradual de efeito que pode ser observado quando usamos um fármaco repetidamente. No caso do opioides, a tolerância ocorre muito rapidamente se o fármaco não for bem manejado. Nesses casos, mesmo doses enormes de morfina não farão mais o efeito desejado.Quais os sinais de que a morte está próxima?
Sinais de últimas horas a dias de vidaDiminuição da ingesta de alimentos e líquidos. Momentos de confusão e/ou agitação. Perfusão periférica diminuída, pele fria, cinzenta, extremidades cianóticas, queda de pressão arterial e pulso filiforme.