O nível médio global do mar subiu cerca de 0,76 cm entre 2022 e 2023, quase quatro vezes mais do que entre 2021 e 2022, afirmou a Nasa nesta quinta-feira (21), atribuindo o "salto significativo" ao fenômeno do El Niño e a um clima mais quente.
Em uma missão de exploração submarina, a NASA descobriu algo misterioso. no ponto mais profundo do oceano, no leito marinho. A milhares de metros abaixo da superfície, encontraram vestígios de uma estrutura colossal, algo que se assemelhava ao corpo de Leviatã adormecido.
Para sua surpresa, os cientistas descobriram ecossistemas vibrantes em volta dos respiradouros, repletos de organismos marinhos, como o peixe-caracol transparente e anfípodes — crustáceos que se parecem com pulgas — que nunca haviam sido vistos antes.
Com influência do El Niño – fenômeno que aumenta a temperatura do mar – e o clima mais quente na Terra, o nível médio do mar subiu 0,76 centímetro entre 2022 e 2023, número quatro vezes maior do que entre 2021 e 2022, aponta observação da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa).
Estudo revela que sete grandes cidades brasileiras podem ser engolidas pelo Oceano. Sete cidades brasileiras estão sob ameaça de inundação pelo aumento do nível do mar, um resultado direto da emergência climática. As cidades identificadas são Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos.
Conheça Tuvalu, país que pode ser engolido pelo mar e tenta sobreviver como nação digital. Conjunto de Ilhas fica no sul da Oceania e tem cerca de 11 mil habitantes.
e ainda são amplamente desconhecidos, com menos de dez por cento explorados até o momento. em resumo, a NASA nunca parou de explorar o oceano. porque essa nunca foi sua missão principal. a agência sempre se concentrou no espaço, embora suas pesquisas e tecnologias.
Mar pode subir até 21 cm em 2 cidades do Rio de Janeiro até 2050, alerta ONU. A Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta sobre o oceano pacífico com base em um estudo sobre o nível médio global dele nos últimos 3.000 anos.
Mas além das belas e ligeiramente estranhas criaturas das profundezas do oceano, o que se esconde abaixo? Assim como em terra, a resposta é — eventualmente — “rochas”.
Os níveis de pressão nas profundezas são esmagadores, o ambiente é escuro e tem pouca visibilidade, as temperaturas frias são extremas e o relevo é mais acidentado que na terra.
NASA Lançará Missão ESCAPADE para Estudar Magnetosfera de Marte em 2024. A missão ESCAPADE (Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers) da NASA representa um marco significativo na exploração espacial, especialmente no estudo da magnetosfera de Marte e sua interação com o vento solar.
O administrador da Nasa Bill Nelson afirmou nesta sexta-feira (14) que acredita na existência de vida alienígena em algum lugar do universo. O pronunciamento ocorreu durante a apresentação de um estudo independente sobre Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAPs, em inglês), encomendado em 2022.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) precisou negar, em comunicado, a existência das sereias, depois que um documentário de televisão causou confusão entre alguns telespectadores.
A sonda InSight, da Nasa, colheu dados, entre 2018 e 2022, que revelam haver debaixo da crosta marciana, a 15 quilômetros de profundidade, um extenso oceano, sugerindo que os fluidos da superfície tenham sido absorvidos pelo solo — e não transformados em gases espraiados pela órbita.
Enquanto o que é considerado o oceano profundo se estende de 1.000 metros a 6.000 metros abaixo da superfície, as trincheiras do fundo do mar podem chegar a 11.000 metros, de acordo com a Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachusetts.
Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.
O Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) fez a descoberta de mais uma “Super-Terra“, desta vez, localizada a 137 anos-luz de distância do nosso planeta.
O Ponto Nemo, está localizado no meio do Oceano Pacifico e é o local mais longe de qualquer continente ou ilha. Por causa disso, ele também é conhecido como Polo de Inacessibilidade do Pacifico. No latim, seu nome significa “ninguém”, o que representa bastante o quão desconhecido é o local.
Até hoje, só conhecemos 5% dos oceanos, ou seja, somente 35% da superfície terrestre é conhecida por nós. Portanto, 65% do universo submarino segue sendo um mistério para a humanidade. Pela lógica, várias espécies de animais estão por lá, só nos esperando, para que os conheçamos e os admiremos.
Trata-se de Buriticupu, cidade localizada a 417 km da capital do Maranhão, São Luís. A cidade fica no centro-oeste do Maranhão, numa área de 2.445 km² que vem sendo devastada pelos desmoronamentos.