A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a tecnologia em saúde como conhecimentos ou habilidades, organizados e aplicados em formatos diversos, como, por exemplo, medicamentos, vacinas, ou a criação de um sistema de procedimentos que visem a melhorar a qualidade de vida ou resolver um problema de saúde.
Nas novas diretrizes lançadas em abril de 2019, os especialistas são enfáticos em alertar os pais sobre o uso da tecnologia por crianças. Os menores de dois anos não devem ter contato com tela e os com mais de dois até cinco, podem ver TV no máximo uma hora por dia.
O que diz a legislação sobre a tecnologia na saúde?
Art. 2º Todos os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, deverão contar com plano de gerenciamento de tecnologias em saúde, que abrangerá procedimentos e práticas para aquisição, instalação, operação, treinamento de usuários, manutenção, desativação e descarte dos equipamentos médico-assistenciais.
Quais são os pontos negativos da tecnologia na área da saúde?
Olhar para um dispositivo eletrônico por longos períodos pode causar dores no pescoço e nas costas, bem como dores nos cotovelos, pulsos e mãos. Além disso, o uso de notebooks e smartphones pode envolver pessoas sentadas em posições consistentes com função ergonômica deficiente e posicionamento ergonômico deficiente.
Importância da tecnologia na saúde. A tecnologia é extremamente importante pois ela gera muitos impactos na forma que são feitos os tratamentos das doenças, e também na gestão da saúde e no acompanhamento dos pacientes. Dessa forma, a tecnologia permite a tomada de decisões de uma forma mais acertada.
Tempo gasto por crianças com tecnologia deve ser limitado, diz OMS
Qual o impacto da tecnologia na melhoria da saúde?
Cada vez mais os pacientes terão mais controle e conhecimento sobre sua própria saúde, o que tende a melhorar a prevenção de ocorrências agudas. Os aplicativos também podem estimular atitudes mais saudáveis, em termos de alimentação e de exercícios, atuando na prevenção de doenças e condições crônicas de saúde.
Qual é o lado negativo da tecnologia? A falta de convívio com outras pessoas devido ao uso excessivo das tecnologias pode prejudicar o desenvolvimento social, intelectual e emocional. Além disso, pode gerar irritabilidade, irregularidades no sono, obesidade (devido ao sedentarismo), dentre outros malefícios.
O vício, a dependência das mídias sociais, a exposição em redes, reportam danos negativos e impactantes no âmbito da saúde mental, como distúrbios com o sono, ansiedade, depressão, insatisfação corporal consigo mesmo, solidão, medo, pressão, agressão, violência, podendo chegar as vias do suicídio.
O que a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar no atendimento humanizado em saúde?
Investir em tecnologia é outra forma de implementar a saúde humanizada no local de trabalho. Nesse caso, a transformação digital pode ajudar de diferentes maneiras, possibilitando a coleta e a análise de dados dos pacientes de forma mais rápida, por exemplo, utilizando softwares específicos.
Por meio de recursos tecnológicos, como o diagnóstico por imagem, é possível identificar patologias de maneira ágil e precisa, o que auxilia os médicos na escolha dos tratamentos corretos, individualizados e mais humanizados. Já é possível notar também um grande progresso para o diagnóstico precoce.
Assim, de acordo com Merhy E (2002) e Aquino PR, et al. (2010), as tecnologias em saúde são classificadas em três tipos: leve, leve-dura e dura. As tecnologias leves são as de cunho relacional, a exemplo da formação de vínculo e acolhimento.
Qual a importância da inteligência artificial na saúde?
A inteligência artificial (IA) está transformando a saúde, aliviando a sobrecarga dos profissionais através da automação de tarefas administrativas e melhorando a qualidade do atendimento ao paciente com decisões mais informadas e precisas.
Como a inteligência artificial pode ser usada na saúde?
A inteligência artificial desempenha um papel fundamental na aceleração desse processo. Algoritmos de IA podem analisar vastas bases de dados de compostos químicos, estruturas moleculares e dados biológicos para prever quais substâncias têm o potencial de se tornar medicamentos.
Qual é a importância da tecnologia para os seres humanos?
Ela moldou a forma como vivemos, nos comunicamos e nos relacionamos. Os avanços tecnológicos influenciaram a nossa comunicação, medicina, educação e trabalho e também afetou nossas conexões pessoais, desde as virtuais até as presenciais. O papel e importância da tecnologia são cruciais em nossas vidas.
Quais as doenças emocionais causadas pelo uso excessivo da tecnologia?
Nos últimos anos, o uso excessivo de tecnologias e redes sociais tem sido diretamente associado a um aumento no caso de doenças mentais como depressão, ansiedade e estresse.
Quais são os pontos positivos e negativos do uso da tecnologia?
Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos.
Quais são os pontos negativos da tecnologia na vida dos jovens?
A falta de convívio com outras pessoas devido ao uso excessivo das tecnologias pode prejudicar o desenvolvimento social, intelectual e emocional. Além disso, pode gerar irritabilidade, irregularidades no sono, obesidade (devido ao sedentarismo), dentre outros malefícios.
Quais os malefícios da tecnologia para a sociedade?
Um dos principais contras da tecnologia é o fato de que seu uso excessivo pode levar à desumanização e provocar o isolamento social. Pesquisadores apontam, por exemplo, que, apesar de os celulares manterem as pessoas conectadas, o vício neles também pode comprometer a qualidade das interações sociais.
Como a tecnologia pode influenciar no comportamento social?
Como impactos negativos constatam-se: isolamento social; uso excessivo de dispositivos eletrônicos; dependência tecnológica; comparação social e baixa autoestima; e cyberbullying. Palavras-chave: comportamento social humano; tecnologia; rede social; comunicação; relações sociais.
O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.
Por tudo o que já dissemos até aqui, é possível entender que a tecnologia na medicina tem favorecido a obtenção de diagnósticos e a realização de procedimentos com maior segurança e precisão. Isso reduz a possibilidade de erros e aumenta as chances de cura dos pacientes, mesmo em situações mais graves.
Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos.