De acordo com a Carta das Nações Unidas, a ONU tem como principais objetivos: manter a paz e a segurança em todo o mundo; mediar e promover relações amistosas entre as nações; promover cooperações na resolução de problemas internacionais; ser responsável por reunir as nações em prol desses objetivos.
Nós resolvemos, entre agora e 2030, acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção ...
Segundo a Carta das Nações Unidas, tratado constitutivo da organização, os propósitos da ONU são: manter a paz e a segurança internacionais, desenvolver relações amistosas entre as nações, conseguir uma cooperação internacional para resolver problemas internacionais e promover e estimular o respeito aos direitos ...
A Assembleia Geral é o principal órgão deliberativo das Nações Unidas e tem como objetivo definir as políticas da Organização. Todos os 193 Estados-membros das Nações Unidas estão representados na Assembleia Geral, sendo o único órgão da ONU com representação universal.
Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.
ONU – Organização das Nações Unidas - Brasil Escola
O que a ONU controla?
A função da ONU, desde o princípio de sua atividade, é a manutenção da paz entre os países-membros e a garantia da segurança das suas respectivas populações. Com base nisso, é possível alcançar um estado de harmonia entre todos os países.
Entre os propósitos e princípios básicos da ONU estão: garantir a paz e a segurança internacional; criar relações amigáveis entre as nações; colaborar na cooperação internacional em busca de solução dos problemas mundiais de cunho econômico, social, cultural e humanitário, de forma que fomente o respeito aos direitos ...
As Nações Unidas desempenham um papel importante na prevenção de conflitos, usando a diplomacia, os bons ofícios e a mediação. Entre os mecanismos que a Organização usa para promover a paz estão os Enviados Especiais e as Missões Políticas no terreno.
Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China.
O que o Brasil está fazendo para cumprir a Agenda 2030?
Avanços - O governo brasileiro tem se empenhado em acelerar a implementação da Agenda 2030. Para isso vem reforçando ações no combate à fome, pobreza e desigualdades, no enfrentamento das emergências climáticas e no fortalecimento da democracia, igualdade racial e trabalho decente.
Essa importante organização tem como objetivos a paz internacional e a garantia da segurança dos povos, o que busca por meio da mediação de conflitos geopolíticos, promoção de ajuda humanitária, realização de ações que visam ao desenvolvimento socioeconômico e cultural das nações e uma série de outras atividades.
O ano de 2030 figura como prazo no horizonte de grandes mobilizações globais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, assinados pelos países-membros das Nações Unidas, e metas de cortes de emissões estabelecidas no Acordo de Paris, a fim de frear as mudanças climáticas em curso.
A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
O objetivo da ONU é manter a paz e segurança internacional, assim como fornecer assistência humanitária e garantir os direitos humanos, segundo sua Carta.
Quando a ONU é acionada para realizar algum tipo de trabalho, um grupo é enviado para o local de conflito, são as “forças de paz”, essas forças têm como função primordial a execução de acordos firmados entre os adversários, além disso, se comprometem a proteger a população civil, que em geral são as mais afetadas, as ...
Tratava-se de um aliado estratégico em meio a uma região per meada por grandes rivais, especialmente União Soviética e Índia. O veto, portanto, demonstrou uma atitude firme em relação à União Soviética, e também ao governo indiano, ambos muito interessados na inclusão do novo país nas Nações Unidas.
O secretário-geral atua como porta-voz de facto e líder da ONU. O atual é o português António Guterres, que substituiu Ban Ki-moon em 2017 e cujo segundo mandato expira em 2023.
O valor das contribuições dos Estados-membros para o orçamento da ONU é baseado em uma fórmula complexa, que inclui o tamanho da economia de cada país, entre outros elementos. As contribuições variam de 22% do orçamento, pagos pelos Estados Unidos, a 0,001% desembolsado pelos países menos desenvolvidos.
Desde a sua criação, a ONU tem sido frequentemente chamada à arena internacional para promover a cooperação internacional e evitar guerras, para ajudar a restaurar a paz no desencadear de conflitos armados e para dar apoio a países que emergiram recentemente da guerra.
O Brasil é um dos 51 membros fundadores das Nações Unidas, tendo depositado sua ratificação da Carta da ONU em 21 de setembro de 1945. A Missão Permanente do Brasil junto à ONU em Nova York representa o país nas principais áreas de atuação da Organização: paz e segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.
Defendendo a promessa da Agenda 2030 de mudar o mundo para um caminho sustentável e resiliente e unindo forças para proteger as pessoas e o planeta, o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024 contribuirá com o fomento para a ação climática, reunindo apoio para o trabalho vital de restauração de ecossistemas.