A expressão visual se apoia em elementos que ajudam a representar graficamente nosso discurso. Esses elementos são que chamamos de elementos diferenciadores, que foram escolhidos para representar a Teoria do Paradoxo e a Teoria dos Arcos.
As artes visuais fazem parte de uma categoria da área artística que estabelece as várias formas de expressões visuais. As cores e as formas são principais elementos de apreciação das suas manifestações. A palavra visual é originária do latim visualis e significa exatamente ao que é relativo a visão.
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.
As características visuais são codificadas, independentemente de suas características espaciais, em um sistema de processamento das propriedades dos objetos (object-properties-processing).
Um diagrama, um mapa e uma pintura são exemplos de usos da linguagem visual. Suas unidades estruturais costumam incluir linha, forma, cor, movimento,textura, padrão, direção, orientação, escala, ângulo, espaço e proporção. A teoria da arte e do design são usadas para construir composições visuais.
A linguagem verbal pode ser definida como toda palavra articulada, seja oral ou escrita. A linguagem não-verbal se utiliza de outros códigos diferente da palavra articulada, como os signos visuais que são compostos por: linhas, formas, cores, texturas, tipografias, etc.
Contribuem para compreensão e interpretação na comunicação
Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
O que é imagem visual? A palavra grega eikon, cuja tradução é ícone, abarcava todos os tipos de imagem visual, desde pinturas até estampas de selo, assim como imagens sombreadas e espelhadas. Sombras e espelhos eram considerados naturais, enquanto as imagens produzidas pelo ser humano eram tidas como artificiais.
Quais são os 5 principais elementos visuais da arte? Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.
Quais são os 7 principais elementos da linguagem visual?
Quais são os 7 elementos da linguagem visual? Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.
Representação visual - Assim como recordar os elementos facilita a absorção do conteúdo, formar uma imagem mental do que foi lido, auxilia na compreensão, principalmente quando o texto é muito extenso.
Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.
Como você definiria sua identidade visual? Além do logotipo, outros elementos gráficos podem compor a identidade visual, como ilustrações, ícones e padrões. Esses elementos devem estar alinhados com a mensagem e a personalidade da marca, reforçando sua identidade visual.
As formas básicas expressam três direções visuais elementares: o quadrado, a horizontal e a vertical; o triângulo, a diagonal; o círculo, a curva. Cada uma das direções visuais tem um forte significado associativo e é utilizado como uma importante ferramenta para a criação de mensagens visuais.
É considerado cego ou de visão subnormal aquele que apresenta desde ausência total de visão até alguma percepção luminosa que possa determinar formas à curtíssima distância. Assim, o termo deficiência visual engloba pessoas com perda total da visão e também aquelas com diferentes graus de visão residual.
A definição de comunicação visual surgiu na Alemanha, na cidade de Dessau, por Walter Gropius, que foi um arquiteto que fundou a escola alemã chamada DAS STAATLICHE BAUHAUS (do alemão livre “casa estatal de construção”).