O que Freud diz sobre o silêncio?
Freud aponta que essa alteridade radical, silêncio estrutural do ser, expressa pelo unheimlich, se liga à angústia infantil do estado de desamparo primordial. Se no início é o silêncio, no final também é o silêncio. Esse seria o silêncio primordial do qual fala Kovadloff em seu livro.Quando a pessoa fica em silêncio, o que significa?
O silêncio pode estar diretamente ligado à solidão, provocando uma sensação de desamparo. Ou simbolizar um momento de introspecção, falta de interesse, ausência de diálogo, distanciamento do convívio social.O que o silêncio provoca nas pessoas?
O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós. Às vezes, o silêncio é solidão, vazio, dor e tristeza.O que significa o silêncio na terapia?
Segundo Tambara & Freire (2007) o silêncio pode ser uma defesa do psicoterapeuta, pois o processo do cliente pode mobilizar algum sentimento ou experiência interna do psicoterapeuta com o qual ele não consegue lidar durante uma sessão fazendo com que não sabia o que dizer e por se sentir ameaçado ele silencia.O que acontece quando você devolve o silêncio ao narcisista?
O que significa o silêncio na psicanálise?
Para a Psicanálise o silêncio é tradutor de mensagens do inconsciente e para a análise de discurso é o lugar da palavra, vazio, repleto de sentidos.Porque o silêncio machuca tanto?
O que acontece é que quando não verbalizamos nossa experiência e não contamos das nossas necessidades não atendidas, a tendência é que os incômodos se acumulem e acabem sendo ditos de maneira que machuca.O que o silêncio revela?
“O silêncio nos convida a ter 'espaço mental', ou melhor, nos revela que temos um espaço interno. No dia a dia não entramos em contato com esse espaço, pois ele está o tempo todo preenchido por algum ruído, barulho: música, trabalho, texto, filmes, discussões, reuniões, o que for”, diz ele.O que o silêncio ensina?
O silêncio nos tira da zona de conforto, abala nossas estruturas, nos deixa vulneráveis e mais sensíveis àquilo que antes estava oculto; ele tem a capacidade de iluminar nossa consciência para as realidades mais confusas, ajuda no processo de compreensão e esclarece nosso entendimento.O que o silêncio comunica?
O silêncio é, comumente, associado à ausência da fala. Ao senso comum, enquanto a fala é presença de comunicação clara e óbvia, o silêncio é compreendido à falta da fala, a falta da linguagem — ou à pausa. Essa compreensão, porém, não poderia estar mais distante da realidade.O que o silêncio causa em uma pessoa?
O silêncio é importante para o equilíbrio e a saúde mental.O ruído, o barulho tem levado a diversas síndromes como o Burnout ou Síndrome do Esgotamento e a outras doenças psicossomáticas. O silêncio restaura e revigora as energias do corpo, da alma e do espírito.
Quando a pessoa dá o silêncio como resposta?
Em muitas ocasiões, o silêncio é a mais poderosa das respostas. Além disso, saber ouvir é ferramenta importante de comunicação por denotar respeito por quem está falando. Silêncio bem utilizado mostra maturidade, humildade, poder sobre si mesma e força interior.O que a filosofia diz sobre o silêncio?
Como disse o filósofo: por que existe o ser e não o nada? O silêncio não é o nada. Assim como o vazio contém a possibilidade de todas as formas, o silêncio contém a possibilidade de todos os sons.O que o silêncio nos traz?
O ruído excessivo também pode resultar em elevados níveis de estresse. Acredita-se que as ondas sonoras ativam a amígdala, estruturas associadas à formação da memória e à emoção, causando uma liberação de hormônios do estresse. Já o silêncio causa um efeito reparador: ajuda a liberar a tensão no cérebro e no corpo.Como interpretar o silêncio?
O silencio pode ser tão profundo quanto superficial, podendo ter tanto um enorme significado quanto quase nenhum, podendo representar algo tão importante ou simplesmente nada e podendo surgir motivado por diferentes situações ou completamente sem qualquer motivo.Qual a sabedoria do silêncio?
A sabedoria popular nos ensina que, em certos momentos, o silêncio é a melhor resposta. Quando percebemos que nossas palavras podem ferir alguém ou quando elas apenas refletem nossa própria dor, calar-se torna-se um ato de inteligência.O que o silêncio transmite?
Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.O que a Bíblia diz sobre ficar calado?
Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente. Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.Porque o silêncio é tão poderoso?
O silêncio emerge como uma poderosa ferramenta frequentemente subestimada, onde as palavras falham em capturar a complexidade das emoções ou expressar a profundidade do pensamento, o silêncio ergue-se como um espaço sagrado, repleto de significado e potencial transformador.O que o silêncio provoca?
O silêncio pode levar a sentimentos de rejeição, abandono e isolamento, o que pode levar à depressão e ansiedade. Se você está enfrentando o tratamento do silêncio em um relacionamento, é importante agir de maneira assertiva para lidar com a situação.O que o silêncio nos ensina?
1 — SILÊNCIO É SABEDORIA.“Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.” O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos. “Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno.”