O que a psicologia diz sobre obsessão?

A obsessão é uma condição mental caracterizada por pensamentos involuntários, intrusivos e obsessivos que podem se prolongar por períodos indefinidos. Na obsessão, as ideias são fixas e o indivíduo se concentra nelas, de modo que não consiga se livrar de tais pensamentos obcecados com facilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em apsiquiatra.com.br

O que Freud fala sobre obsessão?

Na perspectiva freudiana, os atos obsessivos consistem em medidas de segurança contra experiências sexuais. Tais experiências são configuradas como traumáticas porque expõem o Eu ao desamparo, na medida em que não pode lidar psiquicamente com a excitação que uma determinada situação é capaz de desencadear.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

O que leva uma pessoa a ter obsessão?

Pelo contrário, a obsessão gera sofrimento, culpa e ansiedade. Caracterizada por um ideia fixa, ela pode ser por vários motivos diferentes, como aparência, relacionamento amoroso, limpeza, alimentação ou trabalho. Todas as pessoas podem ter algumas características obsessivas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicologossaopaulo.com.br

Por que ficamos obcecados por uma pessoa?

Geralmente, a obsessão por alguém é fruto do desejo de ser aceito ou acolhido pelos outros. Registre no papel o que sente quando a pessoa está por perto e quando vai embora. Determine o que pode causar esses sentimentos. Por exemplo: talvez você tenha medo de ficar sozinho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikihow.com

Qual a causa da obsessão?

“As causas da obsessão variam de acordo com o caráter do Espírito. Às vezes é uma vingança que ele exerce sobre a pessoa que o magoou nesta vida ou em existências anteriores. Muitas vezes, é o simples desejo de fazer o mal (...).”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em febnet.org.br

OBSESSÃO PELO EX: COMO TRATAR | POR GABRIELE PEROBELLI

Como a psicologia explica a obsessão?

A obsessão é uma condição mental caracterizada por pensamentos involuntários, intrusivos e obsessivos que podem se prolongar por períodos indefinidos. Na obsessão, as ideias são fixas e o indivíduo se concentra nelas, de modo que não consiga se livrar de tais pensamentos obcecados com facilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em apsiquiatra.com.br

Quais os 3 tipos de obsessão?

Em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec apresenta três graus principais da obsessão: obsessão simples, fascinação e subjugação. Na continuidade de suas publicações, primeiramente na Revista Espírita e depois em A Gênese, apresenta um quarto grau: possessão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oconsolador.com.br

Como age uma pessoa obcecada?

Uma vez que a pessoa dá enfoque a regras, detalhes e questões de organização, ela perde o ponto principal do projeto ou atividade. A pessoa verifica repetidamente erros e dá muita atenção aos detalhes. Ela não faz bom uso do seu tempo, com frequência deixando as tarefas mais importantes para o final.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em msdmanuals.com

Quanto tempo dura uma obsessão por uma pessoa?

“Na limerência, as necessidades se intensificam e há uma necessidade insaciável por validação e reciprocidade”, descreve. “Ela geralmente dura cerca de dois a três anos, mas pode durar vários anos e mesmo décadas.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em uai.com.br

Como acabar com a obsessão por uma pessoa?

Se você sofre com esse problema, temos algumas dicas para te ajudar a superar a obsessão e criar laços mais saudáveis para sua vida.
  1. Voltar os olhos para si mesmo. ...
  2. Desenvolver o amor próprio. ...
  3. Elevar a autoestima. ...
  4. Desconstruir as inseguranças. ...
  5. Não tente controlar o outro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em moshebergel.com.br

O que é crise de obsessão?

A pessoa com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) tem obsessões – pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem frequentemente, mesmo que ela não queira. Essas obsessões surgem mesmo quando a pessoa está pensando e fazendo outras coisas. Além disso, as obsessões normalmente causam grande angústia e ansiedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em msdmanuals.com

Como aliviar a obsessão?

O tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é feito, em primeira linha, com medicamentos inibidores da recaptura de serotonina (ISRS) e, em casos resistentes, podem ser associadas outras medicações, como estabilizadores de humor e antipsicóticos de segunda e terceira geração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em doctoralia.com.br

Como acabar com a obsessão?

Essa obsessão pode ser um sinal de problemas emocionais ou transtornos psicológicos, mas como não há como fazer um diagnóstico pela internet, até porque todo esse processo depende de uma série de fatores, é recomendável buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para avaliar e tratar essa ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em doctoralia.com.br

Quais são as consequências da obsessão?

A obsessão pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e transtornos obsessivo-compulsivos (TOC). Então, o foco constante em um determinado pensamento, preocupação ou comportamento pode levar a um estado mental negativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicologo.com.br

O que o obsessivo quer?

O obsessivo quer se oferecer como objeto para o outro, ser seu escravo, afligido por se configurar como desejante. Mas trata-se, inexoravelmente, do desejo como efeito de uma falta. Os destinos da neurose desenrolam-se na tentativa obsessiva de encobrir o vazio (p. 188-189).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Quais as fases da obsessão?

No livro dos médiuns, Kardec ainda menciona as obsessões divididas em quatro fases: obsessão simples, fascinação, subjugação e possessão.
  • Obsessão simples. ...
  • Fascinação. ...
  • Subjugação. ...
  • Possessão. ...
  • Márcia Fernandes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marciafernandes.com.br

É normal ficar obcecada por uma pessoa?

Nem sempre é um transtorno ficar obcecado por uma pessoa, mas pode ser dependendo da forma e intensidade dessa obsessão, assim como se isso traz sofrimento a pessoa obcecada ou ao obsediado. Nesses casos recomendo uma avaliação psicológica. Nem sempre. A experiência de estar apaixonado traz componentes obsessivos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em doctoralia.com.br

Como saber se vc tem obsessão por alguém?

O amor obsessivo pode e precisa ser tratado
  1. Tensão constante quando a pessoa está longe;
  2. Ciúmes excessivo e sem motivo;
  3. Controle por meio de ligações e mensagens constantes;
  4. Questionamentos invasivos em vez de conversas agradáveis;
  5. Medo constante de perda, mesmo quando se está ao lado da pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em desenvolviver.com

Quais as obsessões mais comuns?

As obsessões mais comuns são os medos de contaminação e a preocupação com germes/sujeira, as dúvidas sobre a possiblidade de falhas e a necessidade de ter certeza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufrgs.br

O que é obsessão na psicanálise?

De acordo com ela, atualmente, na Psicanálise, fala-se em uma estrutura mental obsessiva ou em traços obsessivos de personalidade e a formação dos sintomas ocorre quando conflitos irremediáveis, recheados de afetos intensos e simultâneos de amor e ódio surgem e, por algum motivo, não se resolvem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sbpsp.org.br

O que causa pensamentos obsessivos?

Os pensamentos obsessivos podem ser resultados de momentos de stress ou trauma e dificuldade no enfrentamento de situações, ou podem estar associados a condições específicas, como, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão, transtorno de estresse pós-traumático, síndrome do pânico, transtornos alimentares, entre ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicologiacuritibapr.com.br

Como tratar um amor obsessivo?

Tratamento para amor obsessivo

Esse tipo de amor pode ser consequência de um transtorno obsessivo-compulsivo ou de personalidade dependente. Ambos os casos podem ser tratados com a psicoterapia, que ajuda a encontrar a origem do problema e a exercitar novos comportamentos que levem a uma vida mais feliz e equilibrada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicologosberrini.com.br

O que o obsessor faz com a pessoa?

São almas desencarnadas que, com intenção ou não, acabam influenciando seres encarnados, ou seja, em vida física, e trazendo situações desconfortáveis para o seu dia a dia. É importante ter cuidado, pois eles podem influenciar nos seus pensamentos, nas suas escolhas e até sua saúde.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em terra.com.br

O quê o espiritismo fala sobre obsessão?

Os adeptos desta doutrina acreditam que a obsessão pode causar doenças físicas e psíquicas. Segundo Allan Kardec, o codificador do espiritismo, seria o domínio que alguns espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. Nunca é praticado senão por espíritos inferiores que procuram dominar o obsediado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Qual a origem de obsessão?

Ela vem do latim: obsessio, que significa “cercar, rodear”. É comum que as pessoas confundam a escrita de “obsessão” por causa de outra palavra muito parecida do português: “obcecar”, que é escrita com C.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br