O fumo é utilizado como meio de descarrego, agindo sobre os chacras dos consulentes. É utilizado como componente para defumação, onde conjuga o fogo e a fumaça para a destruição dos campos magnéticos negativos.
🚬✨A fumaça, carregada de axé, é utilizada pelas entidades para aglutinar e dissipar energias negativas, promovendo o equilíbrio espiritual do ambiente. Já a bebida tem seu caráter ígneo e está intrinsecamente ligada ao contexto social e a linha de trabalho das entidades que a utilizam.
O Espiritismo analisa o tabagismo como um “inimigo” do ser humano que precisa ser “eliminado”. Sendo um gerador de doenças e de dependências, merece do Espiritismo uma batalha sem trégua. Contudo, ele atuará sem violentação de consciências, somente ajudando, com sua terapia, a quem quiser ser ajudado.
Maria Padilha é uma entidade que adora o preto e o vermelho, de fala alta e risada estridente, com seu jeito faceiro joga charme aos homens, dança muito com sua saia rodada, bebe champanhe e, sim, gosta de cigarro e fuma muitos. Espíritos que pedem bebida e cigarros.
PTD nº 483 - Não gosto de cigarros mas sinto vontade de fumar
O que Zé Pilintra gosta de fumar?
Sua vida era viver à noite, a alegria, as cartas, os dadinhos a bebida, a farra, as mulheres e por que não, as brigas. Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos. Bebem de tudo, da cachaça ao uísque, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto.
Ele fuma o cachimbo como metáfora da absorção das oferendas e toca a flauta como restituição do axé, a energia vital”. Não se entende a amplitude do culto aos orixás sem uma compreensão do papel de Exu, é ele quem estabelece a ligação entre o nosso mundo material e a dimensão em que vivem os orixás.
É dessa forma que Maximón bebe aguardente e fuma. Muitas vezes, ele tem um cigarro na boca, e os devotos fumam o tempo todo enquanto estão em sua presença.
O fumo auxilia o trabalho no das entidades e espíritos superiores que orientam os trabalhos, a energia presente na própria natureza através dos elementos naturais, bem como o ectoplasma retirado dos médiuns durante os trabalhos mediúnicos, possibilitando a cura do consulente necessitado de ajuda.
Indica a presença de desencarnados que usavam cigarros. Algumas teorias apontam que esses espíritos ainda podem estar em sofrimento pelo grande apego ao vício.
O Espírito de um viciado em drogas, por exemplo, em face do estado de dependência a que ainda se acha submetido, no outro lado da vida, sente o desejo e necessidade de consumir a droga.
No Plano Espiritual, as drogas também causam suas mazelas enfraquecendo nossa Áurea e nosso Pré Espírito, em muitos casos gerando dívidas cármicas que acompanham o usuário após a sua vida terrena.
Os efeitos nocivos do fumo transpõem os níveis puramente físicos, atingindo o envoltório sutil e vibratório que modela, vivifica e abastece o organismo humano, denominado perispírito ou corpo espiritual.
O Ministério da Saúde disponibiliza materiais que auxiliam os profissionais de saúde na conduta clínica do tratamento, como a Linha de Cuidado do Tabagismo, que pode ser acessada pela população e traz informações sobre como parar de fumar, os benefícios da cessação e mais. O tabagismo é uma doença crônica.
Mesmo permitido pela nova legislação, que abre exceção para templos religiosos em que o fumo ou a fumaça façam parte do ritual, os caboclos, boiadeiros, marinheiros, pretos velhos e demais entidades daquela crença aboliram o charuto, o cachimbo e a cigarrilha das rodas de jira.
O fumo do guia, já tem um propósito puramente de limpeza e descarrego. O guia, através da visão espiritual, sabe o que tem impregnado em seu campo energético (aura) e em seu perispírito (corpo astral). O uso do fumo comunga várias energias: Vegetal (das Ervas), Ígnea (do Fogo) e também ectoplasmática (do médium).
A Pomba Gira é representada por uma mulher vaidosa e sexy, geralmente com longos cabelos escuros, que usa vestidos ou saias nas cores vermelho e preto. A entidade gosta de beber e fumar e aprecia presentes como flores, perfumes e champanhe.