Gostam de doces O paladar das vacas é aguçado e pode distinguir os sabores salgado, doce, amargo e azedo. Elas tendem a evitar comidas amargas, pois associam a uma maior probabilidade de o alimento ser tóxico, e preferem o doce, o que pode estar relacionado à quantidade de calorias que elas precisam.
As vacas se alimentam de capim, de feno e de outros vegetais volumosos com concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas. Por se alimentarem só de vegetais, as vacas são consideradas – tal como as ovelhas, os búfalos, os camelos e as girafas – animais herbívoros.
Assim como nós, as vacas podem sentir antipatia umas pelas outras e guardar rancor. Elas também podem reconhecer e lembrar, por anos, de pessoas que as trataram mal. As vacas também gostam de brincar. Com espaço, elas correm e perseguem umas às outras e até brincam com bolas.
As vacas alojadas individualmente em cubículos dormem aproximadamente quatro horas por dia e ficam num estado de sonolência durante cerca de oito horas. As vacas dormem mais à noite, quando o ambiente do estábulo se torna mais tranquilo, mas o sono pode ocorrer durante todo o dia.
Os bovinos são animais que gostam da rotina, e sofrem com mudanças bruscas ou inesperadas no manejo diário. Por isso, podemos afirmar que, quanto mais disciplinado, rotineiro e pontual for o trato com o gado, melhor para seu desempenho.
Os bovinos apresentam a estrutura dos olhos bem parecida com a dos humanos, fato este que o permite distinguir as cores, ou seja, enxergar colorido e não somente branco e preto. Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos.
Para o bovino, a língua é instrumento de comunicação. As lambidas liberam hormônios que relaxam. A vaca, por exemplo, lambe a cria depois do parto para mostrar carinho. O touro também lambe o ombro da vaca no cio para acalmar a fêmea e preparar para a monta.
Enquanto a maioria de nós vê o mundo usando o sentido da visão e o corpo mental, os animais veem o mundo utilizando o olfato e o corpo energético, aspectos nos quais somos péssimos.
Tudo indica prolapso vaginal e/ou prolapso uterino. As causas da doença são muitas e há fatores que facilitam a sua ocorrência, como conformação do quadril, subnutrição e fraqueza da fêmea, além de machucados anteriores no útero ou na vagina.
As necessidades básicas para todas as vacas são: alimentação, água, luz, ar, descanso, espaço e saúde. As vacas precisam ter espaço suficiente para comer, beber, caminhar, socializar, descansar e até mesmo se coçar. Cada vaca deve ter acesso fácil a alimento de qualidade, durante as 24 horas do dia.
Elas não podem conversar, mas falam usando o corpo. Quais são alguns sinais que uma vaca nos envia, aos quais talvez os criadores não estejam prestando atenção? Um dos aspectos mais importantes tem a ver com a alimentação das vacas, quando elas não recebem comida suficiente ou não se alimentam direito.
As vacas gostam de comer fruta-do-lobo, manga, laranja e goiaba e quando pegam do chão não tem problema, mas quando pegam direto das árvores podem se engasgar e morrer. As árvores no posto devem ser manejadas para que a copa fique alta e o gado não pegue frutas diretamente do pé e engasgue.
Cachorros e gatos tem uma visão um pouco inferior a nossa, pois possuem só dois receptores de cor (azul e verde), ou seja, o mundo deles é menos colorido do que o nosso. O vermelho vira verde, o verde ganha um tom mais amarelado, e o violeta fica azulado. Até o preto parece mais desbotado.
A ideia pronta das pessoas é que o boi não gosta da cor vermelha. Mas a verdade é que ele nem o vermelho consegue enxergar. Segundo o livro “Improving Animal Welfare”, de Temple Gardin, os bois não têm o receptor da cor vermelha na retina. Eles apenas vêem amarelo, verde, azul e tons de violeta.
Eles descansam sem perda da vigilância e provavelmente sem perda da consciência. O animal pode deitar-se com os olhos fechados, mas qualquer barulho ou movimento pode causar uma resposta imediata”, explica Aloísio Torres de Campos, Professor do Curso CPT Conforto Animal para Maior Produção de Leite.
De acordo com a veterinária Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, os bichos realmente não vertem lágrimas quando querem manifestar seus sentimentos. "Os animais sentem emoções como medo, ansiedade e dor, mas se expressam de maneira diferente de nós, seres humanos", diz.
Não são só os cachorros que transmitem a raiva. Qualquer mamífero pode transmitir a doença: gato, vaca, cavalo, coelho, morcego. Como é transmitida? A raiva é transmitida pela saliva de animais infectados.
A audição dos bovinos é semelhante à dos humanos, por ser muito sensível aos sons de alta frequência, possuindo uma sensibilidade de até 21000 Hz (ALGERS, 1984) A maior preocupação com barulho durante o manejo é o fato de que sons estranhos ou excessivamente altos podem assustá-los, o que impedirá a movimentação ...
Segundo a investigação, as vacas usam a sua própria voz para as ajudar a manter contacto com o resto do rebanho e para expressar os seus sentimentos, desde excitação a angústia.
As vacas, geralmente, comem 8 horas por dia, descansam mais 8 horas e, nas 8 horas restantes, elas mastigam o alimento. O tempo de gestação de uma vaca é de mais ou menos 9 meses (281 dias). Geralmente, a vaca cria um bezerro de cada vez, mas existem casos raros de nascerem dois bezerros por gestação.