Eles nos ajudam a refletir sobre a responsabilidade que cada cristão tem de ser evangelizador, discípulo, missionário e portador da Boa Nova para as pessoas que encontra, testemunhando a alegria de ter conhecido Jesus e o seu amor feito com ações concretas de solidariedade e misericórdia.
Os reis magos têm origem oriental e visitaram o menino Jesus para adorá-lo e presenteá-lo. Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.
O que a visita dos magos do Oriente ao Menino de Belém nos faz refletir?
Eles presenciaram esse momento e é importante refletir que, como escreve Dom Severino Clasen, “descobrir a simplicidade do Menino Deus que vem sem alardes e fanfarras ao mundo, deve ser experimentado no seio da família, através do diálogo, como os pastores, comunicando que o rumo é Belém, 'vamos ver o que lá aconteceu' ...
Durante a visita dos Reis Magos a Jesus, qual foi o papel de São José? | Frei Bruno Varriano, OFM
O que podemos aprender com os magos do Oriente?
A LIÇÃO DA ADORAÇÃO DEVIDA AO SENHOR: "viemos para adorá-lo" (v. 2b); "prostrando-se, o adoraram" (v. 11a) - Os magos nos dão uma das mais lindas lições que a Bíblia nos fornece sobre o maior privilégio do ser humano, que é a sua própria vocação celestial: adorar corretamente o Senhor.
Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus. Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.
Os 3 reis representam as 3 raças distintas que se conheciam. Mas também podem representar as 3 idades (juventude, idade madura e velhice), sendo eles representados de acordo.
O nome de cada um deles tem significado: Melchior — significa: “Meu Rei é Luz”; Gaspar — significa: “Aquele que vai inspecionar”; Baltazar — significa “Deus manifesta o Rei”.
O que os três reis magos levaram de presente para Jesus?
Os três reis magos buscavam o nascido rei dos judeus com o objetivo de adorá-lo e levaram como presente ouro, que representava a realeza, o incenso, que representava a divindade, e a mirra que representava a humanidade”, explica Guilherme.
s. m. || sábio, perito no culto da religião. [Aplica-se aos antigos sábios e sacerdotes da Pérsia, que se dedicavam em geral a tudo que dizia respeito à religião e política do reino, e em especial ao estudo dos astros.] || Mágico, feiticeiro. || Os reis magos 1. .
Além disso, na crença cristã, o aparecimento da Estrela de Belém é a concretização de uma profecia hebraica que anunciava o nascimento de Jesus e o aparecimento do astro. Na questão do milagre, destaca-se que a estrela serviu de guia para que três sábios do Oriente fossem até a Judeia prestar culto ao menino Jesus.
Raros e preciosos, o incenso (ou Olibanum) e a Mirra foram os primeiros presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus. Usado desde tempos imemoriais, o incenso de resina é utilizado para purificar e elevar as preces e orações aos céus "Per Fumum" (do latim: pela fumaça).
O Forte dos Reis Magos começou a ser construído em janeiro de 1598, antes das primeiras casas da cidade de Natal surgirem num ponto mais alto, a dois quilômetros da costa. Sua finalidade era proteger o território brasileiro das investidas dos franceses.
Na versão da Bíblia do Rei Jaime, o termo "Magos" foi derivado da palavra grega "magoi". Essa palavra, comumente traduzida como "Magos" em português, tem sua origem no persa e se refere aos sacerdotes da antiga religião da Pérsia.
Alguns têm escrito que o ouro simboliza a fé, o incenso simboliza a santidade e a mirra simboliza a paixão. Para outros, os três dons coincidem com as três virtudes teologais: ouro é caridade, fé no incenso, livre arbítrio mirra.
Segundo a Bíblia, os magos tiveram um sinal divino sob a forma de uma estrela que lhes indicou o caminho até ao estábulo onde Jesus estaria abrigado. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
Assim, uma relação que podemos fazer por meio dessas versões e baseando nos relatos de estudiosos é que o termo “mago” era utilizado para referir-se a sábios, homens estudiosos, eruditos. Acredita-se que os magos poderiam ser astrônomos ou mesmo astrólogos, pois algumas versões falam que eles estudavam as estrelas.
Havia alguns reis magos que viviam num outro país. Eles sabiam o que os profetas tinham dito sobre o nascimento de Jesus. Quando eles viram uma estrela nova no céu, souberam que um novo rei tinha nascido. Os reis magos foram falar com Herodes, rei dos judeus, em Jerusalém, e perguntaram a ele onde estava o novo rei.
O 6 de janeiro, conhecido no calendário cristão também como o dia da Epifania, é a data em que, de acordo com a Bíblia, os reis magos que viajaram desde o Oriente para visitar Jesus Cristo, chegaram, doze dias depois de seu nascimento, e tiveram a confirmação da chegada do filho de Deus.
Significado simbólico: O ouro é o presente típico oferecido aos reis (ver I Reis 9:14, 28), pois simboliza a monarquia e a realeza — um presente mais que adequado para o “Rei dos reis” (I Timóteo 6:15).
O mais fascinante tesouro da catedral de Colônia é a arca com os restos mortais dos Três Reis Magos. Eles foram trazidos de Milão para Colônia no século 12, como presente do imperador alemão Frederico Barbarossa para seu chanceler, Rainald von Dassel, arcebispo de Colônia.
Quantos anos Jesus tinha quando os magos foram visitar?
dois anos viajando da Pérsia até aqui, procurando onde é que estava o. recém nascido rei de judeus. E quando eles chegaram aqui, Jesus já não tava recém nascido, ele estava com aproximadamente dois aninhos.