Soluções ácidas, como ácidos presentes na chuva ácida ou em certos ambientes industriais, podem acelerar o processo de oxidação. Temperatura: a temperatura também pode influenciar a velocidade de oxidação do ferro.
O oxigênio também está presente na água, que acelera esse processo de oxidação. A combinação com o ar vai desgastando a estrutura do ferro, desde a borda até o centro do metal. O ferro oxidado assume uma coloração alaranjada e começa a se esfarelar: é a ferrugem.
A ferrugem é resultado da oxidação do ferro devido ao contato com o oxigênio presente na água e no ar. A única forma de evitar que objetos feitos de ferro (facas, máquinas, ferramentas, etc.) se decomponham por causa da oxidação é impedir que entrem em contato com o oxigênio, mas como?
Muito conhecida, a ferrugem é o resultado a oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar, se oxida e desta reação surge a ferrugem, que deteriora de pouquinho o material original.
Quais são os objetos que podem sofrer o processo de enferrujamento?
O enferrujamento de componentes é um processo natural que ocorre quando o metal entra em contato com o oxigênio e a umidade do ar. Esse fenômeno é conhecido como oxidação e pode afetar uma ampla variedade de materiais, incluindo ferro, aço e outros metais.
Use óleos anticorrosivos e lubrificantes para untar ferramentas, peças, bicicletas e panelas. Pode ser inclusive óleo de cozinha. Esses produtos criam uma espécie de película protetora contra a ferrugem. Não guarde ferramentas, peças e outros utensílios de ferro com sujeira.
O mecanismo completo da corrosão do ferro ainda não está completamente esclarecido, mas sabe-se que ela está relacionada à oxidação do ferro por meio de agentes oxidantes, que são a água e o oxigênio. Por isso, o ferro oxida-se facilmente quando é exposto ao ar úmido, principalmente se houver grande presença de água.
A ferrugem se forma quando o ferro, instável na presença do oxigênio atmosférico, é oxidado a óxidos e hidróxidos de ferro. Pode ser representada pela fórmula química geral FeOOH. O principal componente da ferrugem é o óxido de ferro III hidratado, Fe2O3∙H2O.
Um material que pode trazer oxidação ao aço inoxidável é o alumínio, em virtude da corrosão galvânica. A corrosão acontece sempre que dois metais diferentes entram em contato em qualquer meio que transmita eletricidade e, como o alumínio é menos nobre do que o inox, ele será corroído.
Quais são os lugares mais comuns onde vemos ferrugem no nosso dia a dia?
Como o Controle de Umidade Previne a Ferrugem
É comum o uso do aço em construções e objetos diversos que vemos no nosso dia a dia, como na estrutura de pontes e na fabricação de carros, navios e aviões.
O Tira Manchas de Ferrugem Adequim é a solução definitiva para eliminar manchas de ferrugem de pisos, granito e objetos cerâmicos, como vasos sanitários. É um poderoso produto projetado especificamente para combater as manchas de ferrugem mais difíceis e restaurar a aparência impecável de suas superfícies.
Evitar à exposição à umidade, secando ferramentas molhadas, por exemplo, após seu uso na chuva. Aplique com um pano seco uma fina camada de óleo lubrificante para melhor eficiência. Antes de pintar uma peça de metal para protegê-la, lixe-a e limpe-a bem, eliminando toda sujeira e gorduras de sua superfície.
O decapante químico para metais ferrosos, garante remoção rápida e prática de ferrugem, principalmente em peças pequenas. O produto pode ser aplicado por imersão ou com ajuda de pincel. Depois, basta limpar a superfície para uso imediato ou aplicar um protetivo para evitar que a ferrugem volte.
Há quem recomende também bicarbonato de sódio, zarcão e tinta anti-corrosiva. A tinta claramente aplica uma camada por cima que protege o material da peça ou ferramenta. Dessa forma, a exposição será menos danosa.
Quais fatores aceleram a velocidade de formação da ferrugem?
pH: a acidez ou alcalinidade do meio em que o ferro está exposto pode influenciar a velocidade e a severidade da ferrugem. Soluções ácidas, como ácidos presentes na chuva ácida ou em certos ambientes industriais, podem acelerar o processo de oxidação.
Como e por que ocorre a corrosão do aço? A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).
Para quem está em busca de uma opção de chapa de metal que não enferruje, a resposta é simples: chapa metálica de aço inox, ou aço inoxidável. O aço inoxidável é amplamente utilizado, mas muitas pessoas não se dão conta do motivo e da importância do material.
Aços inoxidáveis austeníticos com teores de Cr superiores a 20% e teores de Ni superiores a 8% podem enferrujar se forem mal manuseados e processados, ou no caso de defeitos de construção. Os aços inoxidáveis reagem com o oxigénio da mesma forma que os aços normais, formando uma camada de óxido.
A ferrugem é a oxidação do ferro que acontece por meio da proximidade de metais ferrosos com o oxigênio liberado pela água, quando isso acontece, aumenta o número de hidróxido de ferro.
Observe que o ferro é oxidado, perdendo dois elétrons cada e outro fator é a presença de água. Ela acelera o processo de corrosão porque em sua presença formam-se íons que conduzem melhor os elétrons. Posteriormente, o Fe (OH)2 é oxidado formando a ferrugem: Fe (OH)3 ou Fe2O3.
Esse processo é acelerado pela presença dos íons na água do mar e nos evaporitos, que são micropartículas presentes no ar que apresentam sais. Esses íons fazem uma ponte salina, o que possibilita o fenômeno de oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais.
Os principais erros cometidos são: Guardar o ferro com água–Este é de longe o principal causador de enferrujamento dos ferros. Você saberá que seu ferro está enferrujado se, em vez de vapor, estiver saindo uma “água amarelada” durante a passadoria de roupas.