Previne o envelhecimento precoceFumar causa a perda de colágeno e em pessoas que fumam muito, pode até comprometer a cicatrização de ferimentos. Ao parar de fumar, o indivíduo evita o envelhecimento precoce, notado pela pele flácida e sem brilho que leva ao surgimento de rugas.
Quanto tempo a pele volta ao normal depois de parar de fumar?
“Nos primeiros 6 meses, já será possível perceber uma pele com mais brilho e mais lisa, decorrente da melhora da circulação e do nível reduzido de monóxido de carbono no sangue.” A presença da nicotina no organismo piora a acne e a oleosidade, aponta a dermatologista.
— Pele e cabelo reagem depressa e começam a apresentar melhor nutrição. Se a pessoa não voltar a fumar e iniciar tratamentos para recuperar a elasticidade e firmeza da pele, as rugas profundas diminuirão gradativamente — explica a dermatologista especializada em medicina estética Geana Lima.
O que acontece com a nossa pele quando paramos de fumar?
Para melhorar a saúde da pele, você pode investir em produtos antipoluição, antioxidantes, como vitamina C, cremes à base de ácido retinóico e ácido hialurônico e peeling químico.
As terminações nervosas são regeneradas; não há mais nicotina no corpo; o olfato e o paladar são aprimorados. Os brônquios pulmonares são aliviados e a respiração melhora consideravelmente. Os riscos de infecção são reduzidos; sintomas de abstinência e dependência são eliminados.
Quanto tempo sem fumar para o corpo voltar ao normal?
Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.
O rosto do fumante pode ficar com vincos, linhas nos cantos do olho e ao redor dos lábios, ossos ressaltados, lábios arroxeados e bochechas aprofundadas, além de ficar sem brilho e rubor. No entanto, apesar de o rosto ser a região mais prejudicada, o fumo pode também afetar a pele de todo o corpo.
Grande redução do risco de ataque cardíaco ou derrame cerebral. À medida que os meses se transformam em anos, parar de fumar pode levar a uma redução drástica no risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou derrame.
Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo. Parar de fumar não é fácil. É uma tarefa que exige, antes de tudo, muita força de vontade.
Além do surgimento das rugas, o tabaco também é responsável pelo ressecamento da pele e o surgimento de manchas amarelas. Assim como acontece com o sorriso, o alcatrão presente no cigarro pode provocar essa mudança de tonalidade, deixando a pele e as unhas de quem fuma com um aspecto amarelado.
Os sintomas da abstinência de nicotina tendem a ser mais intensos nos primeiros dois a três dias depois de parar de fumar e melhoram no prazo de duas a quatro semanas. Há medicamentos à disposição para reduzir os sintomas da abstinência de nicotina.
Procure beber água nos momentos de angústia provocados pela abstinência. Saboreie seu copo de água fresca ou gelada devagar, o que também ajuda na questão mecânica do hábito de levar algo à boca. O líquido ainda traz um ganho adicional, contribui na eliminação de toxinas e na hidratação do corpo.
O ato de parar de fumar devolve o sabor, o cheiro e, consequentemente, a vontade de comer. Esse efeito vem logo nas primeiras semanas sem o tabaco. Pode vir daí a percepção de estar comendo mais e, portanto, perceber algum ganho de peso.
Quanto tempo leva para parar de sentir vontade de fumar?
Segundo a especialista do INCA, a intensidade dos sintomas de ficar sem o cigarro variam de pessoa para pessoa, considerando também o nível de dependência. Contudo, todas as reações são passageiras e tendem a desaparecer em uma ou duas semanas – no máximo um mês.
Após 20 minutos sem cigarro, a pressão sanguínea volta ao normal; 8 horas depois, a concentração de oxigênio no corpo já se regulariza. Após dez horas, a concentração de nicotina e monóxido no corpo reduzem em 50%.
Além disso, fumar diminui a sua capacidade de resistência ao exercício físico, tão importante para se manter saudável. Concluindo, deixar de fumar de repente pode levá-lo a ter alguns sintomas, nomeadamente ansiedade, tristeza ou falta de concentração.
Na verdade, entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para passar por essa fase. Entre os principais sintomas da abstinência estão: dor de cabeça, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros.
"Pode começar aplicando cremes e loções à base de ácido retinóico e ativos hidratantes, bem como lançar mão de peelings químicos, que são antipoluição e antioxidantes e fortalecerão a pele contra esse tipo de agente agressor", recomenda o Dr. Macedo.
Mas, o problema não fica só no colágeno, a repetição dos movimentos dos músculos ao tragar leva ao surgimento de rugas ao redor da boca, o “código de barras”. O tabaco também é responsável pelo ressecamento da pele e o surgimento de manchas amarelas, deixando a pele e as unhas, de quem fuma, com aspecto amarelado.
A exposição prolongada da mucosa laríngea ao cigarro pode comprometer o movimento do tecido da corda vocal, alterando a qualidade da voz, além de ocasionar sensação de ardor, pigarro e presença de secreções. O câncer na boca pode acometer os lábios e o interior da cavidade oral, incluindo língua, gengiva e bochechas.
Quanto tempo leva para limpar o pulmão do cigarro?
O pulmão, resiliente, começa a se curar do fumo em questão de dias. Segundo pesquisas, dentro de algumas horas sem receber a fumaça e suas toxinas, o pulmão é capaz de começar a se recobrar.
Os pulmões e suas estruturas até podem se regenerar e permitir melhora na qualidade de vida, mas os danos acumulados são irreparáveis. Ao cessar o tabagismo, a recuperação começa imediatamente. Mesmo após anos fumando, alguns meses são suficientes para promover melhora na qualidade de vida da maioria dos fumantes.
Você pode sentir tonturas assim que parar de fumar. Pode também achar difícil se concentrar. Esses sintomas estão relacionados ao aumento da quantidade de oxigênio que seu cérebro está recebendo agora, uma vez que não há mais a inalação do monóxido de carbono presente no cigarro.