O que acontece com o carro quando o amortecedor está ruim?
Além de afetar a segurança de ocupantes e terceiros, amortecedores ruins também danificam outros componentes do veículo. O que acontece quando o amortecedor do carro está ruim? A movimentação excessiva da carroceria, as oscilações em estradas planas e até possíveis perdas de contato entre o.
Eficiência reduzida da travagem – Os amortecedores gastos podem ter um efeito adverso no desempenho dos seus travões. A distância de travagem do seu veículo pode aumentar, o que pode ser crítico numa situação de travagem de emergência. Existe também um maior risco de derrapagem em pisos molhados.
Riscos de Rodar com o Amortecedor de Carro Estragado
Como o amortecedor do carro está diretamente ligado ao contato que o pneu faz com o solo e a estabilidade do veículo como um todo, rodar com as peças desgastadas pode colocar você em perigo.
Barulhos altos, especialmente quando o carro passa por estradas irregulares, também são sinais de que o coxim do amortecedor está ruim. Afinal, após um bom tempo rodando com as mesmas peças, o desgaste pode levar ao surgimento de ruídos fortes na suspensão.
Como saber se o amortecedor do seu carro está ruim faça o teste você mesmo !
Como saber se está na hora de trocar o amortecedor?
A melhor forma de descobrir o momento certo de trocar os amortecedores é prestando atenção nos barulhos que o carro está fazendo, se o mesmo apresenta trepidações ao passar por lombadas, e se há uma falta persistente de estabilidade durante as curvas.
Da mesma forma, ao notar sinais como trepidação do volante, falta de estabilidade, balanço excessivo nas arrancadas e freadas, é hora de agir. Dirigir com amortecedores desgastados pode danificar outros componentes da suspensão, como rolamentos das rodas e terminais da direção.
O que acontece com o carro com amortecedor estourado?
Amortecedores ruins podem danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção. Com isso, o carro fica sem controle por balançar mais do que o normal; o que também pode causar acidentes.
Ruídos. Por serem peças hidráulicas, os amortecedores não fazem barulhos, principalmente os metálicos. Por isso Barulhos anormais, como batidas metálicas, rangidos, ou até mesmo um "chapisco" vindo da suspensão ao passar por irregularidades na estrada, podem indicar problemas nos amortecedores.
Os riscos de dirigir com um dos amortecedores estourado são enormes. Além de danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção, o motorista coloca em risco a sua segurança e a de outros motoristas. “O carro fica sem controle porque ele acaba balançando mais do que o normal.
Carro mais baixo do que o normal é um dos mais evidentes sinais de que o amortecedor vai dar problema. Isso porque esse “fenômeno” pode ser resultado de molas danificadas que, com o tempo, vão sobrecarregar os amortecedores.
Não trocar os amortecedores desgastados pode resultar em uma série de problemas: um amortecedor em mau estado compromete a capacidade de manobrar o veículo corretamente, aumentando o risco de acidentes — especialmente em curvas e durante frenagens bruscas.
Sujeiras e detritos, como o barro ressecado, comprometem o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça. Já a maresia causa oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.
Quando apresentam problemas não fazem barulho e por isso é importante ficar de olho no sinal mais comum de defeito: perda de altura. Outros sinais comuns de necessidade de manutenção são pintura desgastada, ferrugem, trincas ou elos batendo. Esses sinais são os alertas mais comuns sobre a necessidade de ir ao mecânico.
Amortecedor vazando óleo nunca é um bom sinal. Esse é um componente que está diretamente relacionado à estabilidade ao dirigir e precisa do fluido para funcionar bem. Quando há um vazamento, o nível de óleo fica reduzido, o que pode causar a perda de eficiência da peça.
Como saber que está na hora de trocar os amortecedores? O ideal é checar os amortecedores da suspensão a cada 10.000 km ou em intervalos de 5.000 km, quando o carro já tiver mais de cinco anos de uso. As peças dão sinais de desgaste, embora por vezes não sejam perceptíveis.
Ruídos anormais – Quando os amortecedores estão gastos, pode escutar um som de impacto ou pancada. Este som é provocado pelo contacto de metal com metal quando o amortecedor ou suporte bate num obstáculo. Para além disso, estes ruídos podem ser o resultado de componentes de montagem do amortecedor ou suporte gastos.
A vida útil depende do componente, mas também da forma como o carro é usado e em que tipo de piso. Existem amortecedores que não chegam a 50.000 km, enquanto outros atingem bem os 150.000 km.
Quando troca o amortecedor, precisa fazer alinhamento.?
Caso seja necessário trocar as molas por algum motivo, substitua também os amortecedores. Esses dois itens do sistema de suspensão devem ser trocados em conjunto para garantir a segurança dos passageiros. Depois disso, deve-se alinhar as rodas corretamente.
A questão é que não há necessidade de substituir os 4 amortecedores de uma só vez. Se apenas um dos dianteiros apresentar desgaste, reponha apenas a dupla do eixo frontal. A troca em pares de um mesmo eixo serve para preservar a segurança ao volante.
Sendo assim, trocar apenas um amortecedor pode causar um desequilíbrio no sistema. Dessa forma, comprometendo a segurança e o desempenho do veículo. Portanto, lembre-se de trocar os demais. Porque, ao deixar os pares de amortecedores novos com os antigos, poderá haver diferença de pressão entre essas peças.
É perigoso andar com amortecedor do carro estourado?
Dirigir com o amortecedor estourado traz riscos à integridade do veículo e dos seus ocupantes. Protagonista no sistema de suspensão, o amortecedor é essencial para conforto e estabilidade dos veículos.
Um dos jeitos mais comuns de saber quando está na hora de trocar os amortecedores é quando a distância de frenagem aumenta. Pode variar de carro para carro, mas a distância a ser percorrida não deve ser longa entre o momento que você pisa no freio e o que o carro é parado.
O que acontece quando o batente do amortecedor está ruim?
O mau estado desses componentes afeta a estabilidade do veículo em movimento e pode comprometer a segurança ao volante. Essa instabilidade torna-se particularmente evidente em altas velocidades ou ao fazer curvas, onde o controle preciso do veículo é essencial.