O que acontece com o corpo quando faz uma tatuagem?
Além disso, a tinta usada na tatuagem pode ter substâncias tóxicas. Quando aplicada, ela penetra até à camada mais profunda da pele (a derme) para depois atingir a circulação, podendo chegar aos linfonodos (ínguas, gânglios ou caroços, onde ficam concentradas as células do sistema linfático) e causar alterações.
"As agulhas e as tintas utilizadas na tatuagem, se não forem mantidas em embalagens esterilizadas, poderão levar a transmissão de vírus como HIV e das hepatites B e C, além de infecção por fungos e bactérias. Há, também, risco de reações alérgicas aos produtos utilizados", alerta a médica.
Entre 1% e 5% de todas as tatuagens que são feitas hoje têm provocado infecções bacterianas, embora existam muitos outros problemas: desde úlceras localizadas no desenho até casos graves que afetam todo o organismo, além de reações alérgicas e inflamações.
Segundo Stephanie Rizk, a toxicidade das tatuagens é constantemente associada às alergias de pele. Os desenhos, porém, também podem levar a outras reações inflamatórias e consequências como infecções, mutações genéticas e até mesmo câncer.
O que acontece com a pele quando se faz uma tatuagem?
Como o corpo reage à tatuagem? A cicatrização da pele se dá como qualquer outro machucado que tenha acontecido no seu corpo, como um ralado ou uma queimadura, é dessa forma como o corpo reage a tatuagem. Ela envolve 3 etapas bem distintas, sendo elas: a fase inflamatória, a fase proliferativa e a fase de maturação.
Segundo a Agência Europeia, os pigmentos de tinta podem migrar da pele para diferentes órgãos, como, por exemplo, os linfonodos e o fígado, e os produtos químicos mais nocivos nas tintas podem ser liberados no corpo durante a remoção da tatuagem a laser, que decompõe os pigmentos e outras substâncias em partículas ...
Evite ao máximo expor sua pele recém-tatuada a qualquer incidência solar nos primeiros dias. Após a cicatrização, sempre separe um momento do seu dia para passar protetor solar. Isso vai garantir que seu desenho não desbote com o tempo.
Os pesquisadores descobriram que nosso corpo enfrenta melhor infecções a cada nova arte feita. Isso porque causa uma significava uma melhora das respostas imunológicas, o que deixa nosso organismo, como um todo, menos sujeito a novas infecções e doenças.
De acordo com a médica, as reações mais comuns após fazer uma tatuagem incluem vermelhidão, inchaço, sensibilidade e uma leve formação de crostas na área tatuada. É comum também sentir um pouco de dor e desconforto, semelhantes a uma queimadura de sol leve, que tendem a diminuir nos primeiros dias.
As tatuagens e piercings estão inseridos na categoria de modificações corporais por razões não médicas, quando há uma interferência na forma natural do corpo do indivíduo, tornando-o diferente das outras pessoas.
Tatuagem não é aconselhável para pessoas com alguma alergia aos pigmentos utilizados ou que já tenham alguma doença de pele (como psoríase e vitiligo). A tatuagem também não é aconselhável durante a gravidez e amamentação.
As tatuagens são uma forma poderosa de expressão pessoal e podem ser usadas para contar histórias pessoais, homenagear entes queridos, ou simplesmente para criar uma obra de arte no corpo. Além disso, as tatuagens podem ter benefícios psicológicos, como aumento da autoestima.
Os riscos das tatuagens estão principalmente associados com o fato de algumas tintas possuírem substâncias que, apesar de serem regulamentadas pela ANVISA, não podem ser classificadas como medicamentos, nem cosméticos, o que dificulta sua regulamentação e estudos.
A tatuagem pode ainda provocar alergia ao tatuado por conta da tinta; irritação com coceira; formação de queloide quando a cicatrização não é adequada; e risco de contaminação quando o estúdio e os materiais usados não são higienizados da maneira correta.
Além de alergias e problemas de pele, os produtos químicos tóxicos encontrados nas tintas de tatuagem podem causar outros efeitos adversos à saúde, como o câncer.
“Bom, a tatuagem feita de maneira correta não faz mal à nossa pele. Para isso, é necessário que o tatuador use sempre materiais limpinhos e agulhas descartáveis, ou seja, que só são utilizadas uma vez e depois são jogadas fora.
Frutos do mar, como camarão e caranguejo; Laticínios gordurosos, como leite integral, iogurte integral, manteiga e queijos amarelos; Alimentos industrializados, como comidas do tipo fast food, macarrão instantâneo, temperos em cubo, ou sachê, e molhos prontos; Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumante.
Quem escolhe marcar a pele com uma tatuagem pode ter a expectativa de ter o desenho na pele pelo resto da vida, com brilho e sem distorções. No entanto, com o passar do tempo, a tatoo pode se desbotar e ficar menos nítida. De acordo com especialistas, isso é inevitável de acontecer, mas é possível retardar o processo.
Cada picada da agulha é uma ferida, à qual o corpo reage iniciando um processo inflamatório. Isso significa que o corpo vai enviar células do sistema imunológico para o local da ferida, e células especiais chamadas macrófagos vão 'comer' a tinta pra tentar limpar a inflamação causada por ela.
Logo após fazer a sua tattoo, o local pode soltar um pouco da tinta que foi injetada na pele. Essa tinta pode sair acompanhada por sangue e uma secreção, chamada plasma. Esse processo pode demorar alguns dias para passar, mas tudo isso faz parte da cicatrização da tatuagem.
Não coçar ou arrancar as casquinhas que surgem durante a cicatrização, evitando danos aos traços. Caso contrário, ao fim da cicatrização, sua tatuagem poderá ter falhas ou até mesmo, gerar uma inflamação. Evitar o uso de roupas que abafem a tatuagem, por no mínimo 10 dias.
O ideal entre os cuidados pós-tatuagem é não tomar sol durante a cicatrização completa, que costuma levar de 15 a 30 dias. Depois disso, está liberado, desde que você use protetor solar com FPS mínimo de 30, e não passe longas horas sob o sol.
Se a hidratação não é suficiente, a pele fica suscetível à descamação e sensibilidade, o que pode gerar rachaduras, e até mesmo o desenvolvimento de feridas. Portanto, para que a sua tatuagem cicatrize bem, é importantíssimo que você siga esses passos.
Quantos dias tem que passar pomada na tatuagem? Pergunte ao(à) tatuador e ao(à) dermatologista para saber exatamente o prazo, de acordo com as características da sua pele. Mas, em geral, a indicação é de que você só passe pomada ou creme a partir do quarto ou quinto dia após deixar o estúdio.