O que acontece com quem reza o terço todos os dias?
Ao rezar o Terço todos os dias, meditando nos Mistérios da Vida de Cristo, crescemos na semelhança a Cristo, como nos ensinou João Paulo II: “O Rosário, lentamente recitado e meditado em família, em comunidade, pessoalmente – vos fará penetrar pouco a pouco nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Mãe, evocando todos ...
O que acontece quando rezamos o terço todos os dias?
É uma obra de misericórdia que devemos praticar. E, além disso, podemos alcançar, pelo Rosário, a intercessão de Maria e graças para nossas famílias, assim como nos diz São Pio X: “Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa Pátria, rezai todos os dias, em família, o Santo Rosário”.
Rezar o terço é uma maneira de fortalecer a fé e a confiança em Deus. O terço é a arma do cristão. São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, tinha uma enorme confiança nesta oração, a ponto de dizer: “Com esta arma, afastei muitas almas do diabo”.
O que acontece no mundo espiritual quando rezamos o terço?
Primeiro, porque, quando rezamos o Santo Rosário (ou o terço), nós estamos meditando, na vida, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, e é nesse contemplar, recordar e rezar que encontramos a força do Rosário.
A terceira e última razão que oferece o Padre Rivas para demonstrar que a Bíblia ensina o Rosário, encontra-se em Lucas 18.1. Ele argumenta: “Porque Jesus nos recomenda a orar sem cessar (Lucas 18.1).
Este culto mariano está orientado ao centro cristológico da fé cristã, de forma que, “honrando a Mãe, melhor se conheça, ame e glorifique o Filho”. Assim sendo, o caráter mariano do Rosário não nos separa, mas nos une mais intimamente a Jesus Cristo e aos mistérios de Sua encarnação, paixão, morte e ressurreição.
Segunda e sábado: quando oramos os mistérios gozosos; Terças e sextas: quando oramos os mistérios dolorosos; Quartas e domingos: quando oramos os mistérios gloriosos; Quinta: quando oramos o ministério da luz.
Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna.
O que significa colocar o terço debaixo do travesseiro?
Porque devemos guardar o rosário debaixo do travesseiro? Guarda um Rosário, ainda que seja dos pequenos, debaixo do travesseiro. Desde que tomei esse costume, os problemas se solucionaram mais facilmente, e é um bom método para os que têm insônia, verão que amanhecem com o rosário nas mãos e tiveram um bom descanso!
Além de ficar belo como acessório, é perfeito como instrumento de oração, pois pode ser usado durante uma caminhada, no horário de almoço ou numa parada ao longo do dia para organizar os pensamentos e sentimentos. Muitas vezes depois de rezar o terço, algo difícil se descomplica, novos rumos e soluções aparecem.
Uma pessoa assim acaba por não gostar do terço, mas também de todas as outras formas de oração pessoal. Isso terá como consequência uma gradativa aversão à Missa, à confissão e outras formas de piedade cristã, como uma bola de neve que vai aumentando sempre mais. “Vigiai, pois, em todo tempo e orai” (Lc 21,36a).
A Virgem, em seguida disse: - Rezai o Rosário todos os dias para obter a paz do mundo e para terminar a guerra. Nossa Senhora, nestas palavras, mostra a força do terço para alcançar a salvação e como instrumento da paz do mundo.
Ao contrário, a oração do Terço é acessível a todos, pobres e ricos, sábios e ignorantes, grandes e pequenos. Depois da Santa Missa, o Rosário é a oração mais agradável que podemos oferecer a Deus e de maior proveito para as nossas almas. Todas as pessoas de boa vontade podem e devem, diariamente, rezar o seu Terço.
Podemos rezar o terço a qualquer hora do dia ou da noite. Embora algumas pessoas prefiram rezar com contas, estas não são necessárias para o tempo que passamos com Jesus e Maria.
Ela existe em todas as religiões, em todos os cultos, porque corresponde ao nosso modo humano de relacionamento com os outros e com Deus. No cristianismo, o costume de repetir a mesma invocação data desde os seus inícios.
Então, quando se reza o Terço, a imaginação pode ser “limpa” com “a meditação”. “Ao rezar o Terço, esse canal de nossa mente está ocupado e as portas podem se abrir para a imaginação e o que eu chamo de partes 'sub-linguísticas' do nosso ser”, afirmou.
Além de ser um presente delicado e respeitoso, o Terço se converte em um artigo de forte apelo sentimental. É uma das formas de devoção mais populares e antigas. Para se ter ideia, um dos primeiros registros afirma, que a prática surgiu com os monges cristãos.
Além de trazer esse caráter religioso, esse acessório exalta ainda mais o “look” das noivas. O terço pode ser utilizado sozinho ou junto ao buquê. Há noivas que optam por entrar somente com o terço enrolado mas mãos substituindo o buquê, forma tradicional e muito comum entre as noivas mais religiosas.
Deus nos esclarece através da Sua Palavra que Ele não quer orações repetitivas. – Por isso os evangélicos “Oram”. Deus nos esclarece através da Sua Palavra que Ele não quer orações repetitivas.
Mas afinal é correto usar um Terço à volta do pescoço? A Igreja não tem qualquer declaração oficial sobre o uso de contas do rosário. Quando abençoado, um rosário (Terço) é um sacramental, e alguns sacramentais (como o escapulário) são usados à volta do pescoço.