As linhas imaginárias horizontais são paralelos (circundam o globo na direção Leste-Oeste) ou linhas de latitude. Elas são usadas para medir distâncias ao Norte e ao Sul do Equador. Já as linhas imaginárias verticais são os meridianos (circundam o globo na direção Norte-Sul) ou linhas de longitude.
Os paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas ao longo da Terra, utilizadas em muitas funções cartográficas, principalmente no estabelecimento das coordenadas geográficas. Essas linhas são traçadas sobre o globo terrestre no sentido horizontal e vertical.
As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.
As coordenadas geográficas são linhas imaginárias denominadas paralelas e meridianas. As coordenadas geográficas são consideradas um sistema de localização na superfície terrestre através das linhas imaginárias traçadas de forma horizontal e vertical.
Como e chamado o conjunto de linhas imaginárias que permite?
O conjunto de linhas imaginárias traçadas na superfície terrestre é chamado de coordenadas geográficas. Elas permitem a localização de qualquer ponto no espaço geográfico por meio de uma grade de coordenadas.
Os trópicos de Câncer e de Capricórnio são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido leste–oeste. Eles são fundamentais para a localização no espaço geográfico. Os trópicos de Câncer e Capricórnio são exemplos de linhas imaginárias que cortam a Terra.
Os principais paralelos recebem denominações específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul.
O principal paralelo é a Linha do Equador, que divide a Terra nos hemisférios norte e sul. O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich, que divide a Terra nos hemisférios oeste e leste.
Quais são as duas principais linhas imaginárias que dividem a Terra?
Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Ilha Nula é o ponto na superfície da Terra onde o Meridiano Principal e o Equador se cruzam, a zero grau de latitude e zero grau de longitude (0° N, 0° L). Usando o datum WGS84, este ponto está localizado em águas internacionais no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico, próximo da costa da África Ocidental.
A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta entre os hemisférios norte e sul. Ela está localizada na porção central da esfera terrestre, mais especificamente no centro da zona climática tropical.
A Linha do Equador é uma linha imaginária, chamada também de paralelo, localizada exatamente no centro do planeta Terra, dividindo-o em dois hemisférios idênticos. Ela corresponde, assim, à maior circunferência que pode ser traçada no plano horizontal da esfera terrestre.
Meridiano de Greenwich é o principal meridiano do planeta. Com base nele calculamos os fusos horários e dividimos o globo em dois hemisférios: Leste e Oeste.
Longitude: é a distância em graus medida entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich, estabelecido como o meridiano de 0º. As longitudes variam até 180º, tanto em direção leste quanto em direção oeste, adquirindo sinal negativo para indicar o hemisfério ocidental.
A Linha do Equador, que é o paralelo de 0º, separa o globo terrestre em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Já o Meridiano de Greenwich (0º) e o seu meridiano oposto, a Linha Internacional da Data (180º), dão origem aos hemisférios Ocidental (ou Oeste) e Oriental (ou Leste).
No total são dois, sendo um presente no Hemisfério Norte — Trópico de Câncer — e outro no Hemisfério Sul — Trópico de Capricórnio. Os trópicos cortam a Terra no sentido Leste–Oeste e não se encontram entre si.
O Meridiano de Greenwich recebe esse nome porque atravessa o Observatório Real de Greenwich, localizado no bairro Greenwich Park, na cidade de Londres, capital da Inglaterra.
Começando pelo Meridiano de Greenwich e tomando a direção leste, o paralelo 33° Norte passa pela: Argélia, Tunísia, Líbia, Israel, Síria, Jordânia, Iraque, Irão, Afeganistão Paquistão, Índia, China, Japão, Estados Unidos da América, Portugal e Marrocos.