O que acontece depois de acionar o Procon?

Após ser recebida, a denúncia é analisada e, constatados indícios suficientes de autoria e materialidade da infração à legislação consumerista, haverá a inclusão do caso na programação da Divisão de Fiscalização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br

Quanto tempo demora para o Procon resolver um caso?

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que acontece com uma empresa denunciada no Procon?

Além do poder de fiscalizar as empresas em suas atuações no mercado de consumo, o Procon possui o canal de reclamações dos consumidores, no qual, após denunciada alguma prática ilegal, o órgão passará a analisar o conteúdo denunciado, posteriormente, notificará as empresas envolvidas para que promova sua resposta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo que a empresa tem para responder o Procon?

A empresa deverá acompanhar diariamente as reclamações recebidas por meio do site e respondê-las em até 10 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

É verdade que o Procon está devolvendo dinheiro?

O Procon-SP não faz devolução de valores de qualquer tipo de empresa, não cobra por seus serviços e não solicita dados pessoais ou bancários via aplicativo de mensagens ou redes sociais. Não existe cashback escondido em compras/transações de cartões de crédito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

PROCON Como é o Processo de Reclamação e quais penalidades que o Procon pode aplicar

O que acontece se a loja não responder ao Procon?

Caso a empresa não responda a notificação do PROCON APT, ou simplesmente não compareça em audiência, ela será multada e o consumidor será orientado a buscar o judiciário para ingressar com uma ação judicial, sendo por meio da Defensoria Pública (quando preenchidas as causas que o qualifique), ou diretamente por meio ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aparecidadotaboado.ms.gov.br

O que acontece se o Procon não resolver o problema?

Caso o consumidor indique que o problema não foi resolvido, automaticamente a reclamação será convertida em processo administrativo e o fornecedor será novamente contatado em busca de um solução.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quais as etapas do Procon?

  • - TRIAGEM.
  • - ATENDIMENTO PRELIMINAR.
  • - CARTA DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR (CIP)
  • - AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.mt.gov.br

Quantos dias o Procon resolve um problema?

Caso o produto apresente qualquer problema de qualidade, o fornecedor tem até 30 dias para resolver e entregar o bem em perfeitas condições.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Como o Procon notifica?

A intimação pode chegar de modo escrito, pelo correio ou pelos sistemas eletrônicos do órgão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que o Procon faz com a empresa?

Após fazer a reclamação, o Procon notificará a empresa envolvida, que terá um prazo para apresentar uma solução. Caso a empresa não apresente uma solução satisfatória, o Procon poderá aplicar sanções e multas, além de promover ações judiciais em defesa dos direitos dos consumidores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?

No caso de compras realizadas em loja física, o fornecedor não é obrigado a devolver o dinheiro do consumidor em caso de desistência de compra. Isso acontece porque o Código de Defesa do Consumidor entende que o cliente pôde ver ou experimentar o produto antes de finalizar o pagamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br

O que fazer quando a empresa não resolve o problema?

Você também pode apresentar reclamação no Procon ou publicá-las em sites especializados. Como a empresa é notificada sobre essas ocorrências, muitas vezes isso faz com que elas tomem alguma atitude, principalmente devido aos impactos negativos que as reclamações podem trazer para a sua imagem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em resolvarapido.com

O que acontece com uma empresa quando ela é denunciada ao Procon?

Se o fornecedor não resolve o problema do consumidor, há a inserção do nome da empresa no Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas Não Atendidas e o caso é encaminhado para a Divisão de Fiscalização, para que seja aplicada ao fornecedor eventual sanção administrativa (multa).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br

Quanto tempo o Procon notifica a empresa?

– o prazo legal para a emissão da certidão é de 10 (dez) dias úteis, a partir da data do protocolo, conforme art. 114 da Constituição do Estado de São Paulo e Lei Estadual n.º 10.177/98; – é detalhada uma reclamação ou processo POR CERTIDÃO, ou seja, para cada reclamação ou processo, deverá ser elaborado um pedido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quando o Procon pode multar uma empresa?

É competência do Procon aplicar multa pelo descumprimento das leis de defesa do consumidor. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reiterou a legitimidade do Procon para aplicar multas por descumprimento de suas determinações, na defesa de interesse dos consumidores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Para quem vai o dinheiro da multa do Procon?

Do total de multas aplicadas de 2019 até dezembro de 2022, 178 foram pagas, o que resultou na destinação de quase R$ 2,9 milhões ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fecon). Estes recursos são geridos pelo Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Confecon).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aen.pr.gov.br