A camarinha consiste no recolhimento do médium para um ritual de preparação da cabeça, ou seja, fazer com que tenha uma melhor evolução do Orí para assim permitir uma melhor manifestação das entidades.
A camarinha é um rito que como todos os outros é a “concretização” do mito por meio da linguagem simbólica. Já o símbolo ocupa lugar privilegiado, pois é a própria expressão da vivência religiosa na camarinha. Ele ordena a expressão, constitui o visível do enredo ligado à linguagem fundante mitológica.
Em caso de camarinhas de assentamento de Orixá, parte importante de preparação de um futuro Pai/Mãe de Santo, elas se estendem por alguns dias e noites onde o médium fica em contato com o sagrado sem poder sair durante esse período.
O que é o congá na Umbanda? O Congá é o coração de um terreiro de Umbanda é mais do que um altar, é um portal sagrado onde o humano e o divino se encontram. Cada elemento tem um propósito, as imagens, as velas, as pedras e até a água ancoram energias que equilibram, protegem e fortalecem a fé.
Também chamada de Camarinha de umbanda, é firmar a energia do orixá na cabeça de quem vai se deitar. Todo o ritual é feito para assentar o axé dos orixás, aplicando e condensando sua energia na cabeça do médium (ou ori).
T.E.O.C - Saída de Camarinha (14/12/2024) | Reforço de 21 Anos - Wanessa D'Ogum
Como funciona a camarinha?
A Camarinha é um ritual de umbanda que tem o peso de uma iniciação para o povo do candomblé, Porém camarinha é muito diferente de iniciação no candomblé, pois umbanda não é uma religião iniciática.
🔸 Deitada: É o momento de recolhimento e entrega. Uma experiência de introspecção, silêncio e aprendizado, onde o médium se alinha com seus guias e orixás, mergulhando em uma conexão espiritual.
Qual a diferença entre Congá e Tronqueira na Umbanda?
Funciona como um facilitador e concentrador de energias e ponto de conexão com o Alto. Já a tronqueira, como o congá, é o local onde estão as imagens, elementos, símbolos, velas e tudo o que representam as Linhas, Tronos, Orixás e Guias de Lei da Esquerda da Umbanda.
É um ato de humildade, obediência e resignação a Umbanda. Batemos cabeça antes do inicio da gira saudando e pedindo proteção aos orixás regentes na casa. No momento de incorporação de um guia do pai ou mãe de santo, o médium deve bater cabeça para a entidade, saudando-o e pedindo sua bênção.
Como é a hierarquia dentro do terreiro de candomblé?
As religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, possuem uma estrutura hierárquica diversificada, que reflete a complexidade de suas tradições. Entre os principais cargos dentro dos terreiros dessas religiões estão o Ogã, Ekedi, o Pai e a Mãe de Santo, o Pai e a Mãe Pequena e os Cambonos.
Há também há o funeral umbandista, que é dividido em duas partes: o corpo é purificado, rito que ocorre na presença de um sacerdote, antes do corpo ser vestido e levado para o velório. Antes do enterro, ocorre a cerimônia fúnebre para a encomenda do espírito do falecido com preces, cantos e hinos.
O olhar de poder (No culto é normal os orixás se manifestarem de olhos abertos e cabeça erguida, não determinamos NADA), a energia da possessão era como se ali não houvesse apenas um Orixá e sim vários ao mesmo tempo. Atos fortes, semblante sereno e de alegria ao mesmo tempo.
A deitada (também chamada de camarinha) é um destes rituais que pode ser praticado de diversas formas dependendo da casa, mas traz em si um fundamento muito bonito que é firmar a energia do orixá na cabeça de quem vai se deitar.
Em resumo, Camarinha é um ritual que acontece dentro do terreiro, período pelo qual, o (a) médium que irá tornar-se Pai ou Mãe de Santo, passa “fechado” em recolhimento para conexão espiritual com o sagrado.
Nesse ritual são servidos comidas secas aos orixás e aos falangeiros, são preparadas guias dos orixás e Entidades da-se o Amací para o Orí do filho de santo. No dia da Saída de Camarinha, as entidades desse médium saen vestidas ao som de cantigas e danças.
A iniciação é um rito de passagem, uma morte simbólica que transforma um homem comum em um instrumento do Orixá, em "elegun" um yawô, pessoa sujeita ao transe de incorporação , a emprestar seu corpo para que Orixá viva entre nós mais uma vez, por um período de horas ou dias.
A expressão 'Afima ponto Baiano na sua banda' refere-se ao ato de firmar o ponto, que na Umbanda é um cântico ou oração que invoca a presença e a proteção dos guias espirituais.
Em resposta ao pedido de bênção, corretamente é respondido como: - àwúre mi! Significa minha bênção! Mas e como eu expresso: - Meu pai Ògún o abençoe ou minha mãe Yemoja a abençoe! Então, vamos aprender essa estrutura gramatical.
Feixe de penas ornamentais, geralmente longas e pontiagudas, no topo da cabeça de certas aves, como as garças, os grous ou os pavões, em especial no período reprodutivo.
Qual a diferença entre terreiro de Umbanda e Candomblé?
A Umbanda tem influência africana, cristã, indígena e espírita. Também tem a crença nos orixás, espíritos iluminados e suas energias. Diferente do Candomblé que tem a cultura africana muito mais forte. Além disso, os umbandistas trabalham com a incorporação de índios, caboclos e pretos velhos nos atendimentos, tá?
EXÚ TRONQUEIRA O Exú Tronqueira é aquele que guarda o Terreiro e passa por uma triagem às pessoas que entram no Terreiro. Por isso a sua casa é colocada junto à porta de entrada e é a primeira a ser saudada.
Por isso, quem tem essa crença pode pedir em oração, antes de dormir, que seu povo e seus mentores tragam informações. Entretanto, pedir não significa um retorno imediato, pois a umbanda acredita que a agilidade ou a demora das entidades em se manifestar é inerente ao merecimento de cada pessoa.
A feitura do santo proporciona remanejamentos identitários que interferem em outros microssistemas. O respeito extremo à hierarquia é valorizado e está associado à realização de obrigações, provendo saberes e experiências a serem compartilhados com o decorrer do tempo.
O propósito do amaci é vibrar um poder de realização específico para determinada. situação, através do repouso de misturas de ervas e líquidos sobre a coroa do médium. Após aplicado na coroa do médium, a mistura ali permanece vibrando intensamente por algumas horas.