A Cerimônia do Jaleco é mais que um evento. É um marco na vida de qualquer profissional da saúde. Nesse rito de passagem, os estudantes vestem seus jalecos pela primeira vez, simbolizando o compromisso assumido com a profissão.
A cerimônia tem como objetivo despertar no aluno o profissionalismo e comprometimento médico ainda no início da graduação. Para isso, os estudantes recebem um jaleco branco como símbolo do compromisso que assumem com as atividades da área.
Vestir pela primeira vez seu jaleco é a melhor sensação que o novo acadêmico pode ter. Entretanto, em outras celebrações, a peça é entregue pelos estudantes já veteranos do curso para os seus calouros afilhados.
Ela vai abordar como cuidar da vestimenta, seguindo a biossegurança, o compromisso em cumprir as medidas de proteção contra o risco biológico e o compromisso que o aluno assume ao usá-lo.
“Ao vestir esse jaleco, / eu juro pela minha vida e minha honra, / dedicar minha profissão a serviço da humanidade. / Vestindo este jaleco respeitando a dignidade / e os direitos da pessoa humana, / exercendo a profissão da saúde de forma consciente e dedicada. / Respeitando a vida desde a concepção até a morte, / não ...
Lembrando que cada aluno tem direito de levar 3 pessoas consigo e, caso queira levar convidados excedentes, terá que comprar o convite no valor de 20 reais. Após pagamento dos valores o aluno receberá o convite digital para entregar aos seus convidados.
Durante a cerimônia, o padrinho ou madrinha veste o jaleco no estudante, representando esse rito de passagem para uma nova jornada. Para esses futuros profissionais, os padrinhos são pessoas essenciais para enfrentar os desafios rumo ao seu grande sonho.
A Cerimônia Integrada do Jaleco é obrigatória e faz parte da formação acadêmica do aluno. Para par cipar da cerimônia, o aluno deverá atender às exigências de ordem legal e as orientações de caráter norma vo, discriminadas a seguir: 1.
Cerimônia do Jaleco de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Fonoaudiologia; Calouros dos cursos da área da Saúde participam da Cerimônia do Jaleco.
"O jaleco na profissão de enfermagem é um poderoso símbolo de comprometimento, profissionalismo e cuidado. Ele representa a dedicação dos enfermeiros em servir e proteger aqueles que necessitam de cuidados de saúde, sendo um emblema de honra e orgulho para toda a comunidade de enfermagem.
A Cerimônia do Jaleco não apenas simboliza a transição para uma nova etapa acadêmica, mas também reforça o comprometimento dos estudantes com os princípios da Psicologia: empatia, respeito e cuidado. Que esses jalecos sejam mais do que uma vestimenta, mas um lembrete constante do propósito que os une.
Durante a cerimônia, os alunos recebem o Vade Mecum da mão de seus padrinhos, marcando a entrada dos alunos no curso e o compromisso com suas responsabilidades éticas e morais ao longo da graduação e profissão.
O quê bordar no Jaleco de estudante de Enfermagem?
O jaleco deverá ter três bolsos frontais, dois na altura do quadril e um na altura do peito esquerdo, onde será bordado o nome do aluno e, abaixo dele, o nome do curso.
Trata-se de um rito de passagem em que o aluno do curso superior da área de saúde promete se responsabilizar com a saúde de um modo geral e dedicar-se à profissão realizando um juramento, seguido da colocação do jaleco por um(a) padrinho ou madrinha escolhido (a) por ele próprio.
Quantas pessoas pode levar na Cerimônia do jaleco?
O jaleco é colocado no estudante por um familiar presente na cerimônia. DEVIDO A PANDEMIA E OS PROTOCOLOS , CADA ALUNO DEVERÁ LEVAR APENAS 1 CONVIDADO - PADRINHO OU MADRINHA .
Na hora da jura, os calouros devem se vestir roupas brancas e o jaleco deve seguir as seguintes normas: O jaleco tem um significado muito importante nesta celebração, pois transmite transparência, responsabilidade e pureza por profissões que são baseadas em amor e cuidado com o próximo.
“Falamos sobre biossegurança e sobre o cuidado na prática da profissão também. Essa cerimônia dá para o aluno o compromisso com o paciente, o compromisso de zelar pela vida, pela saúde do paciente”, pontuou Denia Rodrigues Chagas, coordenadora do curso de Enfermagem.
Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.
“-Ao vestir esse jaleco, / na condição de bacharelando em Enfermagem/ eu juro pela minha vida e minha honra, / dedicar-me desde já a serviço da humanidade. / Vestindo este jaleco respeitando a dignidade / e os direitos da pessoa humana, / exercendo as atividades de forma consciente e dedicada. / mantendo elevados os ...
Os discentes podem, a partir da Cerimônia, usar a vestimenta – que é também um equipamento de segurança que o profissional usa para manusear instrumentos laboratoriais. Esse é o início dos primeiros passos práticos, quando o aluno poderá vivenciar a atuação de mercado da sua futura profissão ”, disse.
A Cerimônia do Jaleco é um evento que marca o início da jornada dos profissionais da saúde, simbolizando o compromisso com a profissão e a responsabilidade perante a sociedade.
A Cerimônia das Capas é um evento realizado pela Faculdade ViaSapiens que simboliza a passagens de diversas etapas da graduação dos alunos da ViaSapiens.