Prometáfase: ocorre a desintegração do envoltório nuclear, também chamado de carioteca. Os microtúbulos que partem do centrossomo ligam-se ao cinetócoro (estrutura proteica localizada no centrômero) dos cromossomos. Os cromossomos continuam sua condensação.
Prófase I – nessa etapa ocorre a condensação dos cromossomos; o sumiço temporário da carioteca; desaparecimento do nucléolo e a duplicação dos centríolos para os polos da célula. Na prófase também acontece a permuta de genes (crossing-over), por meio da troca de pedaços entre cromossomos homólogos.
Na metáfase, o fuso já capturou todos os cromossomos e os alinhou no meio da célula, que está pronta para a divisão. Todos os cromossomos estão alinhados na placa metafásica (não se trata de uma estrutura física, é apenas um termo para o plano em que os cromossomos estão alinhados).
A fase S é caracterizada pela síntese de DNA ou replicação dos cromossomos. Na G2, por sua vez, ocorrem eventos bioquímicos que regulam a progressão do ciclo celular, verificando se a replicação do cromossomo se completou. A fase M é caracterizada pelo período de divisão celular ativo.
Ciclo Celular: Mitose | RESUMÃO | Prof. Paulo Jubilut
O que acontece na fase G2?
Fase G2. A fase G2, corresponde ao intervalo entre a síntese de DNA e a divisão celular. Nessa etapa, a célula reabastece seu estoque de energia, continua seu crescimento e sintetiza proteínas necessárias para a manipulação e movimentação dos cromossomos.
Na telófase, há novamente a condensação dos cromossomos e reorganização do nucléolo e carioteca - está situando ao redor de cada conjunto cromossômico, que se descondensam. Começa a citocinese. Em células animais, a divisão se dá de fora para dentro das células – citocinese centrípeta.
O que é anáfase? A anáfase é o estágio da meiose em que as cromátides irmãs dos cromossomos são puxadas para lados opostos da célula-mãe. Ela é um dos estágios centrais da divisão celular, ocorrendo após a metáfase e antes da telófase. Na meiose, o material genético da célula é duplicado antes da divisão celular.
Vale salientar que a meiose, assim como a mitose, é precedida da duplicação dos cromossomos, um processo que ocorre na chamada interfase. A meiose é dividida em meiose I e meiose II.
O fenômeno conhecido como crossing over ou permutação é um dos dois processos que leva à recombinação gênica durante a meiose nos eucariontes. O segundo processo que leva a esse resultado é a segregação independente dos cromossomos.
nome feminino. [ Citologia ] Segunda fase da mitose celular, durante a qual os cromossomas condensados se alinham no centro da célula. Origem etimológica:meta- + fase.
A Prófase I é a primeira etapa da meiose I. Nela ocorre o pareamento dos cromossomas homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over (também chamado de permuta).
A metáfase é uma fase das divisões celulares, que acontece tanto na mitose quanto na meiose. A perfeita ocorrência dessa etapa é importante para que a separação do material genético seja completa e de acordo com o número de cromossomos presentes na célula.
Na prófase ocorrem os primeiros eventos da divisão, tais como o início da migração dos centrossomos (que se dividiram na fase S) para pólos opostos; início da desestruturação do envoltório nuclear e da condensação dos cromossomos.
Na anáfase II, os centrômeros separam-se, e as cromátides, agora separadas, migram para os polos opostos. As cromátides, a partir desse momento, ficam como cromossomos individuais.
Anáfase I: os homólogos se separam e vão para extremidades opostas da célula; as cromátides-irmãs permanecem juntas. Telófase I: as células recém-formadas são haploides, n = 2; cada cromossomo ainda tem duas cromátides-irmãs, mas as cromátides de cada cromossomo não são mais idênticas entre si.
Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose.
As etapas da mitose são prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Ao fim da telófase, observa-se a ocorrência da citocinese, ou seja, a divisão do citoplasma da célula, gerando duas células-filhas. Vale destacar que essas etapas variam de um autor para outro.
É neste período que a célula preserva-se, quando diferenciada e ativamente funcional, na composição de um tecido ou órgão. Células que se preservam neste estado diferenciado até sua morte, sem realizar divisões são ditas em G1 prolongado ou fase G0 do seu ciclo celular.
Na fase S, como dito anteriormente, inicia-se a duplicação do material genético da célula. Ao final do processo, a célula terá o dobro de DNA, o que permitirá que, no final da divisão, sejam formadas duas células idênticas com o mesmo número de cromossomos.
O g1 é o portal de notícias da globo e líder de audiência no jornalismo digital no Brasil. Conheça mais sobre a história do g1. No dia 18 de setembro de 2006, entra no ar o g1, site de notícias da Globo.