O TikTok está com os dias contados nos EUA. A chinesa ByteDance, controladora do aplicativo, tem 270 dias para vender sua participação ou enfrentará a proibição da plataforma de compartilhamento de vídeo no país, segundo um projeto de lei aprovado pelo Senado americano.
A gigante chinesa ByteDance não quer vender o TikTok e fará tudo o que estiver ao seu alcance para evitar esse cenário. Além disso, o governo chinês também precisaria aprovar qualquer plano de desinvestimento e já disse publicamente que se oporia a uma venda forçada.
A chinesa ByteDance, dona do TikTok, reforçou seu controle sobre as operações da rede social de vídeos nos Estados Unidos nos últimos dois anos, mesmo com o ímpeto para proibir o aplicativo crescendo em Washington.
O motivo da pressão sobre o Tiktok, segundo congressistas, é o risco de que a China espione dados dos usuários americanos do app, algo que não foi comprovado. A desconfiança foi encampada ainda no governo Trump, que chegou a proibir o aplicativo de operar nos EUA, em 2020, mas a ordem foi derrubada na Justiça.
A sede global do TikTok fica em Los Angeles e Singapura, e seus escritórios incluem Nova York, Londres, Dublin, Paris, Berlim, Dubai, Jacarta, Seul e Tóquio.
Por que alguns governos veem TikTok como ameaça - e o que diz a rede social
Quem é o dono do TikTok Brasil?
Quem são os donos do TikTok? O TikTok é controlado pela ByteDance, empresa chinesa fundada por um grupo liderado por Zhang Yiming, presidente do conselho da companhia até 2021, e Liang Rubo, que ocupa o cargo atualmente.
Entre esses países estiveram Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Holanda e Noruega. Na Dinamarca, a proibição só se aplica aos funcionários do Ministério da Defesa; na Letônia, aos do Ministério do Exterior. Desde setembro o app está excluído dos celulares oficiais no Parlamento Europeu.
A ideia de banir a plataforma vem desde o governo de Donald Trump, que dizia que a ByteDance, dona do TikTok, representava um risco para a segurança do país porque a China poderia se aproveitar do poder da empresa para obter dados de usuários americanos.
O TikTok está disponível em mais de 150 países e em 75 idiomas, enquanto o Douyin só pode ser usado na China. Os dois aplicativos têm muitos recursos semelhantes, mas continuam sendo serviços separados.
Antes do seu boom de popularidade, o TikTok se chamava "musical.ly". A mudança ocorreu em 2017, quando a empresa Bytedance, responsável por muitas plataformas chinesas de conteúdo digital e de ...
TikTok está investindo em seus escritórios no Brasil! Segundo fontes ouvidas pelo REsource, o popular aplicativo de vídeos curtos chinês, TikTok, irá ocupar cinco andares no edifício Infinity Tower, em São Paulo.
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas. Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin.
O CEO do TikTok, Shou Chew, publicou um vídeo em defesa da própria plataforma nesta quarta-feira (13). No post, feito na conta oficial da rede social, o executivo argumenta contra a proibição do serviço nos Estados Unidos.
O Musical.ly, um app e rede social musical mudou de nome em 2018 e passou a se chamar TikTok. A mudança se deu por causa da aquisição da desenvolvedora por outra empresa, que fundiu o aplicativo de dublagens a outro similar que se chamava: TikTok.
O Nepal proibiu o TikTok, da China, porque o conteúdo da rede social "era prejudicial à harmonia social". A decisão surge dias após o país ter aprovado uma nova regra que exige que as empresas de redes sociais criem escritórios no país.
Trump pode ter mudado de ideia, mas em 2020, quando ainda era presidente, emitiu um decreto em agosto para proibir o uso do TikTok nos Estados Unidos, alegando que a plataforma ameaçava a segurança nacional.
Envolvida em disputa dos EUA, a Bytedance, dona do TikTok, foi fundada em 2012 pelo empreendedor chinês Zhang Yiming. Importante rede social para criadores de conteúdo, o TikTok está no meio de uma disputa nos Estados Unidos, depois que a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que pode banir o aplicativo do país.
Por que o TikTok é proibido no Japão? Os legisladores americanos alegam que o TikTok poderia ser usado para coletar dados de cidadãos americanos, além de censura de conteúdo e danos à saúde mental das crianças.
🚫 Produtos de contrafação - o conteúdo não deve mostrar ou promover documentos falsificados, tais como graus académicos, passaportes ou documentos de imigração falsificados, ou réplicas falsificadas ou não autorizadas de um produto real.
A palavra "TikTok" vem da onomatopeia tique-taque, que imita o barulho feito por relógios. O termo também é utilizado para marcar ações em um espaço de tempo. O nome da rede social faz referência aos clipes curtos dos usuários, que são a atração do TikTok.
A transação feita em setembro de 2022 teve valores que fizeram a ByteDance ser avaliada em US$ 300 bilhões. Mas um negócio com investidores dos Emirados Árabes Unidos em março passou a avaliar a empresa em US$ 220 bilhões, segundo a Bloomberg.
O problema dos dados. O TikTok já foi alvo de denúncias sob acusação de enviar dados dos usuários para o governo chinês e teve que responder às autoridades nos Estados Unidos e na Europa. Além disso, a rede social é alvo de punições e corre risco de banimento nos EUA desde o governo de Donald Trump.