Mas fique tranquilo, pois as lagartixas mordem com intenção somente os insetos que servirão de alimento para elas. E ao contrário de outros animais, a mordida da lagartixa é indolor e não causa nenhum mal, o que nos leva ao próximo tópico de dúvidas a serem esclarecidas.
“Ele não é venenoso, mas a mordida da espécie para os seres humanos podem resultar em dores, inflamações, infecções, fratura e hemorragia”, destaca. Por viver em zonas mais populosas por humanos, as ameaças à sobrevivência da espécie são constantes.
Pode ficar tranquilo porque a resposta é bem simples: assim como todos os lagartos do Brasil, as lagartixas não possuem nenhum tipo de veneno ou peçonha. Além disso, elas não transmitem doença ou qualquer outro problema.
No entanto, como todo réptil, a lagartixa pode ser portadora da bactéria Salmonela sp. e transmiti-la sem querer para as pessoas. A salmonela é uma bactéria presente na pele e na boca desses animais, por isso, ao tocá-las, a recomendação é lavar bem as mãos.
LAGARTIXA TEM VENENO? ELA MORDE? ENTENDA A IMPORTÂNCIA DESSE BICHINHO
O que atrai lagartixa em casa?
Mantenha a casa limpa
Evite deixar migalhas de comida e lixo acumulado. Um dos fatores que podem atrair o animal para a sua casa é a busca por alimento. Para quem possui jardim, é recomendado eliminar qualquer item que possa servir de abrigo e refúgio para as lagartixas.
Um dos maiores medos de quem tem fobia de aranhas, insetos e lagartixas é que esses animais subam nas camas e nas pessoas durante a noite. No entanto, esse medo é, em geral, irracional. Isso porque as lagartixas se sentem repelidas pelo calor do ser humano.
Uma vez que não costumam se aproximar de nós com facilidade, as lagartixas são bastante inofensivas para os seres humanos. Porém, assim como outros animais, elas também podem carregar micro-organismos potencialmente perigosos. Além disso, é sabido que as fezes de lagartixa transmitem doença.
Como aparece o cobreiro na pele? A pessoa pode sentir coceira, dor ou formigamento no local onde se desenvolve o cobreiro, antes mesmo do surgimento das vesículas — pequenas bolhas cheias de líquido cercadas por uma área avermelhada. Esses sintomas devem aparecer dias antes do surgimento da lesão.
Calma, não precisa ter medo, pelo contrário: ela pode te proteger! O réptil é um grande aliado no controle de pragas domésticas. As lagartixas se alimentam de traças, aranhas, pequenos escorpiões, insetos e uma das presenças mais indesejáveis em qualquer ambiente: as baratas.
A presença destes animais em casa pode ser observado como algo positivo. Ao visitarem o seu lar, elas levam energias positivas, limpas e saudáveis, que pode ser um prenúncio de que as coisas vão bem para você e sua família.
O pesquisador João Justi Jr., do Instituto Biológico de São Paulo,diz que uma maneira de tentar reduzir o aparecimento de lagartixas é trocar algumas lâmpadas comuns por lâmpadas de luz amarela, que não atraem insetos, na parte externa da casa. “Isso reduzirá a atração de insetos, que são alimento das lagartixas.
Minha recomendação aqui é básica: deixá-la em um local seguro do lado de fora da casa/condomínio, num local isolado para que ela possa procurar um abrigo (evite jardins, graminhas, porque algumas formigas podem fazer a festa se encontrar ela antes).
OBS: Como acontece o efeito deste Produto: As lagartixas transpiram pela sua pelo o produto age impedindo esta transpiração normal delas, sendo assim acarretando seu sistema respiratório, no repelente acontece que elas notando esta dificuldade ao transitar sobre onde o produto foi aplicado começam a se dispersarem ...
As telas também são eficientes para evitar a entrada de insetos indesejados. Existem diversos repelentes que podem ser utilizados para espantar lagartixas sem causar danos a elas. Por exemplo, o uso de óleos essenciais como o de hortelã-pimenta, citronela e lavanda pode ser eficaz para afastar esses répteis.
Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura na parede e tetos ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai para sua caçada, passeia pelas paredes, portas e janelas a procura de suas presas. A fêmea põe 1 ou 2 ovos numa casca de árvore ou numa fenda de pedra.
A "doença da lagartixa" é uma parasitose comum em felinos, resultante do hábito natural de caça. O parasita causador é o Platinosoma, que é transportado por répteis, como lagartixas e sapos, que não adoecem com a infecção, mas o carregam em seu organismo e o disseminam através de suas fezes.
Mas fique tranquilo, pois as lagartixas mordem com intenção somente os insetos que servirão de alimento para elas. E ao contrário de outros animais, a mordida da lagartixa é indolor e não causa nenhum mal, o que nos leva ao próximo tópico de dúvidas a serem esclarecidas.
As lagartas do gênero Lonomia são as únicas que têm maior relevância para a saúde pública, pois podem ocasionar acidentes graves ou mortes, pela inoculação do veneno no organismo, que se dá por meio do contato das cerdas urticantes com a pele.
Cebolas: Espalhe pedaços de cebola pela casa. Elas não suportam o cheiro de cebola. Naftalina: Pelo menos motivo das cebolas, elas espantam a lagartixa devido ao odor. Água Gelada: A água gelada é um agente paralisante da lagartixa.
Elas enxergam muito bem durante a noite, já que seus olhos são 350 vezes mais sensíveis à luz que os olhos humanos. Isso faz com que as lagartixas cacem centenas de pequenas moscas e mosquitos durante o período. Elas são tão rápidas, que conseguem capturar os insetos em pleno voo.