Como a chuva pode afetar a sua moto A moto na chuva estraga alguns componentes caso essa exposição seja regular. Isso porque a água da chuva pode penetrar em partes sensíveis da moto, como o motor, a caixa de marchas e o sistema elétrico, causando corrosão e mau funcionamento.
Se a água estiver acima do eixo da roda, existe o risco de a moto afogar e morrer. Se isso acontecer, a água pode entrar no bocal do filtro de ar ou na saída de escapamento e os danos – e o prejuízo – podem ser grandes.
Deixar a moto na chuva pode trazer consequências para ela e para a sua segurança. A água em excesso pode causar danos elétricos e mecânicos à moto, assim como a corrosão de peças e a formação de ferrugem.
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Quando chove, minha moto não pega.?
Primeiramente, verifique se sua moto está seca antes de tentar ligá-la novamente. Se houver água acumulada em áreas como o tanque de combustível ou o filtro de ar, remova-a cuidadosamente. Em seguida, verifique as conexões elétricas, para garantir que não estejam molhadas ou danificadas.
Sempre utilize capacete, jaqueta resistente à água, calças e botas apropriadas, além de luvas que proporcionem uma boa aderência mesmo quando molhadas. Esses itens são essenciais para proteger o corpo em caso de queda. Na Promenac Motos você encontra todos os itens para garantir a sua segurança em dias de chuva.
10 – Parte elétrica/eletrônica: água e eletricidade não combinam, desse modo evite ao máximo jogar água diretamente nos interruptores dos punhos do guidão, chicote elétrico, plugues e principalmente no corpo do acelerador do sistema PGM-FI injeção eletrônica.
Entrada de água no motor é um problema que precisa de muita atenção. Isto porque a entrada de líquido na câmara de combustão, pode gerar desde “apagamento” do motor, até danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim.
Andar de moto na chuva pode ser extremamente perigoso. Portanto redobre a atenção, pois as possibilidades de um acidente aumentam e a dificuldade de pilotar a moto é completamente diferente. Em rodovias esse cenário se torna pior ainda.
Além do risco ao motor e escapamento, os scooters usam câmbio do tipo automático – conhecido como CVT. Se o componente ficar abaixo da linha da água a caixa de engrenagem será afetada assim como o óleo será contaminado com lama.
Suavidade nos movimentos. Para pilotar na chuva, além de saber como frear a moto na chuva, é indicado manter uma troca de roupa sempre pronta, pois prevenir nunca é demais. Em dias de chuva, outra dica relevante é: faça movimentos suaves. Ajustes do acelerador, a frenagem e as curvas devem ser realizados suavemente.
Antes de começar a limpeza, procure um local com sombra para lavar e secar a moto, evitando que os raios de sol danifiquem a pintura ou deixem manchas de água. Lembre-se que o veículo deve estar frio antes da lavagem.
6 – Secar a moto é fundamental, principalmente as partes elétricas. A secagem ainda ajuda, pois para passar o pano com cera a moto deve estar completamente seca.
Para evitar esse problema, procure sempre transitar pelo local onde a maioria dos veículos e motocicletas está passando. Na chuva, é necessário abaixar totalmente a viseira, o que normalmente poderá embaçar. Mantenha abertas todas as entradas de ar de seu capacete.
Por isso, ao pegar a moto com chuva, não se esqueça de estar com a vestimenta em dia, com equipamentos de proteção adequados, como jaqueta e calças impermeáveis, luvas, capacetes e botas que ofereçam aderência e proteção contra a água.
Sim, é verdade que lavar a moto com o motor quente pode representar riscos de danos, especialmente ao bloco metálico. Quando você lava a moto enquanto o motor está quente, há uma brusca mudança de temperatura na superfície do bloco do motor. Isso pode causar o que é conhecido como choque térmico.
No entanto, quando entra água no motor, o líquido penetra na câmara de combustão. Logo, pode gerar, não apenas apagamento do motor, mas também danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim. Quando entra água no motor do carro, atinge a compressão, que, normalmente, comprime apenas ar e combustível.
Ao tentar dar partida novamente, o pistão comprime a água que não tem como sair e força biela, pistão e outras partes móveis do motor. “Caso a moto morra, não tente ligar ou dar tranco, ponha em ponto-morto e empurre até um local seguro”, ensina Alexandre.
O que pode acontecer se entrar água no motor da moto?
A entrada pode danificar o filtro de ar, o que leva a uma mistura incorreta entre ar e combustível, afetando o desempenho. Além disso, a água pode entrar em contato com componentes eletrônicos, causando mau funcionamento ou curto-circuitos.
Apesar do mito de que motos e scooters elétricas devem ficar longe da água, elas podem, inclusive, ser lavadas, mas é preciso ter alguns cuidados. Como a moto elétrica usa eletricidade como combustível, muita gente pensa que uma motocicleta alimentada por baterias deve passar longe da água.
É muito importante que não tenham contato algum com os componentes usados na lavagem, como água e sabão. Alguns exemplos de componentes sensíveis são: bobina de ignição, velas de ignição, bateria automotiva e seus terminais, entre outros.
A melhor maneira de não molhar os pés é colocando uma bota de chuva de cano médio ou alto. Tenha ainda no seu “kit chuva” um par de meias para poder trocar caso entre água pela panturrilha.
A capa de chuva é a melhor maneira de se proteger da chuva na moto. Feita de material impermeável (geralmente nylon ou PVC), essa vestimenta garante mais conforto e segurança durante as viagens.
Os profissionais da moto usam dois tipos de capa de chuva para motociclista: PVC e nylon. Estas versões podem estar presentes na forma de capa, ou, no conjunto de calça e jaqueta. Elas são populares pelos preços baixos, embora não ofereçam proteção 100% garantida.