O que acontece quando a vaca pare e não consegue levantar?
A hipocalcemia é a baixa quantidade de cálcio no sangue. O que faz com que o animal não consiga levantar após o parto, por falta de minerais que auxiliam nas funções nervosas e musculares. Esta alteração está relacionada a alta demanda do cálcio pela glândula mamária e mecanismos fisiológicos do parto.
O que fazer quando a vaca não levanta após o parto?
É necessário o aporte de cálcio via endovenosa para garantir a sobrevivência do animal. Em alguns casos o animal poderá apresentar mais um quadro de hipocalcemia nos dias seguintes para isso pode ser feito uma aplicação subcutânea para manter a absorção do cálcio por um período prolongado.
Quando a vaca cai e não levanta mais diversos podem ser os motivos, mas estão principalmente relacionados a problemas de casco ou distúrbios metabólicos.
Caso a placenta não seja expelida naturalmente pelo organismo da vaca, há duas alternativas: retirada manual ou a partir do uso de antibióticos. O profissional que poderá avaliar a melhor alternativa é o veterinário ou o zooctenista.
A Tetra-micina, produto à base de Oxitetraciclina, antimicrobiano de amplo espectro, longa ação e excelente relação custo-benefício, atua de forma eficaz no combate das infecções oriundas da retenção placentária.
Os principais causadores da retenção de placenta, são os fatores estressantes como: deficiência nutricional, falha de manejo, distúrbios endócrinos, duração anormal de gestação, deficiências imunológicas e fatores ambientais estressantes.
A hipocalcemia puerperal é uma alteração metabólica decorrente da súbita mudança na demanda de Ca através dos compartimentos corporais para suprir a produção de colostro e o início da lactação.
Qual é a principal razão pela qual uma vaca com hipocalcemia puerperal não consegue se levantar mesmo tendo um bom escore corporal?
A hipocalcemia é a baixa quantidade de cálcio no sangue. O que faz com que o animal não consiga levantar após o parto, por falta de minerais que auxiliam nas funções nervosas e musculares. Esta alteração está relacionada a alta demanda do cálcio pela glândula mamária e mecanismos fisiológicos do parto.
O ValléeCálcio é indicado para bovinos, equinos e caprinos que estiverem apresentando sintomatologia clínica de: Deficiências de cálcio, fósforo e magnésio. Hipocalcemia Pós-Parto (Paresia da Parturiente, Febre Vitular ou Febre do Leite). Síndrome da Vaca Caída.
A literatura mostra que o tempo de permanência das vacas na posição deitada, num período de 24h, é geralmente, em torno de 8 a 14h (Muller et al., 1994).
A vaca apresenta redução da tetania, sonolência, apatia, podendo apresentar cabeça dobrada para o lado ou pescoço esticado com a cabeça no chão, protusão da língua, parada ruminal e até constipação.
Em casos de metrite ou mastite septicêmica que levam ao decúbito deve ser administrado antibiótico sistêmico e terapia de suporte, caso em que o animal deve responder em poucos dias. Além de tratar a causa primária, é necessário tratar a lesão secundária.
O que fazer quando o bezerro não consegue se levantar?
Você deve dar um trato para a matriz. Se possível, uma silagem, deixá-la num pasto com junto com a bezerrinha, fornecer uma suplementação proteica, que pode ser um proteinado de alto consumo ou então uma ração à base de energia para que ela recupere as forças.
Oferecer alimentos proteicos e energéticos, com forragens de alta qualidade no pré-parto, ajudará o animal a estar mais habituado a esse tipo de alimento após o parto, e isso se refletirá em amenização dos problemas de consumo, comuns no pós-parto.
Níveis extremamente baixos de cálcio podem causar um formigamento (geralmente dos lábios, língua, dedos e pés), dores musculares, espasmos musculares na garganta (causando dificuldade para respirar), rigidez e espasmos musculares (tetania), convulsões e ritmos cardíacos anormais.
Testes de sangue: Os testes de sangue podem ser realizados para medir os níveis de Ca no sangue da vaca. É importante monitorar os níveis de Ca no sangue antes e após o parto para detectar e prevenir a hipocalcemia.
O VALLÉECÁLCIO é indicado para bovinos, equinos e caprinos que estiverem apresentando sintomatologia clínica de Deficiências de cálcio, fósforo e magnésio; Hipocalcemia pós-parto (paresia da parturiente, febre vitular ou febre do leite); Síndrome da vaca caída; Tetania das pastagens (hipomagnesemia).
Lave as mãos e os braços dos ombros para baixo. Se tiver luvas compridas, coloque-as. Passe um pouco de lubrificante nelas, e coloque a mão dentro da vaca ou novilha (através da vagina ou canal de parto, não pelo ânus) para ver como o bezerro está posicionado. Para posição traseira, não gire o bezerro.
O que acontece com vacas que apresentam baixa condição corporal ao parto?
(1988) sugeriram que as vacas ao parirem sem adequada reserva corporal podem ser mais propensas às doenças infecciosas, transtornos metabólicos, baixa eficiência reprodutiva e redução na produção de leite, enquanto vacas excessivamente gordas estariam mais predispostas a dificuldades de parto, síndrome da vaca gorda e, ...
No entanto, ela desaparece por conta própria em mais de 90% das mulheres antes do parto. Se isso não resolver, a placenta pode se descolar do útero, privando o bebê do suprimento de sangue. A passagem do bebê pelo canal vaginal também pode rasgar a placenta, causando sangramento grave.
O que fazer quando a vaca está com retenção de placenta?
Hoje, a recomendação para retenção de placenta é não fazer nada. Dê condições para que a vaca tenha consumo, para que ela coma, para que ela não tenha que disputar tanto no cocho, mas em termos de intervenção, não há algo para ser feito para a retenção de placenta.
O que acontece se durante o parto a placenta não sair?
Normalmente, isso ocorre quando as contrações uterinas não são suficientes para a completa expulsão da placenta, fenômeno conhecido como atonia uterina. Com isso, alguns fragmentos placentários podem ficar retidos na parede do útero.