O que acontece quando as nuvens ficam muito carregadas?
Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), que pode ocorrer na forma líquida ou nas formas de granizo e neve. A água da chuva, então, retorna para a Terra, podendo seguir diferentes caminhos, como voltar para lagos e rios ou infiltrar-se no solo.
O que acontece quando as nuvens ficam sobrecarregadas?
Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem as chuvas. Estas se formam, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido (condensação). Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos, rios e lagos.
O que acontece quando as nuvens ficam mais pesadas?
Aprenda a analisar as nuvens:
Elas indicam bom tempo. Quando ficam maiores, transformam-se em cúmulos-nimbos, que produzem raios, trovões, granizo e chuvas muito intensas, acompanhadas de fortes rajadas de vento.
A teoria mais aceita para explicar a produção de cargas requerida para eletrificar uma nuvem de tempestade assume que as partículas carregadas são produzidas por colisões de diferentes partículas de gelo no interior da nuvem.
Imagens mostram ‘chuva de raios’ em nuvens carregadas de eletricidade sobre vulcão
O que acontece quando as nuvens estão bem carregadas?
Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), que pode ocorrer na forma líquida ou nas formas de granizo e neve. A água da chuva, então, retorna para a Terra, podendo seguir diferentes caminhos, como voltar para lagos e rios ou infiltrar-se no solo.
As nuvens de tempestade são compostas por gotículas d'água e cristais de gelo que se movimentam em direções diferentes devido aos ventos e às correntes de ar. Isso faz com que as partículas sejam carregadas com cargas elétricas diferentes.
Qual a forma da chuva quando as nuvens estão muito carregadas?
Cumulonimbus
Embora as pequenas cumulus não provoquem chuva, se elas se tornarem mais largas e aumentarem em tamanho para cima na atmosfera, é sinal de que chuva intensa está a caminho. Isso é muito comum no verão, com nuvens cumulus da manhã evoluírem para cumulonimbus (nuvens de tempestade) durante a tarde.
A principal razão para essa cor é que as nuvens de chuva são bem espessas. Quando elas alcançam vários quilômetros de altura, os raios de sol não conseguem atingir as gotículas que ficam na parte baixa. Como elas não recebem luminosidade, sua cor acaba sendo negra.
Como as partículas, as gotículas de nuvem são tão pequenas que não caem no chão (a menos que a nuvem esteja liberando chuva). O ar ascendente ao seu redor empurra-as para cima, a gravidade as puxa para baixo e elas acabam flutuando no céu.
As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.
Quando as nuvens estão saturadas, ocorrem as precipitações (chuvas, granizo ou neve). Quando atingem a superfície terrestre, é absorvida pelos solos e abastece o lençol freático.
Com base na altitude, as nuvens mais comum na troposfera são agrupadas em quatro famílias: Nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical.
Durante esse processo, o vapor de água presente na atmosfera se condensa e forma nuvens. Quando as nuvens ficam carregadas de água, podem provocar precipitação em forma de chuva, neve ou granizo, que é a etapa seguinte do ciclo da água.
Já uma nuvem de chuva está tão repleta de água que a luz que incide em seu topo se espalha quase toda antes de alcançar a base. Ou seja: a nuvem é grossa o suficiente para tapar o Sol em vez de se deixar atravessar por ele. Aí ela fica cinza.
Quando as nuvens estão carregadas, vêm as chuvas; quando a árvore cai, para o norte ou para o sul, ali permanece. O agricultor que espera condições de tempo perfeitas nunca semeia; se ele fica observando cada nuvem, não colhe.
O choque entre as partículas de gelo dentro da nuvem causa uma separação de cargas elétricas positivas e negativas. Quando a diferença de cargas é muito grande, uma carga elétrica, geralmente negativa, chamada condutor, fraca e invisível, deixa a nuvem e ziguezagueia para baixo, entre 30 e 50 metros de altitude.
Em quase todos os casos, a chuva se forma nas nuvens, mas em certos lugares, também é possível cair chuva sem a presença de nuvens. E nem toda a chuva que sai das nuvens atinge o solo, pois algumas vezes, ela se evapora na atmosfera bem antes de cair sobre a superfície.