Deus sempre nos ouve quando oramos. As escrituras mostram inúmeros exemplos de orações que Deus ouviu e respondeu. Ele continua respondendo às nossas orações hoje. Por meio do poder da oração, você pode receber respostas para suas dúvidas e as bênçãos que Deus lhe reservou.
Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele. Ele não responde apenas para satisfazer nossa curiosidade.
Ele ouve e atende as nossas orações ao seu tempo e ao seu modo. É por isso que oramos: "Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu". Podemos ter a certeza de que a vontade de Deus sempre é a melhor para a nossa vida. Então ore e confie!
Desde o início, Deus se comunica com o ser humano de forma a não somente transmitir mensagens, mas fazendo doação de Si mesmo a nós. “Por uma vontade absolutamente livre, Deus revela-se e dá-se ao homem” (Catecismo da Igreja Católica, nº 50).
Deus sempre está disponível para nos ouvir, mas não há garante de que todas as nossas orações sejam atendidas, mas aquelas que fazemos de acordo com a Sua vontade. Não quer dizer com isto que não devamos orar com confiança, mas que o façamos sabendo o que estamos a dizer, e acima disso, a Quem o estamos a dizer.
IEADALPE | Aparecida Borges - O QUE ACONTECE QUANDO DEUS OUVE AS ORAÇÕES | 16º Congresso de Mulheres
O que acontece quando Deus ouve nossas orações?
Deus sempre nos ouve quando oramos. As escrituras mostram inúmeros exemplos de orações que Deus ouviu e respondeu. Ele continua respondendo às nossas orações hoje. Por meio do poder da oração, você pode receber respostas para suas dúvidas e as bênçãos que Deus lhe reservou.
A oração convida o Espírito Santo a estar presente em sua vida. Ao orar diariamente, você convida o Espírito Santo para estar com você, consolá-lo e orientá-lo. O Espírito Santo pode lhe dar respostas, ajudá-lo a sentir o amor de Deus e trazer um sentimento de paz e alegria ao coração.
Quando o Senhor revela algo para alguém a faz ver ou entender algo que ainda não estava claro. Esse entendimento fortalece, renova, direciona, orienta. Por exemplo: a Salvação, a fé, a existência e o destino da alma são tipos de revelações.
Quais são os sinais que revelam a presença de Deus?
Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.
Deus ouve e atende as nossas orações feitas com fé, em nome de Jesus. Mesmo que a resposta seja “não”, ele sabe sempre o que é bom para nós. E, no seu amor, nos dá tudo o que é necessário para a nossa salvação. Precisamos orar não até Deus nos ouvir, pois Ele sempre nos ouve, mas até que nós possamos ouvir Deus.
Sinais são eventos ou experiências que demonstram o poder de Deus. Geralmente são milagrosos. Eles identificam e anunciam grandes eventos, como o nascimento, a morte e a Segunda Vinda do Salvador. Eles lembram aos filhos de Deus os convênios que o Senhor fez com eles.
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas.
Deus está olhando mais a sua conduta do que a sua oração. Se você se mantém negligente, descuidado, e desobediente à Palavra de Deus, Ele o vê como rebelde; Deus não ouve rebeldes. Nada impede mais a oração do que o pecado. Quando o pecado está em sua vida sua oração não chega a Deus.
Como saber se é o Espírito Santo que está falando?
Como saber se o Espírito Santo está presente em minha alma? Se são estas as tuas sinceras disposições e determinações, “o Espírito Santo está contigo; mas se, pelo contrário, não te vês assim decidida, não há em teu coração espaço para Ele, pois Satã o está ocupando”.
Quando Ele fala, Suas palavras ecoam por muito tempo, e o que Ele diz se cumpre. “O que disse, executarei; o que concebi, realizarei” (Isaías 46,11). Deus é fiel ao que diz, e o que Ele fala fica gravado em nós, não se apaga, porque Sua voz ecoa em nossa existência.
Às vezes, o que queremos ouvir é realmente o que Deus nos diz. Se você está ansioso, ore a Deus por alívio e se sinta mais calmo, provavelmente é Deus. Não há nada de errado em conseguir o que deseja com a oração. Isso não é necessariamente a realização de um desejo; é Deus dando a você o que você precisa.
O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.
Se você ama o louvor, se você ama a palavra, se você ama a adoração, se você ama comunhão com os filhos de Deus, é uma grande evidência de que você foi escolhido. Então, meu querido, ao invés de você perder o seu tempo preocupado. se o senhor vai te aceitar, alegre se nele e compartilhe da sua fé.
Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).
A Revelação é a aproximação de Deus em relação ao Homem. Ela se dá em momentos históricos e na própria História. Assim, pode ser compreendida quando se olha para a História. Esta se torna “Economia”, História da Salvação e vai progredindo conforme o Homem pode aproximar-se mais de sua Fonte.
A oração por si só não tem nenhum poder. Ao orarmos, invocamos o poder de Deus, que o faz jorrar onde, quando, como e em quem quer. Quem faz promessas de efeitos e resultados da oração coloca-se no lugar de Deus e coloca Deus como servo que tem que The obedecer, dando-lhe as respostas que as pessoas querem receber.
Desde acalmar a mente, regular emoções, melhora de foco e atenção à liberação de neurotransmissores do bem-estar, os efeitos da oração tem sido cada vez mais explorados pela ciência. De acordo com o Pós PhD em neurociências, e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Dr.
Normalmente, a ação de orar é acompanhada da meditação e da reflexão, o que permite que a pessoa possa pedir por bênçãos à sua própria vida e a dos seus familiares e amigos. Mesmo que só aconteça por alguns minutos diários, uma oração é algo marcante e permite um foco maior no que a pessoa está fazendo naquele momento.