Para a psicóloga, a partir do momento que o casal decide dormir separado, ele terá uma maior qualidade de sono para ambas as partes, tornando a rotina mais fluida e potencializando o bom humor. “A dinâmica tende a ficar mais tranquila no dia a dia quando os casais tomam essa decisão”, aponta.
Muitos casais têm preferido dormir em quartos separados, hábito que vem sendo chamado de "divórcio do sono". Alguns alegam que descansam melhor quando estão sozinhos na cama, mas é preciso cuidar para não gerar afastamento emocional do casal.
“Dormir em camas separadas é uma maneira de priorizar a individualidade, reforçando laços de afeto. Tem quem acredite que dormir junto é um termômetro da felicidade do casal. Mas isso é parte da nossa cultura”, pontua a psicóloga Rosângela Casseano.
Dividir a cama com um parceiro foi associado à melhor qualidade do sono e redução dos riscos de depressão, ansiedade, estresse e fadiga. Além disso, os parceiros se sentem mais próximos emocionalmente, mais seguros no relacionamento e têm melhor satisfação geral com a vida.
Onde diz na Bíblia que casal não pode dormir separado?
Porque a Bíblia não. diz explicitamente sobre dormir separado, né? Ela diz, se eu não me engano. lá em primeiro Coríntios sete cinco, a não se privar um do outro, a não ser por acordo mútuo, por um tempo, a se dedicar a oração e depois disso.
O que pode acontecer quando o casal dorme separado?
Ao contrário do que muitos pensam, a psicóloga afirma que dormir separados não faz o romance e a intimidade do casal ser prejudicada: “Esse distanciamento pode ser até mesmo vantajoso para criarmos uma certa individualidade e, assim, permitir que haja um espaço para termos mais desejo pelo outro”, pontua.
Dentro do seu quarto só deve ter você e o cônjuge, por isso Deus nos ensinou a deixar pai e mãe para se unir a uma mulher (Gênesis 2:24). Não podemos levar para dentro do quarto os problemas e lutas que vivenciamos no dia a dia.
Uma pesquisa publicada na revista Frontiers in Psychiatry revela que casais conseguem sincronizar o sono. O hábito de dormir junto ajuda aumentar o estágio mais profundo do sono, que pode chegar a 10% a mais duração da fase chamada REM.
Exemplos de comportamentos que distanciam o casal:
Debochar ou desmerecer os sentimentos do outro – desestimula o amado falar sobre os seus sentimentos. Achar que é um problema quando o parceiro quer compartilhar suas emoções – cala e afasta ele. Impor opiniões – não aceitar os pensamentos do companheiro.
O casal não deve dormir brigado, é o que a Bíblia nos ensina. Não se ponha ao sol sobre a vossa ira, então o ideal é. que sempre vocês resolvam os conflitos antes de deitar.
Segundo a arquiteta e especialista em interiores Luciana Patriarcha, é cada vez mais comum que os casais tenham ambientes separados para o trabalho e até mesmo dormitórios. “Muitos casais têm um relacionamento, mas não compartilham dos mesmos gostos e isso é perfeitamente normal.
Dormir separadamente pode afetar positivamente a relação, já que quem tem o sono prejudicado dormirá melhor sem interrupções no sono. "Isso não implica que o casal precisa dormir sempre separado. Podem combinar um dia para dormirem juntos", observa Borges.
Além de prejudicar o relacionamento, hábito de ir deitar sem fazer as pazes depois da discussão pode desencadear insônia. Em uma relação estável, é natural um casal discutir, se desentender. Mas quando as brigas se estendem até a hora de dormir não é só o namoro ou casamento que corre riscos.
1Coríntios 7:3-27 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) O homem deve cumprir o seu dever como marido, e a mulher também deve cumprir o seu dever como esposa. A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido.
O casamento entre homem e mulher foi ordenado por Deus com a intenção de ser eterno. O Senhor definiu o casamento para nós. Ele disse: “Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne” (Mateus 19:5).
O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível. A intimidade sexual é uma expressão de amor que traz felicidade e união ao casamento. É também o poder pelo qual os casais casados podem se multiplicar e encher a Terra (ver Gênesis 1:28).
Além dos impactos positivos na saúde mental, dormir acompanhado também pode ter benefícios físicos. Por exemplo, um estudo indicou que casais que dormem juntos têm maior duração da fase REM do sono, que é crucial para a recuperação física e mental.
Dormir separados pode ajudar os casais a serem mais felizes, menos ressentidos e mais capazes de aproveitar o tempo juntos na cama, especialmente nos fins de semana, quando as demandas de trabalho são mais leves, disse Troxel.
Superar o término de um relacionamento, seja casamento ou relação estável, depende da história do casal, do tempo de convivência e do perfil da pessoa, certo? Sim, mas mesmo com essas variáveis, pesquisadores afirmam que existe uma média para resolver o assunto, pelo menos na cabeça: 17 meses e 26 dias.
Jesus mostra que a aliança matrimonial pode ser quebrada pela infidelidade e que, neste caso, o divórcio é autorizado, mas não obrigatório. Além disso, no caso de divórcios válidos, o novo casamento é autorizado.
Saiba porque o casal não deve dormir brigado Dormir brigado pode afetar a saúde emocional e a conexão entre o casal. Aqui estão algumas razões pelas quais é aconselhável não levar uma briga para a cama: 1. Acúmulo de Ressentimento: Dormir sem resolver um conflito pode levar ao acúmulo de ressentimento.