O que acontece quando o réu não é encontrado para ser citado?
Atualmente, portanto, com a nova lei, se o réu é citado por edital - seja porque não é localizado, seja porque se esconde para não ser citado - e não comparece para ser interrogado ou não constitui defensor, o processo fica suspenso. O juiz, após a devida análise, dará despacho suspendendo o processo.
O que fazer quando o réu não é localizado para citação?
Quando o réu não for encontrado pelo Oficial de Justiça para ser citado, estando em lugar incerto e não sabido, não cabe ao Judiciário investigar de outro modo o seu paradeiro, requisitando informações a órgão público, mormente porque a lei processual faculta à parte a citação por edital. ( CPC , art. 231 , II ). VV.
O que acontece se o oficial de justiça não encontrar o réu?
Quando, por três vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa da família, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação, na hora que designar."
O que fazer quando o réu se oculta para não ser citado?
Se o oficial de Justiça verificar suspeitas plausíveis de que o réu está se ocultando para não ser citado em uma ação penal, poderá certificar a ocorrência e proceder à citação com hora certa, conforme prevê o artigo 362 do Código de Processo Penal.
O que acontece quando a pessoa não consegue ser intimada?
O descumprimento dos termos estabelecidos em uma notificação pode trazer consequências sérias. O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação.
O oficial de justiça deve fazer pelo menos duas tentativas de intimação em dias e horários diferentes. Essas tentativas devem ocorrer no endereço do destinatário, seja sua residência ou local de trabalho.
O que acontece com o processo quando o réu não é encontrado?
Atualmente, portanto, com a nova lei, se o réu é citado por edital - seja porque não é localizado, seja porque se esconde para não ser citado - e não comparece para ser interrogado ou não constitui defensor, o processo fica suspenso. O juiz, após a devida análise, dará despacho suspendendo o processo.
Nesses casos, a lei exige a intimação. II - Não sendo a parte encontrada para ser intimada pessoalmente, e tendo total circunstância sido certificada pelo Oficial de Justiça encarregado de cumprir o respectivo mandado, correta é a sua intimação pela via editalícia.
O que acontece quando o oficial de justiça não encontra a vítima?
O não comparecimento da vítima à audiência não pode ser interpretado como falta de interesse no prosseguimento da ação penal e não tem o condão de acarretar a rejeição da denúncia.
O que acontece se o oficial de justiça não encontrar o endereço da pessoa?
Falta de endereço atualizado leva à presunção de intimação
Ao procurar o réu para promover sua citação na ação de cobrança movida pelo banco, o oficial de Justiça o encontrou em um endereço diferente daquele indicado na petição inicial, que havia sido fornecido pelo próprio réu no termo de confissão de dívida.
O que acontece quando uma das partes não se manifesta?
Há revelia, portanto, quando o réu permanece em silêncio após ser citado, não apresentando sua resposta às alegações do autor e não comparecendo ao processo. Neste caso, ele é julgado mesmo sem ter se pronunciado, por exemplo. Art. 344.
Outra opção é realizar uma pesquisa nas redes sociais e no Google, já que muitas pessoas fornecem seus dados pessoais nas mídias sociais. Além disso, é possível buscar informações em dados de processos internos, sindicatos patronais, cartórios, fóruns diversos, fóruns criminais e Tribunal Eleitoral.
Caso o réu não seja localizado, a convocação ocorrerá via edital. Atualmente o artigo 256 do Código de Processo Civil prevê que o réu pode ser convocado para ação judicial via edital quando a identidade dele é desconhecida ou incerta ou seu endereço é ignorado, além de casos expressos em outras leis.
1. Nos termos do art. 362 do CPP , verificando que o réu se oculta para não ser citado, o oficial de justiça certificará a ocorrência e procederá à citação com hora certa, conforme a lei processual civil.
O art. 570 do CPP deixa claro que se trata de nulidade relativa, uma vez que, na falta de citação, comparecendo o réu antes de consumado o ato, sanado estará o vício; portanto, caso inexista prejuízo, não há que se falar em nulidade" (e-STJ fl. 197).
66 da Lei nº 9.099 /95 dispõe que, "não encontrado o acusado para ser citado, o Juiz encaminhará as peças existentes ao Juízo comum para adoção do procedimento previsto em lei" (citação por edital). Assim, a Lei impõe o deslocamento da competência quando, na providência para a citação do. Ordem denegada.
1. A falta de intimação do réu para comparecer à audiência de instrução e julgamento enseja a nulidade dos atos praticados em audiência, bem como dos atos processuais subsequentes, tendo em vista a inobservância aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa.
Como fazer a citação sem saber a qualificação dos réus? Assim, diante de situações devidamente comprovadas que inviabilizem a qualificação dos réus, pode o autor requerer a citação por edital (Art. 256, I do CPC/15) ou diligência por oficial de justiça, para identificação dos réus para inclusão no polo passivo.
O que acontece quando o oficial de justiça não encontra o réu?
O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial.
O que acontece se o réu não aparecer na audiência?
O não comparecimento à audiência judicial de conciliação ou mediação não gera nulidade, extinguindo o processo, contudo, quando não justificado por alguma das partes, é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e deve ser sancionado com multa de até dois por cento do valor da causa.
É válida a notificação pela via postal com AR assinado por familiar, quando recebida no endereço fornecido pelo próprio executado às autoridades, como no presente caso.
Quantas vezes o oficial de justiça vai na sua casa?
Alguns questionamentos se fazem imprescindíveis em nossa abordagem: a) o oficial de justiça, no cumprimento da ordem de citação, precisa comparecer ao endereço fornecido durante três dias, ou “por três vezes” (art.
Quanto tempo leva para o oficial de justiça entregar uma intimação?
O prazo para o oficial de justiça cumprir os mandados é, em regra, de 20 (vinte) dias a partir do dia útil seguinte à distribuição. Entretanto, em situações excepcionais, este prazo pode ser reduzido, como nas hipóteses de audiências próximas, liminares, mandados que se refiram a réus presos ou mandados de plantão.