O que acontece quando trava o rolamento do alternador?
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A TRAVA DO ALTERNADOR. Em síntese, a trava do alternador implica na paralisação do motor de um carro. Embora esteja colocada de forma simplória, esta é de fato uma das consequências da trava do alternador, em virtude da função deste componente no funcionamento do veículo.
Contaminação por água, óleo, pó ou outros resíduos, podem vir a danificar os componentes internos do alternador. Outra causa de defeito no alternador normalmente acontece devido ao ajuste inadequado da correia, podendo ela estar muito esticada ou frouxa.
Observe se há sinais de que o alternador está com defeito
Entre os principais indicativos de falhas no alternador está a oscilação de intensidade de luzes e faróis, chiado ou ruído no som, presença de ruído estranho no rolamento do alternador ou a luz da bateria acesa no painel do veículo.
Como saber se o rolamento do alternador está ruim?
Quando o motor estiver ligado, o ideal é que o alternador funcione em silêncio. Desse modo, quando há barulhos nessa região, é um sinal de que o rolamento está com problema.
Quais as funções do rolamento do alternador? Como destacamos, o alternador tem como função principal gerar energia elétrica. O rolamento ajuda nesse sentido, pois ele trabalha movido a uma correia e necessita de rotação para que o alternador seja capaz de gerar energia elétrica.
Alternador travado !!! Isso pode acontecer com o seu carro!
O que acontece se o rolamento do alternador trava?
Logo, quando ocorre a trava do alternador, o primeiro impacto a ocorrer é a paralisação de carregamento da bateria do veículo, responsável, entre outras, pela ignição do mesmo.
Sem o alternador, não seria possível manter a bateria do automóvel na sua máxima capacidade de carga e o veículo só iria continuar a funcionar normalmente até esgotar toda a energia acumulada. Sendo assim, se tiver o alternador avariado, é recomendável não utilizar o carro nessas situações.
Alguns dos problemas mais comuns são: O carro não conseguir dar partida, bateria descarregada, chiado intenso na correia da serpentina, a luz da bateria ligada e etc. Outro defeito comum é no próprio regulador. Com um multímetro e o motor ligado, mede-se a carga do alternador na bateria.
Ruídos estranhos. Se você ouvir ruídos estranhos vindo do motor, como chiados, rangidos ou zumbidos, pode ser um sinal de que há algum problema no alternador ou na correia do alternador. Esses ruídos podem indicar que há algum componente solto, desalinhado ou danificado no alternador ou na correia.
O custo médio do alternador do carro para reposição varia de acordo com o modelo e o fabricante da peça, girando em torno de R$600 a R$2 mil, considerando o valor da peça toda. Em alguns casos, é possível trocar apenas um ou mais componentes internos para baratear o custo.
Falhas na polia são facilmente perceptíveis, afirma a ZEN. É que ela começa, como dizem os mecânicos, a patinar, passando a emitir um barulho anormal. Quando isso acontece, é sinal de que a peça perdeu a capacidade de transmitir o torque, impedindo o alternador de gerar energia para recarregar a bateria.
Se o seu carro está apresentando dificuldade em dar partida ou se os equipamentos elétricos, como faróis e rádio, estão funcionando mal, o problema pode estar na bateria. Verifique também sinais visuais como inchaço, zinabre nos terminais ou vazamentos.
Quanto tempo a bateria dura com o carro fora de uso? Com o alternador impossibilitado de fazer seu trabalho, é normal que a bateria descarregue. Uma bateria de carro normalmente dura cerca de quatro semanas, mas varia de acordo com o veículo e a idade da bateria.
O que acontece quando as escovas do alternador estão gastas?
A escova do alternador desempenha um papel crucial no sistema de carga do veículo. Sem ela, não seria possível gerar energia elétrica para a bateria e demais componentes do automóvel, o que resultaria em uma descarga rápida da bateria e a impossibilidade de utilização de diversos sistemas elétricos do veículo.
É sempre recomendável trocar o alternador quando o carro atingir a marca de 200.000 quilômetros rodados, mas é possível recuperar e restaurar um alternador com defeito, desde que os danos não comprometam sua carcaça.
Os mais comuns são defeitos na placa de tensão e no rotor. Há quem diga que podem ser consertados, mas se não for um caso de extrema urgência, como seguir uma viagem já em curso, por exemplo, o melhor a fazer é trocar todo o alternador.
Rotor. Entre os componentes do alternador estão as escovas, que sofrem boa parte do desgaste natural do funcionamento da peça. Além das escovas, danos no coletor também podem prejudicar o rotor. Além disso, ficar em dia com a manutenção preventiva do automóvel também é importante.
Isto pode dever-se pela correia ter partido ou porque o alternador não está a gerar energia suficiente. Os ruídos podem não ser fáceis de distinguir de outras falhas no motor, no entanto deve ficar atento se este coincide com as rotações do motor.
Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.
A correia do alternador é indispensável para o bom funcionamento do seu veículo. Ignorá-la não é só arriscado, mas pode causar consequências graves. Veja os motivos para reforçar sua atenção: Falha do sistema elétrico: com a correia do alternador danificada, o dispositivo não consegue carregar a bateria.
A primeira coisa a se fazer é ligar o motor do carro e testar direto nos polos da bateria pra ver se tem a tensão entre 13,50v e 14,50v. Se o valor se manter dentro dessa faixa mesmo com os faróis ligados então consideramos que o alternador está gerando energia muito bem.
O que acontece se não trocar o rolamento do carro?
A negligência com os rolamentos trazem prejuízo ao motorista, desde perda de desempenho a riscos de capotamento. Por isso, é importante ter a peça checada periodicamente e realizar a troca quando já tiver sinais de desgaste.
UMA RODA COM ROLAMENTO DANIFICADO PODE TRAVAR E CASO ISSO ACONTEÇA, O CARRO PODE GIRAR, CAPOTAR, PERDER O PODER DE DIREÇÃO E FRENAGEM, E Aí OS RISCOS SÃO IMENSOS. POR ISSO COM ROLAMENTO NÃO SE BRINCA.
Quando a peça não está alinhada de maneira correta junto à correia, o alternador tende a emitir um som de ganido, grunhido ou rosnado. A presença desse ruído incomum demanda atenção a outros componentes, pois também pode ser sinal de que há problemas nos rolamentos ou na cinta, como rachados ou desgaste em excesso.