A aspiração é uma condição em que fluidos ou partículas sólidas (especialmente alimentos) entram na traqueia ou nos pulmões (são inalados ou aspirados), em vez de serem engolidos para o esôfago e o estômago. Isso pode causar bloqueio das vias aéreas e inflamação e infecção dos pulmões.
Engasgo, tosse, falta de ar e sufocamento cuja intensidade varia de acordo com o tamanho e tipo de material aspirado. Em alguns casos, a obstrução total da via respiratória pode levar à morte.
“Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho. Quando, além desses sintomas, ocorre lábios e unhas arroxeadas e desfalecimento, a morte por asfixia é iminente”, comenta o cirurgião Wander Mattos Cardoso.
Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.
A aspiração é uma condição em que fluidos ou partículas sólidas (especialmente alimentos) entram na traqueia ou nos pulmões (são inalados ou aspirados), em vez de serem engolidos para o esôfago e o estômago. Isso pode causar bloqueio das vias aéreas e inflamação e infecção dos pulmões.
A probabilidade de ocorrer aspiração para os pulmões é maior caso haja alguma perturbação do normal reflexo da tosse, reflexo de gag, ou problemas de deglutição, sobretudo em pessoas com danos neurológicos, por exemplo, após acidente vascular cerebral (AVC).
Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência. Se o objeto ficou nas vias aéreas durante algum tempo, causou uma infecção pulmonar, pode haver febre, um pulso rápido, e, possivelmente, desmaio.
O que acontece se a comida desce pelo lugar errado?
Quando a comida, bebida ou mesmo a própria saliva entra na traqueia ao invés de entrar no esôfago, acontece a broncoaspiração. Para evitar que os pacientes internados sofram com essa condição, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr.
O diagnóstico da broncoaspiração não é difícil. A doença está presente, normalmente, no idoso que: engasga, tosse muito depois que se alimenta, fica com o pulmão cheio de catarro depois de tomar um copo de água ou começa a ter pneumonia de repetição.
A broncoscopia é o método de escolha para a remoção de corpos estranhos alojados nas vias aéreas. Pode ser realizada com broncoscópio rígido ou flexível. Apesar de a broncoscopia rígida ser preferível, a broncoscopia flexível está se tornando cada vez mais importante no tratamento de pacientes adultos.
Engula a saliva. Você não sente que o músculo na base da língua está empurrando sua garganta para trás? Então, esse movimento fecha a porta, tapando a laringe, que dá acesso aos pulmões. Assim, a comida e a bebida só têm um caminho: escorregar pelo esôfago até o estômago.
Quando engolimos o catarro, ele volta para o pulmão.?
O otorrinolaringologista Geraldo Augusto Gomes, do Hospital Universitário Clementino Fraga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), adverte que engolir a secreção não é a coisa mais segura a ser feita. "O muco pode ir parar nos pulmões e se aliar a outros fatores que contribuem para uma pneumonia", alerta.
A broncoaspiração é um processo pelo qual alimentos, líquidos, saliva ou vômito entram nas vias aéreas, passam pelas pregas vocais e chegam até os pulmões, podendo causar pneumonia ou morte por asfixia.
Em casos mais raros, como tomar o anticoncepcional sem água, também existe a possibilidade de o comprimido não ser empurrado até o estômago, acabando por ir para uma das vias respiratórias e terminando no pulmão.
Os sintomas incluem tosse e falta de ar. Os médicos fazem o diagnóstico com base nos sintomas da pessoa e em uma radiografia torácica. O tratamento e o prognóstico diferem dependendo da substância que foi aspirada.
O que acontece quando a comida entra no buraco errado?
Esta é uma expressão comumente utilizada para alertar que durante a deglutição não houve proteção das vias aéreas inferiores e o alimento não foi conduzido para o esôfago/estômago e sim para vias aéreas/pulmão.
A aspiração pode gerar pneumonia, bronquite e, se recorrente, uma doença respiratória crônica. Engasgar demais também enfraquece e descoordena os músculos usados para engolir.
O que fazer quando a comida entra no lugar errado?
Acrescente o alimento quente ou frio e mexa intensamente, até que o alimento e o espessante estejam bem misturados. De acordo com a quantidade adicionada, seguindo as proporções indicadas no rótulo do produto, a mistura líquida deverá obter a textura de néctar, mel ou pudim.
Algumas doenças pulmonares são desencadeadas ou têm como seus fatores de risco a exposição a longo prazo a certas substâncias, como o tabaco, a poeira, o pólen, a fumaça de cigarro, e a irritantes químicos, como o asbesto.
De acordo com a médica, quando a criança broncoaspira um alimento ou um objeto ela pode demonstrar tosse, cansaço e palidez, dependo do corpo estranho que ingeriu.
Gargarejar com água e sal ou água gasosa, pode ajudar na remoção. Massagear com a escova dental bem macia pode ser uma boa opção. Auxilia na quebra dos cáseos e o gargarejo com água e sal remove os pedacinhos.
Adequar dieta de acordo com a equipe médica e nutrição. Manter cabeceira elevada. Solicitar avaliação da nutrição; Oferecer dieta pastosa, em decúbito a 45º, lentamente, aguardando deglutição completa; Avaliar a capacidade de acompanhantes e orientar se forem administrar a dieta.