Causas de doenças autoimunes As reações autoimunes podem ser desencadeadas de várias formas: Uma substância normal do organismo pode sofrer uma alteração provocada por um vírus, um fármaco, a luz solar ou a radiação, por exemplo. A substância alterada pode então parecer estranha ao sistema imunológico.
Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o nosso corpo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las. Portanto, uma doença autoimune é uma doença causada pelo nosso sistema imunológico, que passa a funcionar de forma inapropriada.
Genética – ter familiares com uma doença autoimune pode aumentar a probabilidade de desenvolver o problema. Fatores ambientais – existem fatores externos que causar alterações em células normais do corpo e desencadear uma resposta imunológica. Por exemplo, a luz do sol, radiação, alguns medicamentos ou vírus.
As doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico ataca o próprio organismo. Ele passa a confundir algumas estruturas com agentes invasores e, dessa forma, produz anticorpos contra órgãos e tecidos saudáveis. A partir disso, podem surgir sintomas e problemas de saúde que precisam de tratamento.
Doença autoimune é o termo usado para se referir a uma doença que surge porque o sistema imunológico tem uma reação exagerada de defesa e, assim, ataca o próprio organismo. O sistema imunológico tem a missão de proteger o corpo contra perigos como vírus e bactérias.
Uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Ainda não se sabe o que desencadeia uma doença autoimune. Os sintomas variam de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.
Ou seja, autoimune é quando seu corpo ataca a si mesmo, ele vê uma parte do seu corpo ou um processo como uma doença e tenta combatê-la. Um sistema imunológico saudável defende o corpo contra doenças e infecções. Mas, se ele não funciona bem, ele ataca, por engano, células, tecidos e órgãos saudáveis.
Além disso, os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente, sem causa aparente. Importante: Dentre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas atualmente, o Lúpus é uma das mais graves e importantes.
Reduzir ou eliminar alimentos que podem desencadear inflamação, como glúten, laticínios, soja e milho. Consumir alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, vegetais folhosos verdes e chá verde. Beber bastante água para manter o corpo hidratado e ajudar na eliminação de toxinas.
O tratamento das doenças autoimunes também varia de acordo com a doença que o paciente possui. O tratamento das doenças autoimunes pode envolver o uso de drogas imunossupressoras, ou seja, que inibem a ação do sistema imunológico.
Elencamos abaixo as doenças autoimunes mais perigosas. Confira!
Esclerose Múltipla. Estima-se que 130 pessoas a cada 100 mil habitantes desenvolvem esta doença autoimune, uma das mais conhecidas no mundo, por ser uma das mais cruéis. ...
Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.
Miastenia gravis é uma doença autoimune neurológica rara, cuja principal característica é a fadiga e fraqueza muscular. Segundo o Ministério da Saúde, sua incidência varia de cinco a 30 casos por milhão de habitantes por ano, com predomínio entre as mulheres.
As doenças autoimunes não órgão-específicas costumam acometer múltiplos órgãos e sistemas, tendo uma multiplicidade de apresentações clínicas e, por essa razão, o médico mais indicado para o manejo e cuidado com o paciente é o reumatologista.
Pessoas diagnosticadas com miastenia gravis ficam propensas a sofrerem um aumento de peso. Por atingir os músculos, a doença pode dificultar a realização de exercícios físicos e fazer com que o paciente fique sedentário, o que facilita o surgimento do quadro de obesidade.
Quem tem doença autoimune tem mais chance de ter câncer?
Sendo as doenças autoimunes desordens crônicas e prevalentes na população, é de se esperar que portadores de tais patologias estejam mais propensos a desenvolver neoplasias.
De acordo com a reumatologista Débora Reis, do CID Grupo, as doenças autoimunes não têm cura – nenhuma delas. Mas isso não significa perda de qualidade de vida.
O exame FAN mostra se há autoanticorpos no sangue de uma pessoa, revelando se estão presentes em grande quantidade. Ele geralmente é solicitado para investigar doenças autoimunes (condições nas quais o próprio sistema de defesa do indivíduo ataca o corpo).
Sendo assim, uma doença autoimune é caracterizada pelo mau funcionamento do sistema imunológico, o que leva o corpo a atacar seus próprios tecidos. Não há ainda uma explicação científica concreta do que desencadeia as chamadas doenças autoimunes (DAI), mas já foi possível identificar uma alta influência genética.
Cerca de 25% das pessoas com doenças autoimunes vive com cinco doenças diferentes, além do risco de desenvolver outras adicionais. Para pessoas que têm mais de uma doença autoimune diagnosticada, ela é chamada de poliautoimunidade.
Corticosteroides. Esses medicamentos reduzem a inflamação e podem ser usados para tratar muitas doenças autoimunes, incluindo lúpus e artrite reumatoide.
O que altera no hemograma quando tem doença autoimune?
Inflamações gerais. Inflamações gerais, caracterizadas pela queda de glóbulos brancos, também podem ser detectadas por meio do hemograma. Além delas, quadros como desnutrição e doenças autoimunes no organismo interferem igualmente na quantidade dessas células.
Quem tem doença autoimune tem direito a algum benefício?
Se você sofre de doença autoimune, saiba que existe um benefício para ajudar a aliviar sua situação: o BPC-Loas. Este benefício é destinado a pessoas com incapacidade para o trabalho, seja de longo prazo ou permanente, e oferece ajuda financeira para aqueles que se encontram em situação de baixa renda.