Mantenha a calma e evite problemas Ainda que você esteja com pressa, não vale a pena abrir mão desses primeiros minutos de aquecimento porque o motor, operando frio, não consegue bombear óleo corretamente, o que prejudica a lubrificação do motor.
Para que o motor funcione da forma correta e adequada, o ideal é que ele esteja a uma temperatura de 90°. Se ele estiver a uma temperatura menor do que isso, algumas funções podem ficar mais fracas, ou o motor pode não responder adequadamente.
Não saia de casa sem aquecer o motor do seu veículo. Rodar com o motor frio em curtas distâncias acarreta aumento no consumo de combustível e diminuição da vida útil do óleo lubrificante.
Quanto tempo esperar para o motor da moto esfriar?
1. Espere o motor esfriar. Para sua segurança, aguarde o motor ficar frio para iniciar o processo de lavagem. Isso significa esperar cerca de 30 minutos depois de desligar a moto, ou seja, o tempo de você tomar uma água e separar os materiais.
Contudo, com a introdução da injeção eletrônica, que controla a quantidade ideal de etanol e/ou gasolina, isso deixou de ser fundamental. Seja como for, especialistas recomendam esperar o motor do carro esquentar antes de sair. Assim, as peças internas vão atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Já as motos mais modernas aquecem rápido, mesmo em climas mais frios. De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de um a cinco minutos antes de partir. Termine de vestir o capacete e a luva com a moto ligada, que será o tempo suficiente.
Graças à injeção eletrônica, não é mais preciso esquentar o combustível, e o sistema de partida a frio fica responsável por aquecer as partes móveis – atingindo sua temperatura ideal de funcionamento cerca de 5 a 10 minutos depois de começar a rodar.
As baixas temperaturas são instigantes para viajar, e os motociclistas devem tomar muito cuidado com a pilotagem no frio. Devido aos desafios encontrados nessa época do ano, é fundamental que os pilotos tomem precauções extras para garantir que as viagens sejam mais seguras, minimizando o risco de acidentes.
Ligar a moto ao menos uma vez por semana, e deixar o motor funcionando por 10 minutos (em lugar ventilado) é a principal coisa que você deve fazer para preservar a vida útil da bateria e deixar o motor lubrificado.
A dica do manual do proprietário e de vários mecânicos é a mesma: aqueça o motor da sua moto por, pelo menos, três minutos antes de partir. Como a temperatura ambiente é baixa, todos os fluidos também estão frios, até mesmo o combustível, que poderá estar frio e dificultar a partida da moto.
“O jeito ideal de aquecer o motor é dar carga aos poucos. Não é bom esquentar o carro em marcha lenta ou sem carga”, afirma. “Carga” significa o quanto o pedal do acelerador é pressionado, ou seja, o ideal é acelerar aos poucos quando pegar o carro. Além disso, tanto faz o tipo de combustível que o veículo leva.
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
Radiador. Este é um dos mais importantes – e conhecidos – itens do sistema de arrefecimento. Seu papel consiste em realizar a troca de calor entre a água quente vinda do motor e o ar mais frio do ambiente. O radiador conta com aletas de alumínio que permitem a entrada de ar frio.
Saiba o que acontece quando você roda com carro sem aquecer o motor. Rodar com o motor frio em curtas distâncias acarreta aumento no consumo de combustível e diminuição da vida útil do óleo lubrificante.
Assim que perceber o superaquecimento, pare o veículo assim que puder em um local seguro e desligue o motor imediatamente e acione o reboque. Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido. Mas não toque no capô caso esteja saindo fumaça (vapores) do local, pois poderá causar queimaduras graves em você.
QUANDO SE PREOCUPAR COM A TEMPERATURA DO MOTOR? O motor é desenvolvido para suportar altas temperaturas, porém não pode ultrapassar os limites determinados. Isso significa que a temperatura ideal para o funcionamento do motor varia, normalmente, entre 80º C e 100º C.
Danos ambientais: além de danificar o motor, acelerar a moto desligada é prejudicial para o meio ambiente. Isso acontece porque, você está apenas desperdiçando combustível sem obter nenhum benefício real. O consumo desnecessário de gasolina ou etanol aumenta a emissão de poluentes, contribuindo para a poluição do ar.
Quanto tempo uma moto pode ficar parada sem dar problema?
Quando a moto fica parada por muito tempo, a bateria pode descarregar ou até mesmo se deteriorar. Para evitar isso, é recomendável desconectar a bateria se a moto for ficar parada por mais de duas semanas. Além disso, é uma boa ideia carregar a bateria a cada duas semanas para mantê-la em boas condições.
Porém, a moto parada por uma semana é uma excelente estimativa. Isso porque esse período de aproximadamente 7 dias de inatividade pode acarretar defeitos em partes essenciais, como na bateria. Muitos fatores podem diminuir esse intervalo, como o estado de conservação do veículo, o clima frio e a umidade do ar.
A moto na chuva estraga alguns componentes caso essa exposição seja regular. Isso porque a água da chuva pode penetrar em partes sensíveis da moto, como o motor, a caixa de marchas e o sistema elétrico, causando corrosão e mau funcionamento.
Andar de moto na chuva pode ser extremamente perigoso. Portanto redobre a atenção, pois as possibilidades de um acidente aumentam e a dificuldade de pilotar a moto é completamente diferente. Em rodovias esse cenário se torna pior ainda.
A fumaça branca pode ser causada por condensação de vapor de água no escapamento, especialmente em dias frios ou quando o motor está frio. Também pode indicar problemas mais sérios, como vazamento de líquido de arrefecimento ou queima de óleo do motor.
As motos mais modernas aquecem rápido, mesmo em climas mais frios. De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de 1 a 5 minutos antes de partir.
Qual é a temperatura ideal para ligar a ventoinha?
Quando a ventoinha deve ligar? A ventoinha do radiador deve ligar quando a temperatura do motor atinge um nível que requer resfriamento adicional. Isso geralmente ocorre quando a temperatura do líquido de arrefecimento atinge cerca de 95-100°C.
Por que o motor esquenta tanto? Primeiro, pode ser porque o motorista se esqueceu de verificar o nível de água do radiador e seu volume se reduziu muito. Segundo: problemas mecânicos na válvula termostática, por exemplo, ou no ventilador elétrico, a ventoinha, que não está sendo acionado quando necessário.