O que acontece se andar sem óleo na caixa de marcha?
Se faltar óleo na caixa de marcha, pode acontecer o superaquecimento da transmissão, desgaste prematuro de peças, perda de potência e gripagem da caixa de marcha, que resultam em custos altíssimos de manutenção.
Consequências da falta de óleo no câmbio automático
Desgaste prematuro: A falta de lubrificação adequada devido à falta de óleo no câmbio automático pode causar desgaste excessivo e prematuro dos componentes internos da transmissão, como engrenagens, discos de embreagem e rolamentos.
Os sinais mais comuns de que uma caixa de velocidades automática está com falta de óleo são a dificuldade em mudar a velocidade, o aumento da temperatura da caixa de velocidades e um ruído metálico proveniente da mesma.
Mudanças bruscas de marcha: Mudanças bruscas de marcha podem causar danos à caixa de marcha. Certifique-se de mudar de marcha suavemente e não acelerar ou desacelerar bruscamente enquanto dirige. Sobrecarga do veículo: Sobrecarregar seu veículo pode colocar uma pressão extra na caixa de marcha e causar danos.
Quando vaza óleo da caixa de marcha o que pode ser?
Se você avistar uma mancha de óleo abaixo de algum ponto próximo ao centro de seu veículo, pode ser que esse óleo esteja vazando do câmbio. Engrenagens, molas e rolamentos desgastados podem provocar esses sintomas de que o câmbio automático vai dar problema.
O que acontece se não tiver óleo na caixa de marcha?
Se faltar óleo na caixa de marcha, pode acontecer o superaquecimento da transmissão, desgaste prematuro de peças, perda de potência e gripagem da caixa de marcha, que resultam em custos altíssimos de manutenção.
A manutenção pode ir de uma simples lavagem do motor que pode custar entre R$ 100,00 e R$ 400,00, até problemas mais complexos como retifica de motor que, segundo levantamento feito pelo portal Gazeta do Povo, pode chegar a custar R$ 8 mil reais.
Assim, suas peças se desgastam progressivamente e precisam de manutenção em determinado momento. Em média, o custo do conserto de cambio varia de acordo com o tipo de carro. Se for manual, o reparo será entre R$350 e R$3000. Caso seja automático, o valor fica na faixa de R$500 a R$5000.
Desde a dificuldade em mudar de marcha até a perda total de tração, um mau funcionamento da caixa de câmbio pode comprometer a capacidade de controlar o veículo, algo perigoso especialmente em situações de emergência.
Uma das principais causas para o óleo do câmbio estar abaixo do nível ideal é a falta de manutenção regular. Afinal, muitos motoristas acabam negligenciando a importância de verificar o estado do óleo do câmbio. Isso pode levar a problemas sérios e até comprometer a vida útil do sistema.
A troca de óleo mantém e preserva a vida útil do câmbio do seu veículo. As manutenções preventivas devem ser feitas a cada 50.000 km ou 2 anos, seguindo a recomendação destas empresas que fabricam câmbios e montadoras.
O custo desta manutenção pode variar, mas em média, você deve esperar gastar entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00. Este valor pode ser influenciado pela região onde você mora, o modelo do seu carro e a oficina que você escolhe.
O preço médio de oleo de cambio depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar oleo de cambio por valores entre R$ 84,88 e R$ 720,53.
Posso usar qualquer tipo de lubrificante na transmissão automática? A resposta é não. Assim como acontece no motor este fluido também é específico e muda de uma marca para outra.
Atualmente, lubrificantes 75W-85, 75W80 ou 75W estão sendo cada vez mais recomendados. Lubrificantes de baixa viscosidade permitem mais conforto na troca de marchas e auxiliam na redução do consumo de combustível.
Se a troca do óleo do sistema de transmissão automática não for realizada, o acúmulo de impurezas pode entupir uma eletroválvula, por exemplo, causando um código de falha no painel e deixando a transmissão em modo de emergência. Caso isso aconteça, o custo de manutenção é exorbitantemente alto.
A troca do óleo não pode ultrapassar 50 mil quilômetros rodados ou três anos, prazo máximo da validade e tempo necessário para que esse componente não tenha mais a mesma textura e aderência sobre as peças.
Uma maneira certa de saber se o câmbio está desgastado é colocar em terceira ou quarta marcha com 55 km/h de velocidade, e pise no acelerador. Se o motor ficar com RPM alta, e o veículo não aumentar de velocidade, o circuito do câmbio está desgastado.
Barulhos estranhos durante a mudança de marchas são outro sintoma comum de um câmbio automático ruim. Esses sons podem variar de um ruído de zumbido ou assobio a um som de batida. Normalmente, esses ruídos são indicativos de problemas com as engrenagens do câmbio, incluindo desgaste, danos ou sujeira excessiva.
Há uma maneira bem simples de se identificar vazamentos de óleo da caixa de marcha. E para tanto, basta ter um pouco de atenção com o seu veículo. Se você avistar uma mancha de óleo abaixo de algum ponto próximo ao centro de seu veículo, pode ser que esse óleo esteja vazando do câmbio.
A caixa de marcha é um dos elementos que compõem o sistema de transmissão do carro. Ela é responsável por transferir a força do motor para as rodas, permitindo que o carro se movimente em diferentes velocidades e condições de terreno.
Encontrar manchas amarelas ou avermelhadas no local onde o carro está estacionado é um grande indicativo de vazamento de óleo na caixa de câmbio automático. Em se constatando algum vazamento ou sinais de comportamento incomuns do seu veículo, procure uma mecânica especializada imediatamente.
Mesmo que seja comumente ignorado por alguns motoristas, os vazamentos de óleo são um sinal claro de que algo está errado. Além disso, vazamentos são bem perigosos, pois podem até resultar na perda de controle do seu veículo enquanto estiver na estrada, o que pode levar a um acidente.
Se encontrar um vazamento, é importante levar o veículo a um mecânico profissional imediatamente. Conduzir com um vazamento no sistema de direção hidráulica pode ser perigoso e pode levar a falhas mais sérias no sistema.