O que acontece se as fezes ficam muito tempo no intestino?
A obstipação, geralmente, ocorre quando as fezes permanecem no cólon (intestino grosso) por muito tempo, onde é absorvida muita água, fazendo com que estas se tornem duras e secas, dificultando a sua circulação, nomeadamente a sua expulsão.
O que acontece quando as fezes ficam muito tempo no intestino?
A obstipação intestinal pode oferecer risco para a saúde quando ela não recebe a devida atenção porque a compactação e o ressecamento das fezes podem causar hemorroidas, fissura e prolapso anal; além disso, contribuir para a doença diverticular, problema que pode causar rupturas na parede intestinal.
As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.
PRIMEIROS SINTOMAS DE OBSTRUÇÃO INTESTINAL (PARCIAL E TOTAL)
Como limpar o intestino de fezes acumuladas?
Aposte nos probióticos e prebióticos
Essa lavagem intestinal é feita através do consumo de alimentos ricos em probióticos, como kefir, kimchi, picles, repolho cru, cebola, alho, tomate, banana, aveia, linhaça, gergelim e amêndoas. O vinagre de maçã também é considerado probiótico e ajuda na limpeza intestinal.
Para a maioria da pessoas é considerado normal defecar de 3 vezes por dia até 3 vezes por semana. Outras pessoas podem ficar até uma semana ou mais sem defecar, não experimentando desconforto ou prejuízo. Os hábitos intestinais normais são afetados pela dieta.
Muitas pessoas com fecaloma são idosas ou têm outras doenças graves, pelo que este problema pode ser fatal. Caso haja dificuldade em respirar, um batimento cardíaco rápido ou irregular, ou tonturas ou confusão, é necessário ajuda médica urgente. Todos os sintomas de fecaloma são graves e incluem: Fezes compactas.
Isso significa que um homem de peso médio produz cerca de 1 quilo de cocô e uma mulher de peso médio produz cerca de 400 gramas de cocô por dia, contidas no intestino grosso.
A água e outros alimentos e líquidos hidratantes amolecem naturalmente as fezes, evitando que fiquem duras e secas. Para estar sempre hidratado, tente manter uma garrafa de água grande e reutilizável cheia por perto ao longo do dia.
Evite laxativos estimulantes (óleo mineral, bisacodil, etc). Um supositório ou um enema (medicação administrada via retal) são melhores se a constipação se tornar acentuada. Lembre que a constipação é um efeito colateral de vários medicamentos comumente utilizados, e isto pode ser revisto com seu médico.
Segurar as fezes aumenta a formação de gases, deixa o cocô mais ressecado, provoca alterações de humor e, a longo prazo, pode até causar problemas mais graves, como fissuras anais, hemorroida e sangramento intestinal. O tratamento pode ser feito de diversas formas.
Amolecedores do bolo fecal, como docusato ou óleo mineral, agem lentamente para amolecer as fezes, facilitando sua passagem. Além disso, o discreto aumento do bolo fecal resultante desses laxantes estimula as contrações naturais do intestino grosso, permitindo, assim, uma eliminação mais fácil.
Portanto, a manobra para evacuar correta é fazer força com os músculos abdominais e relaxar a musculatura anal. Outra das manobras para evacuar é a prática de massagens abdominais. A massagem deve ser feita seguindo o “formato” do intestino.
Os sintomas de fecaloma não são específicos, incluindo constipação, dor abdominal, diarreia por transbordamento ou escapes fecais, sintomas urinários por compressão da bexiga e pressão pélvica. Com frequência, é possível palpar uma massa hipogástrica, principalmente em crianças e pacientes magros.
Pode sim! Com a obstrução do intestino delgado ou grosso, o conteúdo fecal vai se acumulando por todos os segmentos proximais até refluir ao estômago, podendo causar estes vômitos fecalóides, que geralmente configura um quadro bastante grave.
No intestino delgado, este processo demora cerca de quatro a cinco horas, sendo que no intestino grosso, a passagem é mais demorada, durando habitualmente entre 30 e 40 horas, podendo demorar até às 72 horas em indivíduos saudáveis.
Você deve procurar um médico especialista para investigar a sua constipação. O maior perigo da "prisão de ventre" prolongada é a obstrução intestinal. Se você estiver há muito tempo sem evacuar (mais de 7 dias) e com dor abdominal, recomendo uma avaliação num Pronto Atendimento.
Em geral, o reto permanece vazio, pois, antes de chegarem ao reto, as fezes ficam armazenadas no cólon descendente. Em algum momento, o cólon descendente fica cheio e as fezes passam para o reto, provocando a necessidade de evacuar (defecar).
Quantos quilos de fezes pode acumular no intestino?
Muitas das vezes, as evacuações são difíceis e dolorosas, sendo comum que pessoas também apresentem Fissuras Anais ou Hemorroidas. Além disso, quando uma pessoa não vai ao banheiro, pode acumular de 2 a 10 kg de fezes em seu intestino grosso, o que é perigoso para a saúde, como mostra no post.
Sendo assim, é possível esvaziar o intestino usando laxantes osmóticos. Laxantes osmóticos são aqueles que puxam água para as fezes, o que acelera o trânsito intestinal e a eliminação de fezes.
Você pode apertar com o dedo ou com a unha. Também vale revezar e apertar um pouco o dedo da mão direita e depois o da esquerda, faça isso entre duas e três vezes. Ao apertar você sentirá como se tivesse areia nesta área do seu dedo. E, conforme você o pressiona, ele vai ficando mais mole.