Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).
Não, você não pode colocar qualquer água no radiador do seu veículo. A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada. A razão para isso é garantir o correto funcionamento do sistema e evitar danos ao motor.
Se o motor superaquecer por falta de líquido, redobre os cuidados ao abrir a tampa e adicione a água desmineralizada e o aditivo lentamente e em pequenas quantidades - isso previne o choque térmico, capaz de trincar o bloco do motor.
O que causa o radiador furado? O radiador trabalha com água desmineralizada e aditivada. Por isso, se você usar a água com — aquela da torneira — com o passar do tempo, poderá ocorrer uma corrosão. Outra causa do radiador furado são os impactos de detritos causados pela alta velocidade do automóvel.
Baixar água do radiador é normal, mas errado é completar com água
Qual o problema de usar água no radiador?
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor). Porém, apenas utilizar água sem sais minerais não resolve o problema.
Quanto tempo esperar para colocar água no radiador?
Antes de abrir o reservatório, ao perceber que está seco, é obrigatório que você desligue o carro e aguarde aproximadamente 15 minutos. Se isso não for feito e você abrir o compartimento antes, a água quente pode ser lançada contra o seu corpo, por conta da pressão, causando queimaduras graves.
Sem "água" nenhuma no sistema, eu ainda posso andar? Claro que tudo depende da situação em que você se encontra e da necessidade de tirar o carro daquele lugar. Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido.
Baixar um pouco o nível do líquido de arrefecimento, a “água do radiador”, é normal. O que ée rrado comum é você completar com água. Dizem alguns: “mas eu só completo com água desmineralizada, aí eu fico tranquilo”. Não fique não!
A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um. 3– Tipos de aditivos Existem vários tipos de aditivos para o sistema de arrefecimento no mercado brasileiro, porém não existe uma cor específica para cada modelo de veículo.
O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.
Nessa situação recomenda manter o motor ligado, pra que a bomba d'água continue mantendo o líquido em circulação, e vai se completando devagarzinho com água fria, pra evitar um choque térmico.
Nunca faça isso com o carro ligado ou no posto de gasolina, por exemplo. Se precisar completar, já existem produtos que têm a mistura pronta para uso ou você faz a proporção sozinho.
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
A proporção correta do líquido de arrefecimento pode ser encontrada no manual do seu veículo. Caso você não tenha o manual, poderá colocar na seguinte proporção: mínimo de 40% de aditivo do líquido de arrefecimento e 60% de água, ou no máximo 60% de aditivo do líquido de arrefecimento e 40% de água.
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
Encher o radiador do seu veículo com água resultará na acumulação de contaminantes. Alguns destes contaminantes podem entupir as linhas de refrigeração e até mesmo o termóstato, o que pode levar a outros problemas. Se ficar preso na berma da estrada com o motor sobreaquecido, usar água é melhor do que nada.
Esse produto à base de monoetilenoglicol tem como função baixar o ponto de congelamento da água para menos de 0°C e aumentar a temperatura de ebulição da água além dos 100°C. Indo direto à questão, a água do radiador dura muito tempo dentro do circuito de refrigeração do carro, em média 30 mil km.
O nível de água deve ser checado regularmente, uma vez por semana, com o carro parado em piso plano e frio. Você mesmo pode fazer isso antes de sair de casa. Basta levantar a tampa do capô e observar se o reservatório está entre o mínimo e o máximo.
Se você perceber que a água está avermelhada ou marrom, isso pode ser um alerta, pois possivelmente irá gerar entupimento e posterior superaquecimento, mesmo que o nível do reservatória esteja alto. Até mesmo a tampa deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros.
O que acontece se esquecer de colocar água no radiador?
O radiador é responsável por manter a temperatura do motor em um nível adequado, e a falta de água pode fazer com que o motor superaqueça, causando danos permanentes. Se você notar que o nível de água no radiador está baixo, é importante adicionar água o mais rápido possível.
O nível ideal da água do radiador mais o fluido é 200 ml. Caso esteja muito abaixo, é importante procurar uma assistência especializada. Portanto, fique atento ao nível.
O que acontece se encher demais o reservatório de água do radiador?
É importante que você sempre mantenha o líquido de arrefecimento no nível do reservatório, entre o mínimo e o máximo. Se ficar acima da marca máxima, haverá uma pressão no sistema de arrefecimento, e se você deixar abaixo do nível, elevará a temperatura do motor, o que pode fundir o mesmo.