O que acontece se colocar muito cloro na água da piscina?
Embora as propriedades do cloro, que ajudam a eliminar as bactérias, sejam muito úteis, o produto também surte efeitos colaterais quando aplicado na superdosagem. Entre esses efeitos estão a irritação na pele, nos olhos e até problemas respiratórios em pessoas mais suscetíveis.
O que acontece se entrar na piscina com muito cloro?
“O cloro faz com que a água da piscina fique desinfetada, sem contaminação”, detalha. O uso incorreto do produto pode trazer malefícios para a pele. “O cloro em excesso pode irritar a pele e os olhos, por isso sempre é recomendável fazer a dosagem certa. Deixar entre 1,5 e 3 ppm (partes por milhão) de cloro.
O que fazer se o cloro da piscina está muito alto?
Caso fique constatado o excesso de cloro, para abaixá-lo, basta esvaziar parcialmente a piscina e enchê-la novamente ou usar compostos neutralizadores de cloro. De qualquer forma, é preciso estar ciente que piscina com muito cloro pode prejudicar a saúde.
Problemas gastrointestinais. O excesso de cloro na água leva as pessoas a sofrerem com problemas como náuseas, vômito, diarreia e até dores abdominais. ...
Irritação na garganta e tosse. O cloro também causa irritação na garganta e tosse. ...
O peróxido de hidrogénio, também conhecido como oxigénio ativo, pode ser utilizado para reduzir os níveis de cloro. Este composto decompõe rapidamente o cloro sem deixar resíduos nocivos.
Se você quer eliminar o cloro em um lago ou aquário, use um borrifador (como os modelos que se conectam a mangueiras) para injetar ar na água que nele entra. O cloro é altamente volátil e, por conta disso, se dissipará naturalmente em corpos de água abertos, mas a aeração acelera o processo consideravelmente.
Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro.
Se você beber muita água clorada, o cloro pode bloquear os receptores de iodo que residem na glândula tireoide e reduzir os níveis de produção de hormônios que contêm iodo no organismo. Ingestão: líquido pode causar severa queimadura corrosiva na boca, garganta, esôfago e estômago.
Art. 32. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede) e nos pontos de consumo.
A incidência direta dos raios solares na superfície da água ajudam a diminuir o excesso de cloro em até 90%. Nas piscinas com sistema de aquecimento, a solução é elevar a temperatura da água, de modo a acelerar a evaporação.
Como deixar a água da piscina cristalina com cloro?
A piscina fica mais cristalina se sua desinfecção estiver em dia. Em outras palavras, se sua piscina não estiver com o nível de cloro livre ideal, ela pode ficar cada vez menos brilhante. Então a primeira dica para uma piscina realmente radiante é manter o cloro livre sempre entre 2 e 3 PPM.
Há alguns produtos para aumentar o pH da piscina e, entre eles, está o carbonato de sódio. Também conhecido como barrilha leve, esta opção é mais usada entre os donos de piscinas abertas e que recebem mais chuva. Veja os valores que precisará usar para chegar ao pH ideal da água (7,5):
Por se tratar de um produto químico, o cloro em excesso na água pode intoxicar os banhistas e isso se manifesta por diferentes sintomas, que podem variar conforme o estado de saúde da pessoa.
Para a limpeza completa, esperar seis horas com a piscina filtrando é o ideal. Quando o cloro for usado como manutenção rotineira, é interessante deixar a piscina filtrando por cerca de duas horas.
As algas trazidas pela chuva e pelos ventos pode alterar a coloração da água da piscina. Mas, além disso, a piscina pode ficar verde por conta da presença do metal cobre. Do mesmo modo, o excesso de ácido cianúrico e parâmetros de alcalinidade e pH desajustados também levam à mudança de cor da água.
Os níveis aceitáveis de cloro na água para que seja ingerida é de 0,4 mg/L, o que não ocorre atualmente. E é neste aspecto que os filtros fazem toda a diferença. A presença excessiva de cloro no organismo pode levar a problemas relacionados a tireoide, além de afetar diretamente o sistema nervoso, o fígado e os rins.
Nesse caso, basta aumentar a temperatura da água, pois assim você irá acelerar a evaporação e estimular a proliferação de microrganismos e bactérias no espaço. Dessa forma, o cloro vai entrar em ação combatendo-os e diminuindo seus níveis de concentração na água.
Para saber se a água que sai da torneira possui a quantidade ideal de cloro, que é fator importante na desinfecção da água, existem produtos como o fotômetro para cloro , também conhecido como medidor de cloro que realiza a análise e apresenta os resultados na hora.
Para você ter ideia, duas horas de luz solar direta podem reduzir o excesso de cloro na piscina em até 90%. Uma lógica semelhante também funciona com as piscinas que contam com sistema de aquecimento.
Portanto, é importante remover o cloro de certas aplicações de água para reduzir os danos que ele causa à saúde, ao equipamento e a outros processos de filtragem. Um filtro de carvão ativado ou um sistema de dosagem de produtos químicos são dois sistemas adequados que podem ajudar a remover o cloro da água.
Para retirar totalmente o cloro da água, adicione 6 mg de tiossulfato de sódio para cada litro de água no tanque. Porém, esse método pode se mostrar onerosos quando se trabalha com grandes volumes de reposição diária de água clorada.
Os filtros para pontos de uso de carvão ativado (carbon block) são indicados para remoção de cloro, odor e gosto da água. Seu carvão ativado compactado possui eficiência na remoção do cloro. É indicado para lavanderias, torneiras, banheiros, cozinhas, etc, locais onde a vazão não seja maior do que 400 L/h.
Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro.
Cloro: utilizado para desinfecção e eliminação de microorganismos como algas e bactérias. Após a sua aplicação, o ideal é esperar pelo menos uma hora para entrar na piscina. Algicida: utilizado para matar as algas. Após a sua aplicação o uso da piscina só pode ser liberado depois da aspiração da sujeira decantada.