O que acontece se colocar uma roda maior no carro?
Impactos de utilizar rodas maiores no seu carro Ao utilizar rodas maiores você vai impactar a aceleração, velocidade final e a frenagem do seu veículo.
De maneira geral, a instalação de rodas maiores é uma prática permitida, desde que respeite algumas ressalvas. Basicamente, essas exigências orientam o proprietário a não ultrapassar um determinado nível de redimensionamento, garantindo que o comportamento dinâmico do veículo não seja afetado pela alteração.
De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas.
Instalar rodas maiores em um automóvel não só afeta o desempenho como também eleva o consumo de combustível. Ou seja, o efeito meramente estético acaba comprometendo o desempenho.
Segundo o Artigo 8º do CTB, fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. O que significa que até é possível instalar uma roda maior, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.
Posso alterar o TAMANHO DA RODA E PNEU do carro? 🚘
Quantos aros acima do original é permitido?
Quantos aros acima do original é permitido? De acordo com a Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (ALAPA), é possível fazer variações de até 3% nas medidas dos pneus. Esse número pode variar de região para região, por isso, é preciso fazer uma consulta local antes de fazer qualquer modificação.
O descumprimento das normas acima pode resultar em multas de R$ 293,47 e apreensão do veículo. Além disso, o condutor fica sujeito a cinco pontos na carteira de habilitação.
é permitido pela lei e dentro dos padrões. você não precisa ficar lançando em documento. então o que você tem que manter. é o diâmetro deste pneu e roda né.
A relação entre a roda maior e o aumento do consumo é simples. Rodas com circunferência superior tendem a precisar de mais aceleração para conseguirem girar e movimentar o veículo. Ou seja, para causar esse aumento de aceleração, o condutor acaba usando mais o pedal e, consequentemente, gasta mais combustível.
Você teria mais conforto ao trafegar, maior dirigibilidade e menos ruídos. Isto acontece pois em aros menores o perfil do pneu é maior, com mais borracha lateral. Trocar o tamanho das rodas do carro sempre acarretará em mudanças no desempenho.
Para carros de passeio, rodas com aro entre 15 e 17 polegadas são adequadas e oferecem um equilíbrio entre estabilidade e economia de combustível. Além disso, rodas de alumínio são mais leves e criam menos atrito do que rodas de aço.
O 8º artigo do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estipula que a utilização de rodas e pneus que ultrapassem os limites externos do para-lamas do veículo é proibida. Neste caso, a infração é gravíssima, com multa e apreensão do automóvel.
O artigo 8º, por exemplo, proíbe que as rodas e os pneus ultrapassem os limites externos dos para-lamas e também a modificação do tamanho do diâmetro externo do conjunto roda e pneu. Isso quer dizer que o consumidor pode ficar sujeito a multas ou ter problemas na hora de fazer vistorias no veículo.
O diâmetro externo do pneu que você escolher tem de ser o mais próximo possível do original! Por isso, se você quiser aumentar o aro da roda e do pneu e usar um aro 15 em vez do 14, você tem que escolher um pneu com um perfil mais baixo, para compensar o aumento no aro.
Qual o efeito de uma roda maior? Na equivalência carro x motorização, um aro de maior diâmetro favorece a estabilidade geral, gera um maior efeito giroscópico e permite uma direção mais precisa. Ao mesmo tempo, isso significa uma direção um pouco mais lenta se o que procuramos é um carro ágil.
"De acordo com a Resolução 292 do Contran, está proibido o aumento ou a diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda, bem como o uso de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas", esclarece o especialista.
Você pode trocar as rodas e pneus, mas deve manter o diâmetro e a largura originais do fabricante. Pneus maiores ou menores podem afetar a segurança e resultar em multa. Itens como faróis de neblina, calhas de chuva, aerofólios e sensores de estacionamento são permitidos.
Contudo, a prática comum de alteração das rodas, como passar de uma roda aro 15 para aro 17 não é apenas uma questão visual. Mudanças das rodas, muitas vezes por motivos estéticos, podem exigir ajustes no automóvel para não comprometer o desempenho e performance. Isso sem contar a legislação de trânsito.
O procedimento para baixa do bloqueio que é gerado sobre o veículo tem custo médio de R$ 300, entre taxa e mão de obra para o procedimento. Também será necessário apresentar o carro ao Detran para a vistoria e pagar uma nova taxa no valor de R$ 160.
Além disso, na resolução 292, artigo 8 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), fica proibida a utilização de rodas e pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo. Também é proibido o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda.
Primeiramente, vá até o DETRAN e apresente quais modificações você deseja realizar em seu veículo. Ao receber o seu pedido, o órgão deverá analisá-lo de acordo com as determinações do CTB. Caso nenhuma das alterações esteja em desacordo com aquilo que regulamente o CONTRAN, você receberá a aprovação.
Dentro da regulamentação determinada pelo Contran, conforme a Resolução nº 479/14, é permitido rebaixar o carro desde que o veículo tenha pelo menos 10 centímetros de distância do chão - mas a partir da parte mais baixa do automóvel.