Se a água estiver acima do eixo da roda, existe o risco de a moto afogar e morrer. Se isso acontecer, a água pode entrar no bocal do filtro de ar ou na saída de escapamento e os danos – e o prejuízo – podem ser grandes.
Deixar a moto na chuva pode trazer consequências para ela e para a sua segurança. A água em excesso pode causar danos elétricos e mecânicos à moto, assim como a corrosão de peças e a formação de ferrugem.
Além disso, a água pode se acumular nos freios e torná-los menos eficazes, comprometendo a segurança durante a pilotagem. Quando a moto está em movimento, a água no asfalto pode causar uma diminuição da aderência dos pneus, tornando-a mais propensa a derrapagens e aquaplanagem.
A umidade, a chuva e a poluição também causam problemas
Se a moto dorme ao relento, a céu aberto, o sereno contribui para danificar a pintura, retirando o efeito brilhante do verniz — consequentemente, a pintura tende a ficar fosca. E, se chover, as consequências podem ser ainda piores.
Nunca ande de moto na chuva com essas coisas ruins! evite acidentes
O que não pode molhar na moto?
10 – Parte elétrica/eletrônica: água e eletricidade não combinam, desse modo evite ao máximo jogar água diretamente nos interruptores dos punhos do guidão, chicote elétrico, plugues e principalmente no corpo do acelerador do sistema PGM-FI injeção eletrônica.
Sempre utilize capacete, jaqueta resistente à água, calças e botas apropriadas, além de luvas que proporcionem uma boa aderência mesmo quando molhadas. Esses itens são essenciais para proteger o corpo em caso de queda. Na Promenac Motos você encontra todos os itens para garantir a sua segurança em dias de chuva.
Além do risco ao motor e escapamento, os scooters usam câmbio do tipo automático – conhecido como CVT. Se o componente ficar abaixo da linha da água a caixa de engrenagem será afetada assim como o óleo será contaminado com lama.
Suavidade nos movimentos. Para pilotar na chuva, além de saber como frear a moto na chuva, é indicado manter uma troca de roupa sempre pronta, pois prevenir nunca é demais. Em dias de chuva, outra dica relevante é: faça movimentos suaves. Ajustes do acelerador, a frenagem e as curvas devem ser realizados suavemente.
Antes de começar a limpeza, procure um local com sombra para lavar e secar a moto, evitando que os raios de sol danifiquem a pintura ou deixem manchas de água. Lembre-se que o veículo deve estar frio antes da lavagem.
Se exposto costumeiramente a sol e chuva, o tecido pode rachar e, posteriormente, rasgar, condenando a espuma a apodrecer por infiltração de água. Evite esse tipo de ocorrência estacionando sua moto em áreas de sombra, ou deixando o banco sempre coberto com pano ou papelão.
Andar de moto na chuva pode ser extremamente perigoso. Portanto redobre a atenção, pois as possibilidades de um acidente aumentam e a dificuldade de pilotar a moto é completamente diferente. Em rodovias esse cenário se torna pior ainda.
Se a água estiver acima do eixo da roda, existe o risco de a moto afogar e morrer. Se isso acontecer, a água pode entrar no bocal do filtro de ar ou na saída de escapamento e os danos – e o prejuízo – podem ser grandes.
Com chuva, procure pilotar de forma bem “burocrática”, ou seja, ande somente na frente e na traseira dos carros, pois dessa forma você se tornará mais visível. Lembre-se que os motoristas, por causa da cortina de água da chuva e dos vidros embaçados, também estarão com dificuldades de visão.
Por isso, ao pegar a moto com chuva, não se esqueça de estar com a vestimenta em dia, com equipamentos de proteção adequados, como jaqueta e calças impermeáveis, luvas, capacetes e botas que ofereçam aderência e proteção contra a água.
Mantenha a motocicleta totalmente na vertical e apontada em linha reta para “superar a crise” e libere o freio traseiro gradualmente para recuperar a tração. Por outro lado, se a roda dianteira travar, solte o freio imediatamente e acione-o novamente. Uma roda dianteira travada pode provocar uma queda rapidamente.
Os profissionais da moto usam dois tipos de capa de chuva para motociclista: PVC e nylon. Estas versões podem estar presentes na forma de capa, ou, no conjunto de calça e jaqueta. Elas são populares pelos preços baixos, embora não ofereçam proteção 100% garantida.
Primeiro de tudo, saiba que moto não é carro. O jato de água não faz mal ao carro porque ele tem a carroceria que cobre o motor, freios, cabos, componentes elétricos e eletrônicos etc. Na moto, devemos proteger algumas partes - por exemplo, bote um tampão no escapamento para evitar a entrada de água.
Sim, é verdade que lavar a moto com o motor quente pode representar riscos de danos, especialmente ao bloco metálico. Quando você lava a moto enquanto o motor está quente, há uma brusca mudança de temperatura na superfície do bloco do motor. Isso pode causar o que é conhecido como choque térmico.
Quando a água entra no motor, seja através do filtro de ar, ou escapamento, pode ocorrer o já conhecido calço hidráulico. Com isso, o motor morre e sua moto não liga. Se você estiver em uma dessas situações, não tente ligar novamente a moto.
A capa de chuva é a melhor maneira de se proteger da chuva na moto. Feita de material impermeável (geralmente nylon ou PVC), essa vestimenta garante mais conforto e segurança durante as viagens.
A melhor maneira de não molhar os pés é colocando uma bota de chuva de cano médio ou alto. Tenha ainda no seu “kit chuva” um par de meias para poder trocar caso entre água pela panturrilha. E o mais importante: devido à sola emborrachada e grossa, é normal sentir diferença no contato dos pés com os pedais.
Quanto tempo dura uma capa de chuva de moto? O tempo médio de duração de uma capa de chuva é de 5 anos. Contudo, um modelo barato pode durar menos de um ano, e um bom modelo pode durar 10 anos. Tudo depende da qualidade e investimento no acessório.