Ocorre quando uma corrente elétrica percorre dois fios desencapados, e os fios encostam um no outro. Isso pode provocar faíscas e até grandes incêndios.
Eletrização por contato é o processo de eletrização que ocorre sempre que nos aproximamos ou nos encostamos em outras pessoas ou em objetos que estejam carregados ou neutros. Podemos ser eletrizados por contato quando tocamos em fios danificados ou desencapados.
Se você ligar a mesma fase nos dois polos de uma tomada, não haverá diferença de potencial entre eles, assim a tensão resultante será de zero volts. O máximo que acontecerá será você tomar um choque, se tocas nun dos polos, e estiver aterrado !
Um dos fios é o retorno da lâmpada, enquanto o outro pode ser tanto o fase quanto o neutro. O retorno da lâmpada é só usado para fechar o circuito pra lâmpada ligar. Se você tivesse aí um fase e neutro, juntar os fios causaria um curto circuito.
Saiba o que pode acontecer se dois fios fases se encostarem.
O que acontece se encostar fase e terra?
Ou seja, com tal aterramento, perigoso para um humano, a conexão do fase com o solo está muito longe de ser um curto-circuito. Somente acontece um curto-circuito se o fase tocar um “bom” aterramento, isto é, se a resistência do aterramento é semelhante a da própria instalação elétrica.
O aterramento permite um controle das tensões desenvolvidas no solo (passo, toque e transferida) quando um curto-circuito fase-terra retorna pela terra para a fonte próxima ou quando da ocorrência de uma descarga atmosférica no local.
Então, turma, como vocês puderam acompanhar, constatamos que substituir o cabo de Neutro pelo cabo de Terra, apesar de fazer nossa lâmpada funcionar, não irá economizar energia, pelo contrário, vai até consumir mais. Esta é mais uma falácia criada pelo pica fio, e pode ser considerado mais um Mito.
O que acontece se inverter fase e neutro na tomada?
Risco de choque elétrico: A inversão da fase e do neutro pode fazer com que partes metálicas de aparelhos fiquem energizadas mesmo com o interruptor desligado, aumentando o risco de choque elétrico.
O condutor fase está ligado ao interruptor e os condutores neutro e de retorno são ligados à lâmpada – um deles conecta a lâmpada ao condutor principal e o outro conecta ao interruptor.
Conectar os cabos da forma errada causará um fluxo de corrente muito elevado e pode superaquecer os cabos e acabar danificando a bateria do veículo, danificar fusíveis e componentes elétricos do seu carro.
Para o condutor de neutro provocar choque elétrico é necessário existir uma diferença de potencial elétrico considerável como por exemplo, entre fase e neutro. O cabo de Neutro provoca choque elétrico.
Ao colocar a bateria nova, insira primeiro o conector do cabo positivo no pólo positivo da bateria, tomando o cuidado de fixá-lo corretamente. Em seguida, coloque o conector negativo, fixando firmemente. Aplique manualmente uma torção aos conectores. Quando corretamente fixados, eles não devem se mover.
Dessa maneira, quando a corrente elétrica que deve passar pelo fio condutor e chegar no ao seu destino final atinge uma intensidade muito elevada, somada a um circuito pequeno ou danificado, ocorre um superaquecimento dos condutores, resultando no curto-circuito.
No caso do DR sem a ligação do neutro, ele funciona normalmente, desde que o circuito protegido esteja sempre sendo alimentado com tensões de linha (apenas as fases, seja a carga bifásica (a 2 fios, 2 fases) ou trifásica (a 3 fios, 3 fases).
Se um condutor fase colar no neutro, a situação também é a mesma: curto-circuito. O mais provável, neste caso, é a perda do neutro mesmo, mas acontece de muitas vezes a companhia de eletricidade trocar o neutro por uma fase.
Conclusão: Se ocorrer a falta de neutro por parte da concessionária de energia elétrica, o 110/127V passa a ser 220V, e todos os equipamentos elétricos que não forem bivolts estarão sujeitos a serem danificados.
O aterramento do neutro no padrão é considerado e ele tem o objetivo de garantir que o condutor neutro esteja com potencial elétrico mais próximo possível de zero. Isso faz a tensão fase-neutro fornecida ser mais próxima do valor contratado.
Já o neutro é a referência da fase em um circuito, garantindo a circulação da corrente em um circuito monofásico ao se fechar o circuito. Após essa breve explicação fica claro que não é correto conectar o cabo de terra junto com o neutro do chuveiro.
A primeira maneira de avaliar o aterramento é utilizando o alicate amperímetro ou mesmo um multímetro na escala de tensão alternada V~. A tensão entre fase e neutro e fase e terra tem que ser bem próximas, tolerando uma diferença máxima de 5 V (este é um valor máximo que sempre adotei nas minhas práticas).