A boa notícia é que, apesar de ser algo nojento, comer catota ou cera de ouvido não é algo que faz mal. Além da quantidade ser pequena, ao serem engolidas, a acidez gástrica inativa elas e a digestão se inicia no estômago. O máximo que vai acontecer, portanto, é você ser julgado por alguém que te viu fazendo isso.
Há quem diga que é falta de educação, mas cientistas do Canadá descobriram que cutucar o nariz e comer a “meleca” pode ser bom para a saúde. De acordo com eles, é uma forma de estimular o sistema imunológico.
“Além disso, este hábito pode provocar lesões no septo nasal, causando formação de crostas e sangramentos. Em casos muito severos pode ocorrer até uma lesão crônica e evolução para perfuração do septo nasal”, explica o médico.
A boa notícia é que, apesar de ser algo nojento, comer catota ou cera de ouvido não é algo que faz mal. Além da quantidade ser pequena, ao serem engolidas, a acidez gástrica inativa elas e a digestão se inicia no estômago. O máximo que vai acontecer, portanto, é você ser julgado por alguém que te viu fazendo isso.
Mas afinal, comer meleca de nariz faz mal? | Sem Frescura
Faz bem tirar meleca do nariz?
Antes de pensar que a sujeira é algo inútil no seu organismo, lembre-se que essa “meleca” é responsável pela defesa do nosso organismo, servindo como barreira protetora. Embora útil, é preciso removê-la. “A melhor forma de limpar as secreções do nariz é usar soro fisiológico.
Quando engolimos o catarro, ele volta para o pulmão.?
O otorrinolaringologista Geraldo Augusto Gomes, do Hospital Universitário Clementino Fraga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), adverte que engolir a secreção não é a coisa mais segura a ser feita. "O muco pode ir parar nos pulmões e se aliar a outros fatores que contribuem para uma pneumonia", alerta.
Essa secreção é completamente destruída no estômago e no intestino. Portanto, tal prática não deverá piorar quadros de gripe ou o resfriado”, afirma o pneumologista Alexandre Kawassaki.
Se o catarro estiver em grandes proporções, eventualmente pode ocorrer um retardo da digestão, e se ele for resultado de uma inflamação ou infecção, por exemplo, geralmente o risco é a extensão desses sintomas para o nariz, a garganta e o pulmão, não para o esôfago, ou o estômago.
Então o que fazer quando você sentir que está com meleca no nariz? A melhor maneira de combater a meleca é o uso regular de soro fisiológico. Basta aplicar um ou dois jatos em cada narina muitas vezes ao dia, especialmente nos meses secos, para se sentir aliviado.
O acúmulo de secreção no pulmão pode causar complicações, dificultando a respiração do paciente. Esse sintoma pode indicar uma série de patologias, especialmente quadros inflamatórios como asma e pneumonia.
“O muco gerado nas vias aéreas superiores (nariz e garganta) pode escorrer pela parte posterior da garganta, entrar na traqueia e chegar até os pulmões. Em casos mais intensos, o muco da gripe pode ser produzido na região dos brônquios, que já são as vias aéreas dentro dos pulmões”, explica.
Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias. Segundo a médica Daniella Porfírio Nunes, do Hospital Sugisawa, caso a secreção permaneça por mais que esse período, um antibiótico pode ser receitado pelo médico. "O mais importante é descobrir a causa, para dar um tratamento adequado", diz.
As situações em que um bebê ou criança pode engasgar são corriqueiras, como com saliva durante o sono, catarro quando estiver resfriado ou até durante a alimentação, mesmo durante a amamentação.
A presença de muco na urina geralmente é normal. No entanto, quando há aumento na liberação de muco na urina pode ser indicativo de problemas mais graves, como infecções do trato urinário, colite ulcerativa ou até mesmo câncer de bexiga.
O melhor remédio caseiro é beber muita água. Porque a maior hidratação deixa o muco menos espesso, facilitando sua expulsão. Outra dica é fazer inalação para tosse com catarro. Você pode usar um aparelho inalador com água ou respirar fundo durante um banho quente.
O que muita gente não sabe, é que ingerir os resíduos pode ser prejudicial ao sistema imunológico. Alguns cientistas defendem a ideia de que a ingestão de meleca de nariz, em pequenas quantidades, pode estimular o sistema imunológico a desenvolver anticorpos contra agentes patogênicos presentes nas narinas.
Tirar meleca também pode ser um veículo para a transmissão de Streptococcus pneumoniae, uma causa comum de pneumonia entre outras infecções. Em outras palavras, enfiar o dedo no nariz é uma ótima maneira de introduzir mais germes no corpo ou de espalhá-los no ambiente com o dedo sujo.
Se tirar meleca do nariz com o dedo já era um hábito mal-visto e pouco higiênico, um estudo apontou mais uma razão para evitar esta prática: o risco de desenvolver Alzheimer.