Engolir acidentalmente um dente é mais comum entre as crianças, mas também pode acontecer com os adultos. Felizmente, na maioria dos casos, esta ocorrência não conduz a problemas de saúde. Em vez disso, o dente normalmente passa pelo trato digestivo e é expelido através das fezes.
E se a criança engolir o dente? Não tem problema nenhum. Seria como engolir uma espinha de peixe ou um pedacinho de frango. Se a criança sentir que o dente ficou um pouco preso na garganta, ofereça a ela bastante água para facilitar sua decida sem traumas e sem fazer alarde para não assustá-la.
O que devo fazer assim que notar que engoli um dente? O primeiro passo é ligar para o seu cirurgião-dentista de confiança. Seja o odontopediatra do seu filho ou seu clínico geral, ele deve estar ciente de que esse fato ocorreu. Ele pode fazer algumas perguntas por telefone ou pedir por uma consulta para avaliar o caso.
Além da perfuração, a ingestão de palito de dente pode causar obstrução ureteral, flebite supurativa, abscesso hepático piogênico, sepse e morte (2). Portanto, as conseqüências da ingestão acidental de um palito de dente podem ser extremamente sérias.
Não existe nenhuma regra sobre isso, mas é comum que os pais tenham medo da criança engolir o próprio dente. Não se preocupe com isso. Se isso acontecer, o dente será eliminado do organismo da criança naturalmente, através das fezes.
Engolir acidentalmente um dente é mais comum entre as crianças, mas também pode acontecer com os adultos. Felizmente, na maioria dos casos, esta ocorrência não conduz a problemas de saúde. Em vez disso, o dente normalmente passa pelo trato digestivo e é expelido através das fezes.
Quanto tempo leva para um corpo estranho pode ficar no intestino?
Relatos na literatura de complicações devidas à ingestao de corpos estranhos durante a dieta são frequentes. Os ossos de frango e peixe e palitos-de-dente estao entre os mais comuns. A maioria dos corpos estranhos ingeridos passa, em até uma semana, por todo o trato gastrointestinal (TGI) sem qualquer intercorrência.
Durante o sono, é praticamente impossível que isso ocorra, porque a tendência é eliminar o que estiver na boca, e não deglutir. E, se acontecer, não tem problema: do mesmo jeito que entrou, o dente será expelido quando a criança for ao banheiro.
Olá! Realmente há o risco de lesão em vários locais do tubo digestivo. Desde ferimentos que perfurem a ferimentos mais superficiais com a possibilidade de sangramento. É preciso com urgência a avaliação médica com acompanhamento pois eventualmente é necessária a remoção endoscópica ou cirúrgica da prótese.
Você deve procurar um pronto socorro imediatamente para ser avaliado. É possível que o pedaço do palito tenha ficado preso na luz do seu esôfago. Procure um serviço médico que realize endoscopia para retirada de corpo estranho.
Alguns objetos pequenos como, por exemplo, um palito de dente ou uma espinha de peixe, podem permanecer no trato gastrointestinal por muitos anos sem causar sintomas.
Os sintomas típicos são dor na garganta ou no peito, um nódulo na garganta ou no peito e dificuldade em engolir. Outros sintomas mais comuns podem ser sangue na saliva, recusa a se alimentar, engasgos, náusea ou vômitos. As crianças pequenas podem babar mais do que o normal.
Se você engolir uma parte do aparelho, como um bracket ou elástico, ele nor-malmente irá passar por todo o seu sistema digestivo sem maiores complicações. Entretanto, se você tiver dificuldades em respirar, você deve procurar ajuda de um médico o quanto antes e entrar em contato com o ortodontista imediatamente.
Fique atento a sinais como dor, febre, vômitos e parada de eliminação de gases. Estes sinais devem lhe motivar a procurar ajuda médica, em caráter de urgência.
Mastigar palito de dente pode trazer consequências negativas para a saúde bucal. Além dos problemas com as placas bacterianas, o mau uso do palito também pode levar a riscos de retração óssea e machucados na boca. A utilização inadequada do palito pode causar lesões nas gengivas e na mucosa oral.
Ao engolir um objeto, há o risco também de que ele fique alojado no esôfago, podendo causar dificuldade para respirar e comer, além de provocar vômitos. Deve-se reforçar os cuidados para evitar engolir ou "beber" objetos, por menores que sejam.