O que acontece se eu fazer uma reclamação no Procon?

Não havendo acordo, o órgão emite uma decisão administrativa, podendo o fornecedor ser penalizado com uma sanção administrativa tal como multa, suspensão de comercialização de produtos, dentre outras previstas em lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.mt.gov.br

O que acontece após abrir reclamação no Procon?

O atendimento nos Procons é totalmente gratuito. Após registrar sua reclamação, a empresa será notificada e deve dentro de um prazo estabelecido dar uma resposta à queixa apresentada. Após isso, cabe ao consumidor avaliar se a resposta foi satisfatória para encerrar o caso ou contestá-la.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idec.org.br

O que o Procon pode fazer por mim?

O instituto presta atendimento pessoal ao consumidor que encontre problemas ou dúvidas no mercado de consumo, dentre a lista abaixo especificada: Compra de produtos (por pessoa física)*. Contratação de serviços (por pessoa física)*. Serviços oferecidos por instituições financeiras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.df.gov.br

Qual é o valor da multa do Procon?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no fornecimento de produtos ou serviços que envolvam outorga de crédito ou concessão de financiamento, as multas de mora decorrentes do atraso de pagamento não poderão ser superiores a 2% do valor não pago.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quanto tempo demora depois de abrir uma reclamação no Procon?

Primeiro, o consumidor verifica se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no site. O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

PROCON Como é o Processo de Reclamação e quais penalidades que o Procon pode aplicar

O que acontece se a empresa não responder reclamação no Procon?

Caso a empresa não responda a notificação do PROCON APT, ou simplesmente não compareça em audiência, ela será multada e o consumidor será orientado a buscar o judiciário para ingressar com uma ação judicial, sendo por meio da Defensoria Pública (quando preenchidas as causas que o qualifique), ou diretamente por meio ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aparecidadotaboado.ms.gov.br

Quando o Procon pode multar uma empresa?

É competência do Procon aplicar multa pelo descumprimento das leis de defesa do consumidor. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reiterou a legitimidade do Procon para aplicar multas por descumprimento de suas determinações, na defesa de interesse dos consumidores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que o Procon faz com a empresa?

Após fazer a reclamação, o Procon notificará a empresa envolvida, que terá um prazo para apresentar uma solução. Caso a empresa não apresente uma solução satisfatória, o Procon poderá aplicar sanções e multas, além de promover ações judiciais em defesa dos direitos dos consumidores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Pode pedir indenização pelo Procon?

Consumidores podem procurar a Justiça e o Procon

Em casos de prejuízos menores que 20 salários mínimos, deve ser aberta uma ação no Juizado Especial Cível. Para valores superiores, é necessário buscar a Justiça comum. Os moradores também podem ser procurar a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estadao.com.br

Tem como pedir indenização pelo Procon?

Para formalizar uma reclamação pessoalmente, o consumidor poderá procurar o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial Cível, com cópia da documentação relativa ao caso (laudos, Notas Fiscais, fotos etc), RG, CPF e comprovante de residência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.jundiai.sp.gov.br

Quais casos o Procon resolve?

O Código de Defesa do Consumidor proíbe publicidade enganosa ou abusiva. serviço, levando o consumidor a se enganar sobre suas características, quantida- de, origem, preço e propriedades. Também é enganosa a publicidade que deixa de informar dados essenciais do produto ou serviço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que fazer se a empresa não responder o Procon?

Se o fornecedor do produto/serviço não responder a notificação ou simplesmente não comparecer a audiência, a mesma será multada e o processo será encaminhado para uma decisão de primeira instância administrativa, sendo o consumidor orientado a buscar o judiciário para ingressar com uma ação judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ssgmadv.com.br

Quando o cliente tem direito a indenização?

Para que o consumidor tenha direito a uma indenização por danos morais, é necessário que fique comprovado que houve um prejuízo moral causado pelo fornecedor do produto ou serviço. Além disso, é importante que o consumidor tenha provas que possam comprovar o dano sofrido, como testemunhas, imagens, vídeos ou gravações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jus.com.br

Precisa de advogado para Procon?

Nas audiências entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços agendadas pelo Procon, para tentar solucionar uma reclamação, os consumidores não precisam obrigatoriamente contratar um advogado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como é uma audiência no Procon?

Uma vez convocadas para comparecer em conciliação, em datas e horários designados, as partes deverão se fazer presentes em audiência, seja pessoalmente, seja através de procuradores e/ou representantes devidamente constituídos nos autos, sob pena de prosseguimento do feito conforme previsão legal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.campinas.sp.gov.br

Quais são as maiores reclamações do Procon?

Bancos, financeiras e administradoras de cartão

De acordo com os órgãos de defesa do consumidor, os serviços financeiros foram os mais demandados no ano de 2021, sendo responsável por 29% das reclamações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br

Qual o valor da indenização por danos morais ao consumidor?

Já nos Danos Morais, como não é possível “desfazer” os danos que uma pessoa sofreu, nem estipular uma quantia em razão disso, o valor da Indenização vai depender muito da análise de cada caso. Mas, em regra, você pode pedir qualquer valor de Indenização, desde R$ 1.000,00 até mais de R$ 500.000,00.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer quando o consumidor se sente lesado?

Segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, todo cliente que se sentir prejudicado ao contratar um serviço ou adquirir um produto, deve buscar um acordo amigável com a empresa e caso enfrente problemas e resistência por parte da empresa, deve procurar seus direitos e contratar um advogado para intervir e ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jesadvocacia.com.br

Qual é o valor de uma indenização por danos morais?

As alterações na CLT fixaram que a indenização será de até três vezes o último salário contratual do ofendido nos casos de ofensa de natureza leve. Para ofensas de natureza média, o valor pode chegar a cinco vezes o último salário. Se o dano moral tiver natureza grave, o trabalhador poderá receber até 20 vezes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br

Como a empresa recebe notificacao do Procon?

O órgão realiza apenas notificações de forma presencial ou através de cartas enviadas no endereço oficial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gaspar.sc.gov.br

Como saber se sua empresa foi notificada pelo Procon?

A consulta é feita mediante login e senha. Caso o fornecedor não tenha ainda cadastro no Procon/PR, é preciso encaminhar as informações e os documentos abaixo para [email protected] (e-mail exclusivo para cadastro de fornecedor). Informações: razão social e o CNPJ da empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.pr.gov.br

Como processar uma empresa pelo Procon?

Como denunciar uma empresa ao Procon e buscar seus direitos?
  1. Em todos os estados, também é possível reclamar pelo telefone 151. ...
  2. O Procon-AC oferece quatro formas de serviço ao consumidor: presencial, por telefone, por e-mail e online. ...
  3. Para o atendimento presencial, deve ser feito um agendamento pelo SAC Digital.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em economia.uol.com.br

O que acontece se a empresa não comparecer na audiência do Procon?

O não comparecimento injustificado à audiência para prestar esclarecimento acerca de reclamação caracteriza infração de norma de defesa do consumidor e autoriza a imposição de multa pelo PROCON, nos termos dos artigos 56 , do Código de Defesa do Consumidor e 33 , § 2º , do Decreto nº 2.181 , de 20 de março de 1997.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é o valor mínimo de uma indenização?

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos. O tema ainda é discutido, principalmente quando se trata de grandes empresas envolvidas e prejuízos de grande montante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Em que situações posso pedir meu dinheiro de volta?

Por exemplo, em caso de produtos com defeitos, vícios ocultos, fraudes, prazos de entrega não cumpridos, cancelamento indevido de serviços, entre outros. Mesmo em situações em que o consumidor desiste da compra, é possível que ele seja ressarcido integralmente, desde que o prazo para desistência tenha sido respeitado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br