De acordo com o artigo 155 da Constituição Federal, a cobrança do IPVA é de responsabilidade dos Estados e do Distrito Federal. Deixar de pagá-lo pode trazer consequências, como multas, cobranças judiciais e inscrição em dívida ativa.
Se você está com o IPVA atrasado e quer regularizar a situação, deve acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou do Detran. Nos dois casos, será preciso emitir uma guia de pagamento. Ela já virá com multas e juros que devem ser aplicados e uma nova data de pagamento.
O período para que a dívida ativa do IPVA prescreva é de cinco anos. Depois desse prazo, o governo não pode mais fazer cobranças judiciais. É importante saber que a dívida não será prescrita automaticamente e que, se for protestada em cartório, a prescrição ocorre a partir de cinco anos da data do protesto.
Não há uma legislação que proíba a circulação do veículo com o IPVA que não foi pago, é possível andar com o IPVA vencido até a data de vencimento do licenciamento do veículo.
Além da multa, ainda existem os juros que são baseados na taxa Selic. Permanecendo o débito, o proprietário do veículo terá o nome incluído no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual), ou seja, ficará com o nome "sujo".
O QUE ACONTECE SE EU NÃO PAGAR O IPVA - SAIBA TODAS AS INFORMAÇÕES 2023
Quanto tempo IPVA suja o nome?
O não pagamento do IPVA gera dívida ativa a partir do momento em que o CPF do devedor é inscrito na base de dados do governo, negativando seu nome. Não existe um prazo para isso acontecer, porque depende dos processos internos de cada estado. Em geral, espera-se 30 dias após o vencimento do IPVA.
O proprietário do veículo fica sujeito ao pagamento de multas cujo valor depende das regras de cada estado. Por exemplo, em São Paulo, a multa é diária de 0,33% sobre o valor do imposto, limitada a 20% do total do IPVA.
Quanto tempo o veículo tem que ter para não pagar IPVA?
O Plenário concluiu nesta quarta-feira (13), em primeiro e segundo turnos, a votação da proposta de emenda constitucional que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a veículos terrestres de passageiros com 20 anos ou mais de fabricação (PEC 72/2023).
Porém, se o IPVA não estiver regularizado, essa viagem de moto ou carro pode ter alguns riscos. Isso porquê conduzir o veículo com o IPVA atrasado impossibilita o Licenciamento. Em consequência, transitar com licenciamento vencido é infração gravíssima e multa de R$293,47.
Você sabe que ele irá chegar, então ele precisa ser projetado nas suas finanças de começo de ano. Uma outra possibilidade é o parcelamento do IPVA atrasado. Ao invés de pagar à vista, hoje é completamente possível dividir o valor em parcelas mensais, e com isso a Zapay pode te ajudar.
Como pagar IPVA atrasado com desconto? Você deve entrar em contato com a Secretaria da Fazenda de seu estado e informar a intenção de realizar o pagamento. Em alguns casos, é possível obter desconto sobre a multa e o juros aplicado.
O vencimento do IPVA em si não causa nenhuma multa ou restrição ao direito de dirigir, mas como dito anteriormente, sem o IPVA pago não há como fazer o licenciamento, o que aí sim, gera muitas restrições para o motorista, que corre o risco de ter o veículo apreendido quando o CRLV não está em dia.
Quando o carro pode ser apreendido por falta de pagamento de IPVA?
A resposta a essa pergunta é não, mas com ressalvas. Desde 2021, a Lei nº 14.229/2021, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), proíbe a apreensão de veículos por falta de pagamento do IPVA.
Que dia começa a pagar o IPVA 2024? Todos os anos, as secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) divulgam o calendário de pagamento do IPVA. Em alguns Estados, o pagamento começa a partir de janeiro de 2024.
O prazo para a quitação antecipada do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 encerra na quinta-feira (28/3), último dia útil do mês (em razão da Sexta-feira Santa) e antes do feriado bancário.
Conforme antecipamos, em 13 de março de 2024, o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que concede isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos de fabricação. A medida ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e sancionada pelo Presidente da República para entrar em vigor.
deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, moderada, grave ou gravíssima; não ser proprietário de outro veículo com isenção e; não utilizar sua condição de PCD para obter mais de uma isenção.
Para que seja possível efetuar um novo registro do veículo, também é necessário que o IPVA esteja sem atrasos. Do contrário, será necessário quitar o débito dentro do prazo de 30 dias para que não haja nenhuma infração.
Carro não pode ser apreendido em blitz por causa de IPVA atrasado, dizem tributaristas. É inconstitucional apreender carro em blitz porque o motorista está com o IPVA atrasado. Essa é a opinião de tributaristas consultados pela revista Consultor Jurídico, que ressaltam a arbitrariedade…
Outra penalidade é a incidência de 0,33% por dia de atraso e juros por atraso no IPVA com base na taxa Selic. Mas depois de 60 dias de atraso a multa passa a ser de 20% do valor do imposto. Por outro lado, rodar sem licenciamento é considerado uma infração gravíssima, gerando 7 pontos na CNH e mais multa de R$ 293,47.