O que acontece se ficar muito tempo com cera no ouvido?
Concluímos, enfim, que o acúmulo de cera pode ser prejudicial, a partir do momento que resulta na perda parcial da audição ou chega a provocar zumbidos. Contudo, não devemos esquecer qual o principal papel do cerúmen: a proteção. Sendo assim, evite o uso de instrumentos na tentativa de remoção não recomendada.
O acúmulo de cerume é geralmente assintomático, mas pode, ocasionalmente, causar sintomas incômodos, tais como a perda de audição, coceira, desconforto ou sensação de ouvido entupido.
Esse aglomerado de cerúmen bloqueia o conduto auditivo e causa diversos incômodos, como zumbidos, coceira e a perda parcial da audição, e precisa ser removido por meio do uso de soluções otológicas ou procedimentos médicos.
Quanto tempo o ouvido pode ficar entupido de cera?
Sim. É algo normal. A quantidade de produção de cera é diferente em cada pessoa, algumas precisam remover com frequência maior, outras a cada seis meses, outras uma vez ao ano. O importante é remover quando necessário e sempre com um otorrino.
O que fazer? Fui tirar a cera do ouvido e fiquei surdo ou com dor de ouvido
O que o cerume pode causar?
O cerume é uma secreção natural, que tem como função limpar, proteger e lubrificar o nosso canal auditivo. Qualquer partícula de poeira, sujeira ou poluição que entrar em nosso ouvido, ficará presa a ele e será eliminada. É importante pontuar que o nosso corpo possui um mecanismo de auto limpeza.
Desse modo, o procedimento de limpeza de ouvido, realizado pelo otorrinolaringologista, ocorre através da curetagem do cerume. O médico utiliza seus materiais próprios e realiza uma lavagem com seringa para aplicação do soro fisiológico em temperatura morna.
Algumas formas para tirar o excesso de cera do ouvido são limpar a região interna da orelha com uma toalha, usar remédios de farmácia, como o Cerumin, ou aplicar algumas gotas de óleo vegetal, por exemplo.
O amolecimento da cera com o uso do cerumin, não garante sua saída. Por isso, costumo recomendar o uso das gotas e após 2 ou 3 minutos, virar a orelha para baixo, de forma que permita a cera líquida escorrer para fora. Esse procedimento deve ser repetido 3 vezes ao dia, de 3 a 5 dias.
Aplique Cerumin enquanto a pessoa estiver deitada, com o ouvido afetado voltado para cima. Após a aplicação, é recomendável que o paciente permaneça deitado e imóvel por 5 minutos para assegurar a penetração efetiva da solução. É considerado normal que o medicamento escorra novamente pela orelha após o procedimento.
Simplificando, sim, a cera pode causar perda auditiva. Na verdade, uma impactação de cera é a causa mais comum de perda auditiva condutiva que existe. Quando a cera se acumula muito, ela pode ficar presa no lugar e atua como uma barreira que impede o som de viajar para o ouvido interno como faria normalmente.
Nesses casos, o paciente tem uma sensação de ouvido tampado, com consequente diminuição e abafamento da audição, que gera bastante incômodo. De acordo com a médica, alguns casos podem vir associados à coceira e à dor, geralmente de leve intensidade. Em outros, podem estar associados à inflamação do canal auditivo.
Mas, com eu já disse, basta ter água morna e um aspirador nasal. Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a).
Ainda, é preciso ter um cuidado extra no momento da aplicação, e em casos de contato com a pele ou os olhos, é importante lavar a região com água em abundância. Caso a solução caia acidentalmente no nariz, pode haver irritação da mucosa nasal e, nessa situação, é necessário lavar imediatamente as narinas com água.
Algumas pessoas podem ter uma produção maior de cera, mas há hábitos que favorecem o acúmulo e a compactação da cera no canal auditivo, como o uso de hastes flexíveis e a manipulação dos ouvidos com outros objetos, seja na tentativa de aliviar a coceira ou de retirar o cerume por conta própria.
Ela consiste em aplicar água morna com uma seringa específica, conhecida como seringa de bulbo. Nesse procedimento, apessoa deve virar o ouvido para cima, injetar a água de forma delicada e ficar com o líquido por cerca de 1 minuto. Completado o tempo, a pessoa deve virar e deixar a água escorrer dos ouvidos.
Permanecer deitado por cerca de 5 minutos, com o ouvido afetado para cima, para uma melhor ação do Cerumin; Sentar e deixar o excesso de gotas escorrer, podendo-se limpar com um algodão limpo e seco; Lavar as mãos com água e sabonete neutro.
Não remover o excesso de cera: mesmo que ainda exista quem queira remover de forma abrupta, há pessoas que acreditam que não a remover, fará com que ela saia sozinha, o que é um erro, pois, excesso de cerúmen, pode ocasionar um bloqueio no conduto auditivo, causando incômodo, zumbido, coceira ou perda parcial da ...
Essa prática é incorreta, pois pode ocasionar uma inflamação na orelha ou até mesmo gerar problemas auditivos. Limpar o ouvido com cotonete é um hábito comum entre as pessoas. Mas totalmente desaconselhado pelos médicos. É que as hastes flexíveis empurram a cera para dentro do ouvido, dando a falsa sensação de limpeza.
Como foi dito acima, a cera de ouvido é produzida naturalmente por nosso corpo e ela serve como um meio de defesa contra diversos corpos estranhos, como insetos, poeira, água e entre outros. Entretanto, esta cera deve ter cor amarelo escuro.
Como saber se estou com excesso de cera no ouvido?
Sensação de ouvido entupido, coceira e outros incômodos podem ser sinais de que você está com excesso de cera no ouvido. Também chamado de cerume impactado, o problema ocorre pela obstrução do canal auditivo pelo acúmulo de cera.
O medico da upa pode fazer lavagem no ouvido? Qualquer médico é permitido de fazer lavagem, desde que tenha pratica e pericia a ação. Antes de realizar lavagem, deve-se olhar dentro dou seu ouvido para ver as condições. À disposição.