Então, caso você ligue o cabo verdinho do chuveiro no neutro, o risco de choque elétrico é grande. Já que, em caso de uma fuga de corrente, o único caminho desta corrente elétrica seria através do ser humano. Pois, como sabemos, a corrente elétrica irá buscar um caminho “mais fácil” para fechar o circuito.
Então, turma, como vocês puderam acompanhar, constatamos que substituir o cabo de Neutro pelo cabo de Terra, apesar de fazer nossa lâmpada funcionar, não irá economizar energia, pelo contrário, vai até consumir mais. Esta é mais uma falácia criada pelo pica fio, e pode ser considerado mais um Mito.
Um dos fios é o retorno da lâmpada, enquanto o outro pode ser tanto o fase quanto o neutro. O retorno da lâmpada é só usado para fechar o circuito pra lâmpada ligar. Se você tivesse aí um fase e neutro, juntar os fios causaria um curto circuito.
A perda de neutro, em princípio, não traz conseqüência alguma. Isto via de regra acontece e somente significa uma descontinuidade no fornecimento de energia. Porém, em algumas condições, essa perda de neutro se torna bastante indesejada, pois traz conseqüências danosas aos nossos equipamentos.
Com isso, o motor entra em cut-off, ou seja, não há injeção de combustível. “Colocar a transmissão em Neutro também pode gerar danos de componentes (rolamentos e engrenagens) por falta ou redução de lubrificação, isto é, haverá redução da vida útil da transmissão”, afirma.
No caso do DR sem a ligação do neutro, ele funciona normalmente, desde que o circuito protegido esteja sempre sendo alimentado com tensões de linha (apenas as fases, seja a carga bifásica (a 2 fios, 2 fases) ou trifásica (a 3 fios, 3 fases).
O neutro dá choque? NÃO, mesmo que o circuito esteja em funcionamento, entrar em contato com o neutro não causará um choque e isso ocorre por causa dos potenciais. Vimos que o neutro apresenta potencial zero, e que para haver circulação de corrente é necessária uma diferença de potencial.
Em outras palavras, quando falamos que a tensão (voltagem) elétrica de uma instalação é 220 volts, isso quer dizer que o condutor de fase está em um potencial de 220 volts, o neutro está em zero volt e, portanto, a diferença de potencial (tensão) entre eles é 220 – 0 = 220 volts.
Apesar do Neutro, em geral, ser aterrado no poste, é extremamente perigoso usar o neutro como terra, pois em uma situação que o Neutro seja interrompido próximo a entrada da sua casa, pode ocorrer que tanto o neutro quanto o terra fiquem com uma tensão elétrica suficientemente alta para causar choques elétricos e ...
Chuveiro com fio terra no neutro pode? Utilizar o neutro para aterrar o chuveiro caracteriza o uso de um sistema de aterramento TNC. Esse método é proibido para circuitos com cabos menores que 10mm² e para equipamentos portáteis, conforme especifica a norma NBR 5410.
Com a lâmpada você insere um dos fios na fase e outro no neutro e observar o brilho. Depois retira o fio do neutro e insere no terra, a lâmpada deve acender com brilho igual ou parecido, indicando que o aterramento esta funcionando corretamente.
Então, isso também acontece devido a este seccionamento do neutro no interruptor. E neste caso, você tem, além do risco do choque que falei antes, um aumento no consumo de energia e uma diminuição da vida útil da lâmpada… ou seja, este tipo de ligação traz apenas prejuízo.
O que acontece se inverter fio positivo e negativo?
O que acontece se inverter os fios? Conectar os cabos da forma errada causará um fluxo de corrente muito elevado e pode superaquecer os cabos e acabar danificando a bateria do veículo, danificar fusíveis e componentes elétricos do seu carro.
Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro. O problema está na falta de aterramento na sua residência. Pois há uma fuga de corrente na mesma.
Isso pode acontecer por três motivos principais: Cabos elétricos de baixa qualidade; Erro no dimensionamento do circuito; Conexão mal feita entre o chuveiro e a rede.
O fio fase e neutro são responsáveis por alimentar o circuito elétrico da sua casa e é a partir desses dois fios que geramos a famosa diferença de potencial (se você ainda não leu nossa matéria que falamos sobre tensão e corrente, recomendamos fortemente a leitura neste link).
Não se deve ligar o fio terra no neutro! Essa é a regra. Vejamos o porquê. A grande causa desse potencial do neutro ser diferente do terra real se deve aos desequilíbrios das cargas que causam circulação de corrente pelo neutro e assim, podem provocar problemas.
O neutro não é nem necessário para ser exato nesse caso, utiliza-se na prática quando podem existir pequenos desbalanceamentos, afinal nas residências não há como garantir o perfeito balanceamento, os equipamentos são monofásicos e ligados e desligados conforme a necessidade.
Neste caso deve-se lembrar da atuação do IDR e seu princípio de funcionamento, o IDR caso não seja ligado o neutro terá sua função praticamente inviabilizada uma vez que se as correntes elétricas circulantes em cada fase o seu somatório (vetorial) é igual a corrente de neutro e sem esta referência de neutro qualquer ...
4. freios também não funciona de maneira adequada. Se você tiver que parar bruscamente, pisará no freio em vão. Portanto, o melhor que você tem a fazer é esquecer de usar o ponto morto, principalmente em declives.
Ainda existe um risco extra para os proprietários de veículos automáticos. Para estes, a ordem é nunca colocar a marcha em N (neutro) em uma descida. Rodar em ponto morto pode até estourar o câmbio automático por falta de lubrificação, o que ocorre com o corte da ligação do motor com o câmbio.