A água é um composto polar e o fogo é resultado de uma reação química de oxidação, geralmente envolvendo a combustão de um material orgânico. Quando a água é adicionada ao fogo, ela evapora rapidamente devido à alta temperatura, não se misturando com as chamas.
A extremidade positiva da molécula de H20 é atraída pela chama quente. Essa faz atração com que as moléculas de água se aproximam da chama, onde são aquecidas a ponto de se tornarem vapor. Este vapor, por sua vez, contribui para a intensidade do fogo, liberando mais energia na forma de calor e luz.
A água em contato com o fogo direto em uma cozinha causa acidentes devastadores que vão de teto e paredes queimadas até queimaduras de segundo e terceiro grau no nosso corpo.
O que não se deve fazer em nenhuma hipótese é jogar água.
Também porque a densidade e o ponto de ebulição da água e do óleo influem na hora de extinguir o incêndio. O óleo é menos denso que a água, portanto, ele flutua sobre a água.
“Mesmo o hidrogênio sendo um gás inflamável e o oxigênio, comburente, a água não pega fogo porque é uma substância completamente diferente das duas primeiras, com propriedades bastante distintas”. Essas são palavras da Dra. Maria Regina Alcântara, do Instituto de Química da USP.
Jogar Água na Gordura Quente Pode Por Fogo Na Sua Casa
É possível misturar água e fogo?
Desculpe, mas fogo e água não podem se misturar em nenhuma ocasião. Isso ocorre devido às propriedades físicas e químicas dessas substâncias. A água é um composto polar e o fogo é resultado de uma reação química de oxidação, geralmente envolvendo a combustão de um material orgânico.
Logo de início se faz necessário um pacto para que este relacionamento possa durar mais do que uma primavera – um não deve interferir ou tentar mudar a maneira do outro agir ou pensar.
Para passarem ao estado gasoso, as moléculas de água precisam se desvencilhar umas das outras rompendo as ligações de hidrogênio, o que requer uma grande quantidade de energia térmica. Este é o principal motivo pelo qual a água extingue o fogo: ela drena todo o calor necessário para perpetuar o processo de combustão.
A água é ineficaz para extinguir incêndios envolvendo líquidos inflamáveis, como óleo, gasolina e solventes. Em vez de apagar o fogo, a água pode espalhar os líquidos inflamáveis, tornando a situação ainda mais perigosa.
Nas palavras dele, "a água apaga o fogo porque é ótima para absorver calor e, quando evapora, na maioria dos casos, abafa a chama.". Furukawa faz a ressalva de que jamais devemos jogar água em combustíveis líquidos, como, por exemplo, óleo em uma panela em chamas.
O que acontece se jogar água na frigideira pegando fogo?
"Com essa passagem da água da superfície para o fundo, ela entra em ebulição devido à temperatura, forma bolhas de ar e essas bolhas de ar rompem a superfície daquela panela com muita força, espirrando óleo ou causando uma explosão em casos mais graves".
Jogar água em seu fogão não é indicado: além de enferrujar ou oxidar (sim, se não for bem cuidado, o aço inox pode acabar oxidando), pode soltar resíduos que contaminarão a comida. E isso vale tanto para os fogões na cor branca, mais tradicionais, como para o fogão inox.
O fogo grego, também conhecido como fogo à prova d'água, é uma mistura viscosa inflamável, que flutua e queima até mesmo em contato com água, sendo muito difícil de apagar.
Quando se joga água no fogo, ela tira duas coisas muito importantes para a combustão ocorrer: ele abafa o oxigênio e diminui a temperatura. #Fogo #Combustão #Explosão.
Que tal fazer fogo usando água? Parece meio impossível, mas com a presente prática isso pode se realizar. Além do mais, torna-se muito útil que saibamos obter fontes de calor com utensílios diferentes dos convencionais (fósforo e outros).
Todo material sólido ou líquido que tem a capacidade de pegar fogo é chamado de combustível ou inflamável. Para que isto aconteça, ele precisa ser aquecido a uma determinada temperatura. Então, ele irá se decompor e começa a liberar vapores inflamáveis, que, em contato com uma faísca ou chama, pega fogo.
Os agentes mais empregados na extinção de incêndios e que possivelmente teremos que utilizar em caso de incêndios são: água, espuma(química e mecânica), gás carbônico e pó químico seco, agentes alogenados (Halon), agentes improvisados como areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc, que normalmente extinguem o incêndio ...
Mesmo sendo o hidrogênio um gás inflamável e o oxigênio um gás comburente, a água não pega fogo porque ela é uma substância completamente diferente das duas primeiras, com propriedades bastante distintas.
Basta lembrar do derramamento de óleo que ocorreu em 2010 no Golfo do México. Já na noite de domingo (4), uma grande explosão e incêndio ocorreram próximo a uma plataforma de petróleo no Mar Cáspio. O incidente aconteceu ao sul da costa de Bacu, capital do Azerbaijão, e as chamas foram vistas em toda a região.
A pedra de carbureto, é um solido iônico branco acinzentado que, em contato com a água, reage imediatamente produzindo gás acetileno (nome usual do etino) e hidróxido de cálcio. Seu nome oficial é carbeto de cálcio, mais conhecido como carbureto de cálcio.
Os representantes de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) são ousados, impetuosos e criativos. Já os de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) são emotivos e profundamente intuitivos. Os signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) são comunicativos, perspicazes e intelectuais.
Água e fogo não se misturam devido às suas propriedades físicas e químicas distintas. A água é um líquido composto por moléculas polares, enquanto o fogo é um processo de oxidação rápida que libera calor e luz.
O elemento ar corresponde aos signos de Gêmeos, Libra e Aquário. Assim como o ar, as mulheres deste elemento estão em constante movimento, buscando transformações e evolução. Inspiradoras, elas possuem o dom da comunicação e se adaptam bem às mudanças. Intelectuais e imprevisíveis, prezam muito pela liberdade.