FATOR ÁGUA/CIMENTO O excesso de água na mistura, reduz considerávelmente a resistência do concreto, pois esse excesso migra para a superfície pelo processo de exudação. Deixando atrás de si vazios chamados de porosidade capilar.
Molha-se o saco de cimento encharcando-o bem, e posiciona-se o mesmo sobre a peça a ser curada. Se sobrar cimento em um saco aberto, deve-se transferi-lo para um saco plástico e fechar bem, de modo que não entre umidade. Desta forma, o cimento mantém suas propriedades por mais tempo sem perder resistência.
Pode-se utilizar sacos de cimento vazios para fazer a cura de lajes e pisos. Molha-se o saco de cimento encharcando-o bem, e posiciona-se o mesmo sobre a peça a ser curada. 24. Se sobrar cimento em um saco aberto, deve-se transferi-lo para um saco plástico e fechar bem, de modo que não entre umidade.
“Se o cimento entrar em contato com a água durante o transporte inadequado, sem proteção da chuva, por exemplo, ou durante a estocagem, ele vai empedrar ou endurecer antes do tempo, inviabilizando sua utilização na obra, fábricas de pré-moldados e artefatos de cimento, etc”, explica Arnaldo.
E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas. Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento. Vale ressaltar que a água, que é de suma importância na hidratação do cimento, pode evaporar por meio da ação do sol, do vento e da baixa umidade do ar.
Cimento empedrado, não jogue fora ! vou te ensinar como aproveitar.
Pode jogar água no cimento?
A água é um importante componente do concreto e tem basicamente duas funções: provocar a reação de hidratação dos compostos do cimento, com seu consequente endurecimento, e aumentar a trabalhabilidade para que possa preencher adequadamente as fôrmas, sem causar vazios ou nichos.
Rachaduras podem permitir a entrada de água e outros agentes corrosivos, que podem danificar ainda mais o cimento e enfraquecer a estrutura. Para evitar o surgimento de rachaduras no cimento, é fundamental adotar medidas preventivas durante a construção.
Quanto tempo demora para estragar um saco de cimento?
As normas brasileiras relacionadas ao assunto indicam que o cimento ensacado ou a granel tem uma validade de 90 dias a partir da sua data de expedição, desde que sejam seguidas as regras de armazenamento — em local seco e protegido de intempéries.
Nunca coloque os sacos de cimento diretamente no chão! O ideal é que o cimento seja armazenado em local protegido da chuva e sol, com boa ventilação para não acumular umidade e ainda, deve ser colocado em locais elevados, como em cima de pallets e se possível, cobri-los com sacos plásticos ou lonas.
Mas após a concretagem e com um período de cura, a chuva ajuda a obra, logo que é recomendado que se molhe estruturas de concreto por um período para que a água interna não se evapore, assim a chuva pode ajudar na cura correta do concreto.
Em geral e com isso queremos dizer que na grande maioria das vezes, em cerca de 48hs os revestimentos de base cimento já estarão secos, podendo se estender até 72hs naturalmente.
Se houver muita água na mistura, será muito escorrendo; se não houver o suficiente, será muito seco e endurecerá lentamente. Certifique-se também de não usar altas temperaturas ao misturar seu cimento branco - o calor pode causar descoloração ou rachaduras ao longo do tempo.
As normas brasileiras recomendam reensaiar o cimento ensacado após três meses da data de sua expedição. Porém, é comum em algumas obras, de pequeno ou grande porte, o material permanecer estocado por um período maior que o recomendado.
Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.
Confira uma dica básica caso isso aconteça com você: Coloque o cimento em uma peneira e, usado equipamento de proteção, como óculos e luvas, vá peneirando todo o material, o que ficar retido deve ser descartado, aperte bem para aproveitar o máximo possível do material.
👉 Ao falar sobre o armazenamento do cimento, o primeiro passo é expor que ele é um produto higroscópico, ou seja, que absorve a umidade com muita facilidade. Desta forma, quando a umidade do ar está muito alta ou quando acaba sendo molhado, acontece o empedramento do cimento.
O cimento é um material que exige cuidados na compra e, principalmente, no armazenamento. O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da sua data de fabricação, mas, se não houver cuidado na hora de guardar, você correrá o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.
– Para conservar o cimento aberto por um período maior, retire-o da embalagem e coloque em um balde de plástico com a tampa muito bem fechada e sem contato com o ar; – Outra maneira de conservar o cimento e colocá-lo em sacos plásticos bem vedados.
Como conservar o saco de cimento para não estragar não?
A forma correta de armazenar o cimento é em uma estrutura seca e fechada, protegido da chuva e da umidade. Certifique-se também de que o local possui boa ventilação, isso evita o acúmulo de umidade no ar. Para proteger o material da umidade que vem do chão, o ideal é colocar os sacos sobre uma superfície elevada.
Por conseguinte, o armazenamento dos sacos de argamassa deve ser feito em tablados ou plataformas afastados, aproximadamente, 30cm da parede e 15cm do chão, para que não entre em contato com a umidade. Além disso, o local mais adequado é longe do calor excessivo, ou seja, local fechado.
Qual melhor manejo para armazenar sacos de cimento?
Os sacos de cimento devem sempre ser estocados em local coberto, livre de umidades e com ventilação abundante. Seu armazenamento se dá sobre paletes ou ripas de madeira sem farpas e pregos, que danificam a sacaria. O ideal é que sejam empilhados, no máximo, oito sacos em cruz, sobre cada palete.
Porém não é só isso, o excesso de água aumenta a retração do concreto depois de seco que causará mais fissuras. Os objetivos são analisar a influência da quantidade de água na resistência mecânica do concreto, observando a durabilidade, impermeabilidade, trabalhabilidade, porosidade.
O cimento, normalmente, precisa de água para endurecer e manter as estruturas unidas. Para a formação de concretos, por exemplo, é necessário pedra brita e areia também.
A água é um dos ingredientes que mais influem nesse aspecto. “Quanto maior a quantidade dela na composição, menos resistente o concreto”, explica Britez. Os agregados, graúdos, como a brita, e miúdos, como a areia, também têm papel fundamental.