Caso a atualização seja ignorada, você corre o risco de ter seus dados corrompidos, alterações no comportamento das ferramentas, e episódios de queda no sistema, levando a perda de trabalhos que não foram salvos. Tudo isso além de gerar uma porta de entrada para ataques cibernéticos.
Embora você possa continuar usando seu PC Windows 8.1, sem atualizações contínuas de software e segurança, seu PC correrá maior risco de vírus e malware. É recomendável atualizar para uma versão do Windows que ainda tenha suporte.
O que acontece se não atualizar para o Windows 11?
Se decidir não atualizar para o Windows 11 antes de 14 de outubro de 2025, o seu PC Windows 10 continuará a funcionar, mas ficará mais vulnerável a riscos de segurança e vírus.
Se for o Windows 11, na maioria dos casos não vai acontecer nada. O que ocorre é que não há suporte para eventuais problemas que ocorram, isto é, se algo não funcionar como deveria é possível que não seja resolvido, posto que o sistema não foi feito para seu hardware.
Porque quem usa Windows 10 será OBRIGADO a Atualizar para o Windows 11?
Qual versão do Windows é gratuita?
Quanto custa fazer o upgrade do Windows 10 para o Windows 11? É grátis. Mas apenas computadores com Windows 10 que executam a versão mais atual do Windows 10 e atendam às especificações mínimas de hardware poderão fazer o upgrade.
De acordo com a Microsoft, é possível atualizar para o Windows 11 gratuitamente através de três métodos: pelo assistente, criando uma mídia de instalação ou baixando a imagem ISO do sistema operacional. No passo a passo a seguir, vamos ensinar pelo próprio assistente da Microsoft, método recomendado pela empresa.
Caso a atualização seja ignorada, você corre o risco de ter seus dados corrompidos, alterações no comportamento das ferramentas, e episódios de queda no sistema, levando a perda de trabalhos que não foram salvos. Tudo isso além de gerar uma porta de entrada para ataques cibernéticos.
O Windows 11 é gratuito apenas para usuários que tem um computador com Windows 10 original ativado. Se não, tem vai precisar adquirir uma licença! As licenças do Windows são perpétuas.
O Windows 10 chegará ao fim do suporte em 14 de outubro de 2025. A versão atual, 22H2, será a versão final do Windows 10 e todas as edições permanecerão em suporte com versões mensais de atualização de segurança até essa data.
Migrar para o Windows 11 pode ser uma decisão vantajosa, proporcionando uma experiência de usuário aprimorada, desempenho superior e maior segurança. Certifique-se de verificar os requisitos do sistema e fazer backup de seus dados antes de fazer a atualização.
A maioria dos dispositivos leva cerca de uma hora para atualizar depois que o download for concluído. Enquanto dispositivos mais antigos podem levar mais tempo, alguns dispositivos mais recentes e de alto desempenho podem ser atualizados mais rapidamente.
Se você tem um PC atual: Windows 11, na verdade não tem diferença de desempenho, mas o Windows 11 tem mais recursos. Se tem um PC mais antigo (+5 anos), menos de 8gb de ram ou não usa SSD: Windows 10.
A próxima versão LTSC do Windows é pra ser baseado no Windows 11, mas a previsão parece ser que seja lançado só em 2023 ou 2024 e devem manter a política de suporte da versão por 5 anos, que era 10 anos até o Windows 10 versão 19H2 (essa versão do Windows 10 deveria ter suporte até 2029).
A licença do Windows 11 é vitalicia. Não há garantia em relação a receber o upgrade gratuito caso seja lançado um novo Windows, mas essa é uma política que a Microsoft vem adotando nos últimos lançamentos do Windows. Qualquer dúvida ou necessitando de mais informações, estou à disposição.
A ausência de atualizações pode causar problemas sérios, como invasões cibernéticas e mau funcionamento dos sistemas, impactando diretamente a produtividade e a segurança das empresas. Por isso, é essencial atualizar os softwares para garantir a integridade e eficiência dos sistemas corporativos.
A resposta pode ser mais simples do que você imagina: a falta de atualizações do Windows. É verdade! As atualizações do Windows não servem apenas para adicionar novos recursos. Elas também corrigem bugs e falhas de segurança que podem causar travamentos e outros problemas sérios.
Conclusão. Recomenda-se a atualização apenas para equipamentos novos com usuários que utilizam programas básicos no equipamento e que queiram conhecer o novo Windows, nos demais casos é indicado permanecer com o Windows atual.
Para gerenciar suas opções e ver as atualizações disponíveis, selecione Verifique se há atualizações para o Windows. Ou selecione o botão Iniciar e vá para o Configurações > Update & Security > Windows Update .
Bem-vindo a Comunidade da Microsoft. Em relação a sua questão, após 30 dias sem ativação, o Windows 10 começa a perder algumas funcionalidade e atualizações futuras não estarão disponíveis.
Sabemos que um sistema operacional original é caro, atualmente custa entre R$ 800 e R$ 1500. Isso acontece pois existem milhares de pessoas trabalhando para desenvolver atualizações e dar suporte ao sistema, garantindo mais desempenho e total segurança para o usuário final.