Sarna geralmente não é uma condição muito grave e é facilmente tratada. Se não tratada, a sarna pode afetar todo o corpo, causando uma erupção extremamente irritante e de aspecto desagradável.
A sarna tem cura e não costuma oferecer riscos à saúde. A preocupação, eventualmente, é que por serem lesões de pele que coçam muito podem evoluir para uma infecção de pele por outras bactérias e isso é uma complicação que pode gerar quadros mais graves.
O Sarcoptes scabiei, causador da sarna, é um parasita do ser humano, transmitido de uma pessoa para outra. Embora a doença exista em outros animais – galinhas, gatos, cachorros — e os homens possam pegar, ela não é importante, pois cura espontaneamente.
Pessoas com a imunidade baixa podem apresentar os sintomas de sarna mais rapidamente, mesmo na primeira infecção. Sem o tratamento correto, os sintomas podem se estender por várias semanas. Com o uso de medicamentos adequados, a escabiose pode ser curada entre uma e duas semanas.
Como se livrar definitivamente da ESCABIOSE/SARNA? Cuidados para evitar a REINFECÇÃO da doença
O que fazer quando a sarna não acaba?
Na dúvida, retorne ao seu médico. Geralmente após a priemeira semana de tratamento, você deve notar uma melhora, mas ao final do tratamento recomendado, se não tiver melhorado, deve retornar para uma reavaliação, e possivelmente avaliar outro diagnóstico.
Quanto tempo a sarna humana pode durar? Com o uso da medicação adequada, a melhora clínica já é possível em uma a duas semanas, mas a coceira pode permanecer um pouco mais.
Quanto tempo demora para sair as bolinhas de sarna?
Os nódulos relacionados a escabiose podem permanecer em média de 1 a 2 semanas e algumas vezes pode ser necessário tomar novamente uma dose do medicamento para erradicar a doença.
A reinfestação ocorre muitas vezes porque os contatos não são tratados conjuntamente com o paciente. Por tanto, sempre procure o dermatologista para um tratamento correto.
Comichão ou prurido, sobretudo à noite. Erupções cutâneas/Pápulas (semelhantes a picadas) em zonas sugestivas do corpo, sobretudo entre os dedos, nas mãos, axilas, seios, nádegas, genitais e abdómen. Nas crianças mais novas e nos bebés, podem atingir outras zonas, como a cabeça, as palmas das mãos e as plantas dos pés.
Os médicos apresentam o diagnóstico de sarna examinando as áreas afetadas pela coceira e algumas vezes realizando uma raspagem da pele e observando-a ao microscópio. Os tratamentos da sarna incluem a aplicação de permetrina ou spinosad na pele, além da ivermectina por via oral.
Não, não existe nenhuma dieta que ajude ou atrapalhe o tratamento da sarna. Não existe restrições alimentares, no entanto seria muito indicado que a sua dieta tivesse bastante frutas e verduras de cores variáveis e proteínas todos os dias.
Ivermectina tópica: a loção tópica de ivermectina a 1% em propilenoglicol na dose de 400 mcg/kg é relatada como segura e tão eficaz quanto a ivermectina oral para o tratamento da escabiose em estudos preliminares. Deve ser usada em todo o corpo e repetida a aplicação após uma semana.
Após um tratamento correto, ela costuma se curar (claro que o ambiente deve ser também cuidado para evitar reinfecção). Cerca de 15 dias após a cura, a coceira deve melhorar. A melhora dos sintomas é normalmente um sinal de cura. Após o tratamento correto, as lesões na pele e a coceira evoluem diminuindo cada dia mais.
O principal sintoma da Escabiose é a coceira intensa, principalmente à noite e nas áreas quentes ( abdome, axilas, mamas, coxas, nádegas) . Quando este sintoma desaparece, é porque está curado.
A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas. Faz-se a remoção do produto, no banho, 8 a 14 horas após a aplicação.
O ciclo biológico do ovo até sua forma adulta demora em media 15 dias, daí a importância de repetir o tratamento depois de 7 a 15 dias. Os ácaros produzem enzimas que degradam as proteínas da pele principalmente a queratina; e a medida que invadem a pele vão excretando suas fezes por túneis lineares.
Geralmente após 7-10 dias já deve notar melhora. Mas lembre-se: o primeiro passo para um tratamento de sucesso é o diagnóstico correto. É muito comum atender pacientes que pensam estar com escabiose, quando na verdade se trata de outra doença.
As lesões da sarna, que se apresentam como pequenos pontos ou bolinhas avermelhadas com relevo, medem de 1 a 3 milímetros e geralmente aparecem entre os dedos das mãos, nas axilas, na parte do punho que segue a palma da mão e em áreas íntimas.
Os achados cutâneos típicos da escabiose costumam ser múltiplas pápulas (pequenas elevações da pele) avermelhadas de 1 a 3 mm de diâmetro, frequentemente escoriadas devido ao ato de coçar. Em alguns pacientes, as feridas provocadas pelo ato de coçar podem ser mais evidentes que as pápulas.
Como saber se a sarna está melhorando? Ocorre melhorando prurido e as lesões vão lentamente desaparecendo, mas esse processo de melhora pode durar até 8 semanas!
O tratamento mais eficaz da escabiose é a ivermectina oral, um comprimido que manipulamos, um anti-parasítico. No entanto, existem também agentes tópicos acaricidas que se aplicam sobre a pele e matam o ácaro. “São, no fundo, inseticidas que se aplicam topicamente.
Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.